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Franquias: O que você precisa saber para investir

7 de janeiro de 2020

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Franquias: O que saber antes de investir!

Franquias foram desenvolvidas com o intuito de expandir réplicas de um modelo de negócio. E foi assim que surgiu um dos mercados de maior sucesso no mundo.  

De acordo com um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um a cada três brasileiros sonha em ter seu próprio negócio. A vontade de ser um empreendedor leva a população brasileira a ser uma das mais empreendedoras do mundo. A forma encarada por muitos como a mais segura de virar dono do seu próprio negócio é abrir ou comprar uma franquia.

Mas o que é franquia?

A definição da palavra franquia é: um negócio cujo modelo de operação é replicado (copiado ou transferido) para outro ponto comercial, com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial. Ou seja, franquia são tudo aquilo que envolve gestão, operação e divulgação da empresa, copiado e transferido para uma loja idêntica. Na prática é, se você tem uma franquia de comida, por exemplo, você terá um clone de um negócio em diversos pontos comerciais.

Panorama do mercado de franquias

Perspectiva sobre o mercado de franquia.

A ABF divulgou que o setor de franquias mantém o crescimento. No terceiro trimestre de 2018, o mercado de franquias brasileiro registrou um crescimento nominal de 6,1%, ante o mesmo período de 2018. O faturamento passou de R$ 44,479 bilhões para R$ 47,203 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, a variação positiva foi de 6,8% (R$ 170,988 bilhões para R$ 182,657 bilhões).

Com uma taxa de crescimento semelhante a registrada no trimestre passado (5,9%) e no mesmo período de 2018 (6,3%), o terceiro trimestre mostra que o franchising está mantendo sua trajetória de crescimento gradual, mesmo em um cenário de inflação baixa e demanda oscilante por parte do consumidor.

O índice de abertura de lojas no terceiro trimestre foi de 4,3%, contra o fechamento de 1,4% das unidades, o que resultou num saldo de 2,9% no período. Com isso, o total de unidades de franquias em operação no País chegou a 160.553.

Outro fator que atrai nas franquias é a taxa de mortalidade. Enquanto no mercado comum, 23 a casa 100 empresas abertas acabam encerrando suas operações antes de completar dois anos de vida, entre as franquias o mesmo número é apenas de cinco.

Segmentos

Todos os 11 segmentos que constam na lista da ABF cresceram no terceiro trimestre de 2019. A entidade acredita que os resultados positivos também possam ser influenciados por uma maior confiança do consumidor, passado um ano do período eleitoral. Casa e Construção, Moda e Informática e Eletrônicos foram os segmentos que mais se destacaram no período.

Com este desempenho, a ABF projeta que o crescimento do setor em 2019 deve ser de cerca de 7% em faturamento e de 5% em unidades franqueadas e empregos gerados. Já o volume de redes em operação no País deve ter um leve crescimento de cerca de 1%.

Como adquirir uma franquia?

Como comprar uma franquia

Se você se identifica com o sistema de franchising e quer adquirir uma franquia e ter seu próprio negócio, o primeiro passo é analisar a oportunidade.  Antes de mais nada é preciso fazer uma pesquisa profunda da empresa, dos empresários que estão atrás de cada negócio franqueado e principalmente, os resultados obtidos.

Seleção e responsabilidade de franqueados

O namoro entre o futuro franqueado e a franqueadora muitas vezes se inicia em algum evento de franchising, principalmente nas feiras do setor de franquias. Este é um processo longo e muito importante, que acontece da seguinte maneira:

  • A franqueadora envia todo o material com informações básicas sobre o sistema e solicita cadastro ao candidato;
  • Analisa o cadastro;
  • Solicita referências;
  • Entrevista pessoal;
  • Apresenta o negócio de forma mais detalhada e tira dúvidas;
  • Analisa o perfil;
  • Realizada novas entrevistas do candidato com diferentes profissionais na empresa;
  • Aprova ou não o candidato;
  • Se aprovado, entrega a Circular de Oferta de Franquia e Minuta do Contrato
  • Aguarda a decisão do candidato;
  • Assina o contrato de franquias;

