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Franquias – Qual é o seu significado?

18 de dezembro de 2019

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Franquias significado de sucesso

Franquias significado de evolução e crescimento no mundo dos negócios, possibilitando que as empresas possam expandir suas marcas.

 

A palavra franquia já faz parte do vocabulário das pessoas há muito tempo. Mas entender o seu real significado não parece tão fácil. Por isso neste texto vamos tentar explicar um pouquinho de maneira didática para que não fique ainda mais confuso.

Fazendo algumas pesquisas, chegamos a uma definição que parece ser clara para todos. A definição da palavra franquia é: um negócio cujo modelo de operação é copiado ou transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial. Ou seja, tudo aquilo que envolve gestão, operação e divulgação da empresa é copiado e transferido para uma loja idêntica. Na prática é, se você tem uma franquia de comida, por exemplo, você terá um clone de um negócio em diversos pontos comerciais.

Franquias significado – Como surgiu o sistema de franchising?

Como surgiu o franchising

Não se sabe ao certo como surgiu esse modelo de negócio, mas há alguns registros, que no século XII já existiam algumas práticas comerciais em Londres semelhantes ao sistema de franquias. Mas, de forma geral, considera-se que o sistema de franquias começou nos EUA após a guerra civil, quando a empresa de máquinas de costura Singer estabeleceu uma rede de revendedores.

Ainda em 1898, segundo pesquisas, a Coca Cola criou a primeira franquia de produção, passando a outorgar licenças para empresários e grupos empresariais interessados em produzir e comercializar seus refrigerantes por regiões.

Quase que 100 anos depois, em 1898, segundo pesquisas, a Coca Cola criou a primeira franquia de produção, passando a outorgar licenças para empresários e grupos empresariais interessados em produzir e comercializar seus refrigerantes por regiões.

Já a partir do século XX, o uso do franchising se difundiu nos EUA, e a cronologia mostra que:

  • 1917: surgiram as primeiras franquias de mercearias ou mercados de vizinhanças, as chamadas grocery stores que depois evoluíram para supermercados;
  • 1921: criada a primeira franquia de serviços puros de que se sabe: a locadora de veículos Hertz;
  • 1925: primeira franquia de fast-food – a A&W (All American Food) e a mais antiga em funcionamento de acordo com a Internacional Franchise Association – IFA;
  • 1930: foi a vez das companhias de petróleo partirem para a adoção do sistema, convertendo em franquias de postos de revenda de combustível que operavam diretamente e autorizando oficinas de reparos a colorem suas marcas nas respectivas fachadas e a revender a gasolina, os lubrificantes e demais itens que produziam;
  • E foi a partir de 1930 que o franchising se tornou cada vez mais popular como método para criação e expansão de redes de negócios dos mais variados ramos da economia norte-americana;

Franquias significado – A mais conhecida entre as franquias

Franquia do Mc Donalds

Mesmo que você não tenha conhecimento técnico ou prática no mundo das franquias, com certeza deve saber que a gigante norte-americana Mc Donald´s é a marca mais famosa dentre deste segmento.

Sua história é muito curiosa, pois após atingir o pico do sucesso até então no único restaurante, a marca, que pertencia aos irmãos Richard e Maurice Mac MacDonalds não tinha mais para onde crescer.

Eles se recusam a abrir outra unidade própria, quando um simples vendedor apareceu com uma oferta para copiar o modelo de negócio dos irmãos, incluindo os estilos da cozinha, operação e distribuição, e abrir outras lojas com a mesma bandeira. Eis que surge o modelo de franchising!

Depois de alguns anos, Roy Kroc – aquele simples vendedor, abriu a primeira franquia do Mc Donald´s para não parar nunca mais. A marca está presente em todo o planeta. Só no Brasil, a operação conta com mil lojas.

