Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Mora no interior? Conheça vantagens de franquia para cidades pequenas

15 de abril de 2021

Compartilhe
Franquia para cidades pequenas de cafeteria

De uns anos pra cá o franchising brasileiro está passando por um momento que os especialistas chamam de interiorização do setor. Cada vez mais empreendedores estão interessados em investir em franquias para cidades pequenas por conta das diversas vantagens que elas oferecem, como baixo investimento, segurança e a possibilidade de aprender na prática através do know how da franqueadora.

Cidades pequenas como as do interior nem sempre oferecem variedades de opções de produtos e serviços para a população, o que não significa que não exista demanda.

Investir em franquia para cidades pequenas é a chance do empreendedor conquistar o mercado e ser referência em seu segmento de atuação, incentivando a geração de empregos e a circulação de renda no local em que a franquia está inserida.

Interiorização do franchising indica tendência de crescimento de franquia para cidades pequenas

Um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2018* indica que a interiorização das franquias já é uma realidade no Brasil, especialmente no estado de São Paulo, seja na abertura de unidades de franquia para cidades pequenas ou no surgimento de redes fora da região metropolitana.

Segundo a Associação, a cidade com maior crescimento no número de franquias durante o período foi Presidente Prudente (SP) com 237 operações em funcionamento.

São José do Rio Preto (SP) e Jundiaí (SP) ficaram na segunda posição com 12% de variação no crescimento de unidades com 602 e 507 operações em funcionamento na época da pesquisa, respectivamente.

Outras cidades que apareceram no ranking foram: 

– Piracicaba (377 unidades) 

– Mogi das Cruzes (282 unidades)

– Taubaté (249 unidades)

Para acessar o estudo completo clique aqui

Vale destacar que as cidades com maior variação estão mais de 400 km distantes da capital paulista, revelando que franquia para cidades pequenas não é apenas uma realidade, mas uma tendência de mercado que tem muito a oferecer para esses municípios. 

Além disso, é notável a quantidade de franquia para cidades pequenas que operam no interior. 

Na cidade de Taubaté (SP), por exemplo, houve crescimento de 19% das franquias em atuação, e o mesmo comportamento foi observado em São José do Rio Preto (variação de 16%), ambas as cidades à frente da capital paulista que registrou 14% de variação durante o período em que o estudo foi realizado. 

* Não há dados atuais sobre a interiorização das franquias no Brasil.

Entenda por que franquias para cidades pequenas é um bom negócio

Várias pessoas trabalhando na cozinha de uma cafeteria

Empreender no mercado de franquias é muito mais do que ter um negócio de sucesso: é poder criar novos postos de trabalho e aumentar a circulação de renda na cidade em que a franquia está inserida. Foto: Unsplash

 

É comum que várias cidades pequenas utilizem a infraestrutura de uma cidade maior para ter acesso a bens e serviços como educação, cultura, saúde e lazer. De certa forma, é possível dizer que essa cidade maior (que nem sempre é uma cidade grande) é um polo para a região.

Abrir uma unidade de franquia nesses municípios pouco ou nada explorados pode render frutos muito mais rápidos do que se a unidade estivesse em uma metrópole.

Uma cidade como São Paulo, por exemplo, possui milhares de empresas disputando todos os dias pela atenção dos consumidores e por mais espaço no mercado. Em cidades pequenas essa competição predatória não existe, tornando os negócios muito mais fáceis.

Confira a seguir algumas das principais características que tornar o investimento em franquia para cidades pequenas uma ótima estratégia de negócio:

Geração de empregos

Além de ser um grande incentivador do empreendedorismo, o mercado de franquias também promove a geração de empregos, levando oportunidades para centenas de pessoas através de franquia para cidades pequenas. 

Dados da ABF indicam que o setor faturou R$ 53.976 bilhões durante o quarto trimestre de 2020, o melhor resultado do ano tendo em vista a pandemia.

A expectativa para este ano é que o mercado de franquias fature 8% a mais do que o registrado no ano passado, além de aumentar a quantidade de unidades em operação (5%) e as redes franqueadas (2%). 

Além disso, espera-se que a geração de empregos promovida pelo franchising cresça em 5%.

Alcance pode ser maior

Mulher de camisa preta de bolinha branca sorrindo enquanto trabalha em seu notebook

Sair dos grandes centros comerciais é a oportunidade ideal para fidelizar clientes e dominar o mercado. Foto: Unsplash

 

Ao contrário das grandes cidades onde os consumidores têm a seu dispor inúmeras opções de acesso a serviços e produtos, abrir franquia para cidades pequenas permite ao empreendedor oferecer seu trabalho de modo integral já que ele pode ser a única opção daquela localidade. 

Isso aumenta a fidelização de clientes e permite a conquista do mercado de modo mais expressivo. 

Mesmo com uma cartela limitada de clientes, investir em franquia para cidades pequenas é a chance de garantir mais vendas ao invés de se preocupar constantemente com a concorrência ou com oscilações do mercado comuns em grandes cidades.

Baixo investimento

É unanimidade que investir no interior é bem mais barato do que abrir uma empresa numa metrópole. 

O aluguel no interior pode ser até 50% menor do que nas grandes capitais ou cidades metropolitanas, o que favorece a abertura de franquia para cidades pequenas.

Além disso, o custo de vida é mais barato no interior em todos os aspectos: bens e serviços custam menos e, consequentemente, as pessoas conseguem viver com menos dinheiro. 

Mais uma economia: o salário dos funcionários de franquia para cidades pequenas será de acordo com o custo de vida da cidade em que a unidade estiver instalada!

Microfranquia é ideal para cidades pequenas

As operações abaixo de R$90 mil de investimento inicial, também conhecidas como microfranquias, são uma ótima opção de negócio de franquia para cidades pequenas. 

O empreendedor pode descobrir demandas de mercado e oferecer a solução através da microfranquia que é um jeito mais prático e acessível de se investir no franchising. 

A maioria das operações não precisa de um lugar físico para funcionar nem de funcionários. Tudo pode ser feito da casa do empreendedor pela internet ou através de atendimento no domicílio do cliente, tudo vai depender do segmento de atuação escolhido pelo franqueado. 

Quer investir em franquias para cidades pequenas? Clique aqui e conheça opções de negócio ideais para regiões fora dos grandes centros comerciais.