Além disso, o franqueado tem algumas responsabilidades importantes, como:

  • Único responsável pelos resultados da franquia;
  • Investir e reinvestir no negócio;
  • Assegurar a gestão com pessoal qualificado e com perfil adequado;
  • Remunerar o franqueador pelo uso do sistema – pagamento dos royalties;
  • Seguir e preservar as regras do sistema;
  • Contribuir para o aperfeiçoamento do sistema fornecendo feedback para o franqueador;
10 cuidados antes de abrir franquias:
  1. O candidato deve fazer uma autoanálise para entender se tem perfil de ser franqueado. Isso deve levar em conta a questão da possível subordinação a alguém que não será um chefe, mas um parceiro de negócios que detém a marca e o modelo franqueado. As regras e padrões desenvolvidos pela franqueadora precisam ser seguidos para que o negócio alcance o sucesso prometido.
  2. Independentemente do setor de franquias, o candidato deve buscar os nichos aos quais têm mais afinidade e interesse. No entanto, ele não pode se interessar apenas como consumidor, pois deverá gostar, também, do processo que envolve o negócio.
  3. Capacitação é essencial. Sempre busque cursos em instituições e empresas Cherto, ABF e Sebrae, ou procure um de nossos consultores para ter mais informações sobre o que é ser um franqueado, quais as oportunidades do nicho de franquias e se tem perfil para isso.
  4. Busque informações sobre a franqueadora que está propondo o negócio. Uma das formas de se certificar de que a franquia entrega o que promete é por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF) que é entregue dez dias antes da assinatura de qualquer tipo de contrato. No documento, constam todas as informações referentes a franquia, bem como o contato de todos os franqueados e ex-franqueados que deixaram o negócio nos últimos doze meses. O ideal é entrar em contato com o máximo de empreendedores possível para se certificar de que a franquias que você escolheu cumpre o que promete.
  5. Cheque no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) se a marca é devidamente registrada. Um dos maiores problemas jurídicos do franchising é investir em marca que não está registrada e pode ser facilmente adotada por outros empresários.
  6. A filiação à Associação Brasileira de Franchising (ABF) pode ser um diferencial, mas não um critério determinante. Quando a rede de franquia de beleza é associada, ela pode se submeter à análise do Selo de Excelência em Franchising, que busca por informações e levanta a satisfação dos franqueados em tudo que é oferecido pela franqueadora.
  7. Outra coisa importante, e que parte da análise do próprio franqueado, e o tipo de público que será atendido pela franquia. Antes de mirar em uma marca, verifique qual o público-alvo dela e qual é o consumidor médio que terá na sua região de interesse. Por exemplo, não adianta levar produtos e serviços de classe A para consumidores que costumem comprar ou consumir marcas classe C. Isso vale tanto para bairros, quanto para cidades com portes maiores ou menores.
  8. É importante que o candidato faça um estudo e análise criteriosos dos documentos e informações recebidas da empresa de franquias, inclusive do plano de negócio apresentado.
  9. A franqueadora deve apresentar ao candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF) com todas as informações sobre o modelo de negócios operado. Pela lei de franquias (8955/94) nenhum contrato pode ser assinado antes de dez dias da entrega deste documento. A COF não deve conter apenas informações de marketing da empresa, mas todos os aspectos que envolvem o negócio, inclusive jurídicos.
  10. É importante considerar a contratação de um profissional especializado, de preferência um advogado, para a análise da COF e do contrato de Franquia, e ainda, de outros aspectos que o candidato julgue importante para se tornar um franqueado de empresa de franquias.