Franquias significado – Terminologias relevantes do franchising

Conheça os termos mais usados no franchising

Assim como na medicina, na arquitetura, na advocacia e em outros universos, no franchising também existem termos importantes que os futuros empreendedores devem saber ao ingressar no sistema. São eles:

  • Franquia: negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido através da sua experiência de atuação no segmento;
  • Franqueadora: proprietária de uma marca e de um formato de negócio que utiliza o franchising como estratégia de expansão;
  • Franqueado: pessoa física autorizada pelo contrato de franquia a operar uma unidade franqueada;
  • Sistema de franchising: sistema formatado pela franqueadora para concessão e administração de franquias e que contempla as regras, normas e padrões para a gestão da rede de franquias;
  • Circular de Ofertas de Franquias – COF: documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising nº 8.955/94;
  • Taxa de Franquia:é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;
  • Royalties – Taxa Mensal de Franquia: é a remuneração mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora para utilização da marca e do suporte fornecido por ela;
  • Taxa de Propaganda:é a taxa mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora ou a quem ela indicar para contribuição ao fundo de propaganda da rede de franquia.

Franquias significado – Como adquirir uma franquia?

Se você se identifica com o sistema de franchising e quer adquirir uma franquia e ter seu próprio negócio, o primeiro passo é analisar a oportunidade.  Antes de mais nada é preciso fazer uma pesquisa profunda da empresa, dos empresários que estão atrás de cada negócio franqueado e principalmente, os resultados obtidos.

Franquias significado – Seleção e responsabilidade de franqueados

Seleção e responsabilidade do franqueado

O namoro entre o futuro franqueado e a franqueadora muitas vezes se inicia em algum evento de franchising, principalmente as feiras do setor. Este é um processo longo e muito importante, que acontece da seguinte maneira:

  • A franqueada envia todo o material com informações básicas sobre o sistema e solicita cadastro ao candidato;
  • Analisa o cadastro;
  • Solicita referências;
  • Entrevista pessoal;
  • Apresenta o negócio de forma mais detalhada e tira dúvidas;
  • Analisa o perfil;
  • Realizada novas entrevistas do candidato com diferentes profissionais na empresa;
  • Aprova ou não o candidato;
  • Se aprovado, entrega a Circular de Oferta de Franquia e Minuta do Contrato
  • Aguarda a decisão do candidato;
  • Assina o contrato de franquia;

Além disso, o franqueado tem algumas responsabilidades importantes, como:

  • Único responsável pelos resultados da franquia;
  • Investir e reinvestir no negócio;
  • Assegurar a gestão com pessoal qualificado e com perfil adequado;
  • Remunerar o franqueador pelo uso do sistema – pagamento dos royalties;
  • Seguir e preservar as regras do sistema;
  • Contribuir para o aperfeiçoamento do sistema fornecendo feedback para o franqueador;

Franquias significado – Lei do franchising – nº  8955/94

Circular de Oferta de Franquias

O sistema de franchising é o único que conta com uma lei exclusiva. Promulgada em 1994 pelo então presidente Itamar Franco, foi instaurada graças à estabilidade econômica obtida com a implementação do Real. Naquela época, o franchising atravessava um período de expansão significativo, mas, no entanto, apesar de fazer girar montantes cada vez maiores, o setor ainda não contava com uma regulamentação legal.

Além da natural desorganização, a falta de um instrumento legal também criava um ambiente de insegurança jurídica, o que acaba afastando diversos investidores. Essa preocupação com a falta de regramentos para o setor era grande entre os investidores.

Este foi um dos motivos que levou à criação da Associação Brasileira de Franchising – ABF, no final dos anos de 1980. Porém, o Código de Ética instituído pela ABF já na sua fundação precisava de caráter impositivo, por esses e outros motivos, foi elaborada a Lei de Franquias.

O principal objetivo da Lei de Franquias é instituir as regras relativas ao contrato de adesão para instalação de novas unidades de operação a partir de uma rede de franchising. O instrumento legal estabelece todas as informações que o franqueador deve fornecer ao franqueado para que ele possa tomar uma decisão consciente e embasada no momento de investir no negócio.

Inspirada na legislação norte-americana, a Lei de Franquias brasileiras baseia-se nos princípios da boa fé e do dever de informação. Desta forma, ela exige que o franqueador seja transparente com os possíveis franqueados, informando-os sobre as obrigações e todas as questões relacionadas à instalação e ao funcionamento do negócio.

