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4 principais características das franquias que mais crescem no Brasil

21 de setembro de 2021

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mulher falando sobre franquias que mais crescem

Falar em fórmula do sucesso é muito relativo em um mercado que muda constantemente, caso do franchising brasileiro. Mas é possível notar algumas semelhanças nas unidades de franquias que mais crescem no Brasil.

Alguns segmentos do mercado de franquias são mais rentáveis que outros, como Alimentação e Saúde Beleza e Bem-Estar, que faturaram R$9,627 milhões e R$9.609 milhões ao longo do 2º trimestre deste ano, respectivamente, segundo balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Isso significa que qualquer empreendedor que investir nesses segmentos terá sucesso garantido? Não!

A verdade é que não existe apenas um motivo capaz de garantir o crescimento da franquia. Trata-se de uma combinação de estratégias que, juntas, fazem a diferença nos resultados da unidade.

E o que vale para uma franquia não necessariamente vale para outra. Não existe mágica: as franquias que mais crescem em termos de rendimento, capacidade operacional, lucratividade e rentabilidade dependem muito da participação dos envolvidos e de onde eles querem chegar.

Quer conhecer as principais características das franquias que mais crescem no Brasil? Veja a seguir alguns fatores que podem fazer a diferença em qualquer operação!

Franquias que mais crescem: o que elas têm em comum?

Mulher escreve em quadro branco ao lado de parceiro de equipe

Não existe fórmula mágica para ter uma franquia de sucesso. São muitos os fatores que influenciam no crescimento e rentabilidade da operação, como comprometimento do franqueado, capacidade de gestão e visão de mercado. Foto: Unsplash

 

1) Boa gestão

É indiscutível que a boa gestão é uma característica presente no cotidiano de todas as franquias que mais crescem no Brasil.

Não é necessário ser especialista na área para fazer o negócio dar certo, mas ter noções básicas de administração e saber aplicá-las para a realidade da unidade é fundamental para crescer e registrar bons resultados.

Na prática, boa gestão não significa apenas saber conduzir pessoas e processos com profissionalismo e liderança, mas também é sobre estar presente.

Tenha certeza que as franquias que mais crescem tem isso em comum: o franqueado leva a sério seu compromisso com a unidade e trabalha mais do que ninguém para que o negócio dê certo.

Não tenho experiência com gestão, e agora?

Essa é uma dúvida comum de muitos empreendedores que optam por começar um negócio no mercado de franquias.

Ter ou não experiência em gestão ou em qualquer outra área não é nenhum impedimento para administrar uma franquia. No franchising, o franqueado tem suporte constante da franqueadora, que o auxilia em todas as etapas do negócio.

Essa característica é comum em todas as operações do mercado de franquias e está prevista na lei. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

2) Equipe bem formada

Mulheres olham atentas para tela de computador

Uma marca experiente e com um modelo de negócio bem estruturado pode fazer a diferença na continuidade da operação. Quanto melhor for o suporte prestado, maiores são as chances de o negócio decolar. Foto: Unsplash

 

Além da boa gestão, outro fator que as franquias que mais crescem têm em comum é uma equipe bem formada, qualificada, alinhada com os objetivos da empresa e preparada para resolver qualquer problema.

Além da qualificação, é sempre importante ter no time profissionais engajados no segmento de atuação da franquia, pois cada área possui sua própria especificidade e conhecê-las é estar um passo à frente da concorrência. 

Vale lembrar que é a equipe a grande responsável pelo bom atendimento, presencial ou remoto, característica de extrema importância para o consumidor moderno.

Só que não adianta ter a melhor equipe do mercado se a liderança não souber ouvir o que ela tem a dizer. E isso é algo que as franquias que mais crescem sabem fazer muito bem: incluir quem está na linha de frente do negócio no desenvolvimento das estratégias.

3) Padronização

Sabe outra característica que as franquias brasileiras que mais crescem têm em comum? Elas seguem a padronização da franqueadora em todas as etapas.

Por mais que a padronização seja praticamente uma receita a ser seguida na rotina da unidade, muitas operações não dão atenção a alguns pontos, deixando passar detalhes que fazem a diferença na hora de contabilizar os resultados.

Se existe um padrão estipulado pela marca é porque ele foi testado e aprovado pelo mercado, provando sua eficiência. Por isso, para fazer parte das franquias que mais crescem no Brasil é preciso estar atento para as exigências da franqueadora.

4) Apoio da franqueadora

A presença da franqueadora no cotidiano da unidade é outro fator capaz de garantir o sucesso da unidade e a continuidade da operação.

Por mais que seja uma obrigatoriedade da franqueadora prestar suporte, treinamento e outras vantagens ao franqueado, nem toda marca possui uma estrutura sólida para prestar o serviço da maneira correta.

Por isso é tão importante encontrar a marca certa para seu perfil e seus objetivos. Se você ainda não sabe como tomar essa decisão da forma correta, clique aqui e conte com a ajuda de especialistas para apresentar a você as franquias que mais crescem no Brasil.