 

Lei do franchising – nº  8955/94

COF - Circular de Oferta

O sistema de franchising é o único que conta com uma lei exclusiva. Promulgada em 1994 pelo então presidente Itamar Franco, foi instaurada no mesmo ano da implementação do Real. Naquela época, o franchising atravessava um período significativo de expansão, mas no entanto, apesar de fazer girar grandes quantidades em dinheiro, o setor ainda não contava com uma regulamentação legal.

A motivação para a criação da regulamentação de franquias foi justamente a reclamação de um franqueado que não se sentia atendido pelas leis vigentes à época. Especialistas da Cherto Consultoria e ABF foram procurados pelos parlamentares responsáveis para a criação do documento.

Além do crescimento desordenado, a falta do instrumento legal também criava um ambiente de insegurança jurídica, o que afastava investidores. Essa preocupação com a falta de regramentos para o setor era grande entre os investidores.

A segurança jurídica foi um dos motivos que levou à criação da Associação Brasileira de Franchising – ABF, no final dos anos de 1980.

O principal objetivo da Lei de Franquias é instituir as regras relativas ao contrato de adesão para instalação de novas unidades de operação a partir de uma rede de franchising. Inspirada na legislação norte-americana, a Lei de Franquias brasileiras baseia-se nos princípios da boa fé e do dever de informação. Desta forma, ela exige que o franqueador seja transparente com os possíveis franqueados, informando-os sobre as obrigações e todas as questões relacionadas à instalação e ao funcionamento do negócio.

A Lei de franquias brasileira conta com apenas 11 artigos, mas é de fundamental importância que antes de ingressar no mercado de franquias, o investidor esteja atento a toda às suas regras. São elas que irão guiar a relação jurídica entre as partes e, portanto, serão determinantes para o sucesso da empreitada.

Dicionário do franchising – termos que todos precisam saber antes de abrir uma franquia

Dicionário de franquias

Antes de ingressar no mercado de franchising, é sempre muito bom ressaltar que, além da compreensão exata dos termos relacionados a franquias, o futuro franqueado deverá sempre fazer projeções realistas, baseadas em metas factíveis e prováveis. Não deixe se contagiar pelo fervor das apresentações ou por expectativas demasiadamente otimistas que podem vir a não se concretizar.

Confira os principais e mais importantes termos relacionados ao mercado de franquias, faça suas análises com uma base mais técnica e se tiver alguma dúvida, os nossos consultores estão à disposição para os esclarecimentos.

 

Franqueadora: Empresa que faz a concessão da franquia. Ela é detentora dos direitos sobre marca, os métodos, processos envolvidos e responsável pela seleção dos candidatos;

Franqueado: Pessoa física ou jurídica que, após processo de seleção passa a ser dono de uma ou mais unidades da marca. O franqueado opera e gerencia o negócio;

Taxa de franquia: Taxa paga pelo franqueado ao franqueador pelo direito de uso da marca, formatação do negócio, transferência de know-how e treinamento.

Taxa de Royalties: Valor mensal a ser pago pelo franqueado à franqueadora. Na maioria dos casos ela é cobrada como um percentual sobre o faturamento bruto do negócio, mas também existem alguns modelos de contrato onde existem variações.

Taxa de publicidade: É uma contribuição mensal paga pelo franqueado para custear a propaganda feita pela rede, por meio de anúncios, promoções e outros meios.

COF: A Circular de Oferta de Franquia é um documento obrigatório por lei, onde o futuro franqueado encontrará as informações legalmente exigidas da franqueadora no que diz respeito aos direitos e as obrigações de cada parte envolvida no contrato de franquia.

Contrato de franquias: Muitas vezes o contrato de franquia é confundido com a própria circular de oferta de franquia. O contrato é o documento legal, que irá reger todos os aspectos da relação legal e comercial entre o franqueado e a franqueadora.

Taxa de renovação contratual: Essa taxa tem um valor igual ao da taxa de franquia, muito embora, a destinação e motivação sejam bem diferentes. Geralmente, é cobrada no momento de renovação do contrato de franquia.