A Lei de franquias brasileira conta com apenas 11 artigos, mas é de fundamental importância que antes de ingressar no mercado de franquias, o investidor esteja atento a toda às suas regras. São elas que irão guiar a relação jurídica entre as partes e, portanto, serão determinantes para o sucesso da empreitada.

 

Franquias significado – 10 cuidados antes de abrir franquias:

10 cuidados para abrir uma franquia

  1. O candidato deve fazer uma autoanálise para entender se tem perfil de ser franqueado. Isso deve levar em conta a questão da possível subordinação a alguém que não será um chefe, mas um parceiro de negócios que detém a marca e o modelo franqueado. As regras e padrões desenvolvidos pela franqueadora precisam ser seguidos para que o negócio alcance o sucesso prometido.

 

  1. Independentemente do setor de franquias, o candidato deve buscar os nichos aos quais têm mais afinidade e interesse. No entanto, ele não pode se interessar apenas como consumidor, pois deverá gostar, também, do processo que envolve o negócio.

 

  1. Capacitação é essencial. Sempre busque cursos em instituições e empresas como Cherto, ABF e Sebrae, ou procure um de nossos consultores para ter mais informações sobre o que é ser um franqueado, quais as oportunidades do nicho de franquias de quiosque e se tem perfil para isso.

 

  1. Busque informações sobre a franqueadora que está propondo o negócio. Uma das formas de se certificar de que a franquia entrega o que promete é por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF) que é entregue dez dias antes da assinatura de qualquer tipo de contrato. No documento, constam todas as informações referentes a franquia, bem como o contato de todos os franqueados e ex-franqueados que deixaram o negócio nos últimos doze meses. O ideal é entrar em contato com o máximo de empreendedores possível para se certificar de que as franquias significado que você escolheu cumpre o que promete.

 

  1. Cheque no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) se a marca é devidamente registrada. Um dos maiores problemas jurídicos do franchising é investir em marca que não está registrada e pode ser facilmente adotada por outros empresários.

 

  1. A filiação à Associação Brasileira de Franchising (ABF) pode ser um diferencial, mas não um critério determinante. Quando a rede de franquia de beleza é associada, ela pode se submeter à análise do Selo de Excelência em Franchising, que busca por informações e levanta a satisfação dos franqueados em tudo que é oferecido pela franqueadora.

 

  1. Outra coisa importante, e que parte da análise do próprio franqueado, e o tipo de público que será atendido pela franquia. Antes de mirar em uma marca, verifique qual o público-alvo dela e qual é o consumidor médio que terá na sua região de interesse. Por exemplo, não adianta levar produtos e serviços de classe A para consumidores que costumem comprar ou consumir marcas classe C. Isso vale tanto para bairros, quanto para cidades com portes maiores ou menores.

 

  1. É importante que o candidato faça um estudo e análise criteriosos dos documentos e informações recebidas da empresa de franquias, inclusive do plano de negócio apresentado.

 

  1. A franqueadora deve apresentar ao candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF) com todas as informações sobre o modelo de negócios operado. Pela lei de franquias (8955/94) nenhum contrato pode ser assinado antes de dez dias da entrega deste documento. A COF não deve conter apenas informações de marketing da empresa, mas todos os aspectos que envolvem o negócio, inclusive jurídicos.

 

  1. É importante considerar a contratação de um profissional especializado, de preferência um advogado, para a análise da COF e do contrato de Franquia, e ainda, de outros aspectos que o candidato julgue importante para se tornar um franqueado de empresa de franquias.

 

Franquias significado – Brasil é um dos maiores do mundo

O setor de franquias no Brasil é extremamente consolidado e a nossa lei inspira outros países a regulamentar a atividade empreendedora por meio do franchising. Em pouco tempo, o Brasil se tornou um dos maiores mercados do mundo, respeitado e recebido pela International Franchise Association (IFA), maior entidade de franquias do mundo, como uma autoridade mundial.

Franquias significado – Ranking de franquias segundo o WFC

De acordo com o último balanço divulgado pelo Conselho Mundial de Franquias (WFC, da sigla em inglês) o Brasil é o quarto maior mercado de franquias do mundo. No entanto, em número de unidades, é o sexto maior.

Veja na tabela a seguir:

Ranking mundial de franquias