Faturamento médio mensal: Estimativa bruta que o franqueado deverá ter depois de inaugurada a unidade de franquia. No caso das redes estabelecidas já há algum tempo, esse número tende a ser mais preciso, já que existe uma base de dados estatística mais confiável, baseado no faturamento médio efetivamente realizado pela rede de franqueados.

Capital Inicial: Valor total que precisa ter para montar o negócio. É importante ressaltar, que esse montante não inclui valores como as luvas pelo ponto comercial, taxas e emolumentos devidos aos órgãos públicos para a legalização do negócio e outros custos eventuais.

Capital de Giro: O valor que será necessário ter em caixa para que o empreendedor possa cobrir os gastos do dia a dia do negócio. É o capital necessário para satisfazer as necessidades como o pagamento de salários, encargos sociais, despesas fixas e variáveis, como luz e outros serviços essenciais ao andamento do negócio.

Prazo de retorno do investimento: Muito importante para entender como funciona o sistema de franquia, o prazo de retorno é o tempo que se estima para que o franqueado levará para ter de volta o capital investido inicialmente. De maneira geral, este prazo é calculado tendo como base uma média do faturamento que as unidades franqueadas estão tendo mensalmente. Os nossos consultores recomendam sempre, extremo cuidado no cálculo deste item para que não se tenha surpresas mais adiante.

 

As 50 maiores franquias do mercado segundo ABF

50 maiores franquias

A ABF – Associação Brasileira de Franchising levantou o perfil das 50 maiores redes de franquias no Brasil por unidades em operação. O levantamento revela, ainda, o crescimento na participação dos segmentos Alimentação; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços e Outros Negócios; e Hotelaria e Turismo. Conheça as maiores franquias do mercado, de acordo com a ABF:

 

  • O BoticárioFranquia Boticário

É quase impossível não encontrar uma loja de O Boticário por aí. A maior rede de franquias do país contabiliza 3724 unidades.

 

  • AM PM MINI MARKETFranquia AMPM

Conhecida por ser uma loja de conveniência, a rede tem como principal ponto de expansão os postos Ipiranga. Atualmente são 2493 unidades espalhadas por todas as cidades do Brasil.

 

  • McDonald’sFranquia Mc Donalds

A mais famosa rede internacional de fast food tem forte presença no Brasil desde o final dos anos 1970. Já são 2289 pontos de venda, entre lojas e quiosques, em território nacional.

 

  • Cacau ShowFranquia Cacau Show

A franquia da Cacau Show é uma das mais procuradas do Brasil e a visibilidade com certeza é um dos fatores que impulsionam o interesse. A rede contabiliza 2232 unidades em todo o país.Saiba mais sobre a franquia

  • SubwayFranquia Subway

Com um modelo de expansão arrojado, amparado em desenvolvedores de área – responsáveis pela expansão em determinadas regiões – a marca conseguiu o feito de chegar a 2094 unidades em solo nacional.Saiba mais sobre a franquia

  • Jet OilFranquia Jet Oil

A franquia é exclusivamente voltada para os donos dos postos Ipiranga e realiza todos os tipos de serviços automotivos como troca de óleo, check-up gratuito, entre outros. A marca está no mercado desde 1994 e conta com 1771 unidades.

 

  • KumonFranquia Kumon

A rede de franquias de educação está presente em mais de 50 países e com mais de 4 milhões de alunos. Hoje no Brasil são quase 1.500 unidades que atendem mais de 170 mil alunos em todas as regiões brasileiras, consolidando-se como a maior rede de franquia de educação do País.

 

  • CVC BRASILFranquia CVC

A agência de viagem trabalha para transformar uma boa viagem na melhor conquista da vida das pessoas, através de novas experiências e ampla rede de produtos e serviços turísticos. A rede conta com 1349 unidades espalhadas por todo o Brasil.

 

  • Wizard by PearsonFranquia Wizard

A franquia é a rede de escolas de idiomas que mais cresce em seu segmento, ultrapassando a marca de 1200 franquias em todo país. Os franqueados têm toda assessoria quanto à montagem das escolas, que segue um padrão de sucesso utilizado em todo país.Saiba mais sobre a franquia

  • BR ManiaFranquia BR Mania

Outra loja de conveniência ocupa posição de destaque no ranking. Dentro dos postos de combustível BR é possível encontrar uma loja da BR Mania. Já são mais de 1231 unidades.

 

  • Dia%Franquia Dia%

A rede de supermercados se destaca pelo pioneirismo do segmento dentro do franchising e já desponta entre as dez maiores do setor no Brasil. Ao todo, já são 1184 lojas em todo o país.

 

  • Seguralta – Bolsa de segurosFranquia Seguralta

A corretora de seguros está no mercado há mais de 50 anos e conta com 1147 unidades e mais de 200 mil clientes em todo o Brasil.

 

  • Óticas CarolFranquia Óticas Carol

Antigamente, as óticas eram vistas apenas como venda de produtos médicos, mas os óculos passaram ser considerados acessórios de moda e algo que possa ajudar a aumentar a beleza do consumidor. A rede tem 1143 lojas.

 

  • Óticas DinizFranquia Óticas Diniz

O mesmo caso da marca anterior. Com bastante força na expansão, a franqueadora contabiliza 1116 unidades em todo o Brasil.

 

  • ACQIOFranquia Acqio

Com 1686 unidades, a marca não oferece apenas máquinas de cartões de crédito ou débito, mas também condições de conquistar mais vendas com soluções práticas.

 

  • Bob’sFranquia Bobs

Fast food originalmente brasileiro, criado no Rio de Janeiro e que também tem muitos anos de história. O Bob’s consegue se manter estável na briga com os gigantes internacionais e mantém 1043 lojas abertas.

Saiba mais sobre a franquia

  • CorreiosFranquia dos Correios

Com 1002 unidades, a franquia dos Correios ingressou no mercado com a missão de conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções postais e logísticas acessíveis, confiáveis e competitivas.

 

  • Farmácias FTBFranquia FTB

Com 992 unidades em operação, a rede conta com um forte ritmo de expansão e já está presente em todas as regiões do Brasil.

 

  • Burger King BrasilFranquia Burguer King

Um dos maiores fast food do mundo tem gestão brasileira e figura entre as 10 maiores redes de franquia do Brasil, com 980 unidades.

 

  • Fisk Centro de EnsinoFranquia Fisk

O fundador da marca criou um método próprio de ensino, com base nas soluções das dificuldades especificas que os brasileiros apresentam para aprender inglês. A escola conta com mais de 768 unidades no Brasil e algumas espalhadas por outros continentes.

 

  • Chilli BeansFranquia Chilli Beans

A marca está consolidada como a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América Latina, a empresa tem mais de 740 pontos de vendas, incluindo Brasil Portugal, EUA, Colômbia, Kuwait, Peru, Dhabi, México, Chile e Tailândia.

 

  • CCAAFranquia CCAA

A rede de escolas de idiomas, tem cerca de 210 mil alunos espalhados pelas 728 unidades do território brasileiro. Além disso, o material didático está presente em diversas escolas do Brasil.

 

  • Hering StoreFranquia Hering

A marca centenária é uma das mais famosas franquias de roupas e é a maior do Brasil, com 589 unidades em funcionamento em todo o país. Dentro do segmento de Moda, ela é a segunda maior, perdendo apenas para a Chilli Beans.

 

  • CNAFranquia CNA

Com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional, sua metodologia moderna explora elementos presenciais e a distância, além de recursos tecnológicos, que inserem o idioma no cotidiano do aluno, a fim de proporcionar fluência ao falar, ler, escrever e compreender a língua mais naturalmente.

 

  • Localiza HertzFranquia Localiza

Especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina, a marca conta com 522 unidades, já atendeu em 45 anos de estrada mais de 6,7 milhões de pessoas, oferecendo o veículo ideal para cada tipo de roteiro.

 

  • Clube TurismoFranquia Clube Turismo

Há 16 anos no mercado, a rede oferece agenciamento de viagens, e conta com mais de 450 franqueados nas três modalidades: loja, home office prime e home office.

 

  • Chiquinho SorvetesFranquia Chiquinho Sorvete

A estratégia de verticalização, com fábrica própria, tem impulsionado o crescimento da marca de sorvetes, oriunda do interior de São Paulo. Chiquinho Sorvetes já tem 451 lojas em funcionamento.

 

  • Lavanderia 5àsecFranquia 5asec

Especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida com equipamentos de alta tecnologia. No Brasil desde 1994, a operação nacional — que já conta com mais de 430 lojas — garantiu ao país a liderança mundial com relação ao número de lojas e faturamento.

 

  • HinodeFranquia Hinode

Forte concorrente de O Boticário, que tem ganhado força nos últimos anos principalmente por meio de venda direta. A marca tem 445 lojas ativas atualmente.

 

  • Havaianas

Os calçados brasileiros mais famosos do mundo também estão nessa lista e oferecem uma rede de franquias para quem queira vender os produtos exclusivos da indústria. São 440 unidades espalhadas por todo o Brasil.

 

  • Nosso BarFranquia Nosso Bar

Afiliado à Ambev, o Nosso Bar é a única franquia do gênero a entrar no ranking das dez mais do franchising brasileiro. Já são 429 unidades em todo o Brasil.

 

  • Drogarias FarmaisFranquia-Farmais

Com mais de 490 unidades espalhadas pelo Brasil, a rede oferece dois formatos de operação: unidade franqueada e unidade convertida. O segundo formato, economiza-se com escolha e aluguel do ponto, já que há um endereço fixo para a conversão.

 

  • ArezzoFranquia Arezzo

A marca de calçados feminino tem 418 lojas espalhadas por todo o País, a loja é referência do varejo brasileiro.

 

  • Carmen SteffensFranquia Carmen Steffens

Há mais de 25 anos no mercado, a marca se consolidou como uma referência no mercado de calçados, bolsas e acessórios de luxo no Brasil. Com 409 lojas no Brasil, a grife recebeu este nome em homenagem à mão do diretor-presidente Mario Spaniol.

 

  • Prepara Cursos ProfissionalizantesFranquia Prepara

Com 409 unidades, a rede oferece cursos de alta performance, que aumentam a empregabilidade dos alunos e ampliam suas chances de conquistar o mercado de trabalho.

Saiba mais sobre a franquia

  • MicrolinsFranquia Microlins

A marca oferece serviço de educação profissionalizante através de um sistema de ensino interativo, prático e individualizado, os cursos aumentam em até 50% a absorção dos conteúdos transmitidos. A rede que está no franchising dede 1994 conta com 401 unidades em todo o Brasil.

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  • Chocolates Brasil CacauFranquia Brasil Cacau

Nascida na capital paulista, em 2009, a marca que pertence ao Grupo CRM chegou ao mercado com um forte plano de expansão e em apenas 5 anos conquistou a marca de 388 lojas em todo o território brasileiro.

 

  • Mundo VerdeFranquia Mundo Verde

Com mais de 30 anos, a franquia incentiva o conceito de vida saudável, através da alimentação que inclui alimentos que vão desde os diets, passando pelos orgânicos e funcionais sem glúten e sem lactose, além de complementos alimentares e suplementos para atletas. A rede está presente em todo o Brasil com 377 lojas.

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  • GiraffasFranquia Giraffas

Rede brasileira de restaurantes está no mercado de franquias há 28 anos, com foco sempre nas praças de alimentação dos shoppings centers. Presente em todo o território brasileiro, a marca conta com 318 unidades.

 

  • HELP! Loja de créditoFranquia Help!

A empresa do Grupo BMG oferece diversas soluções financeiras em um único lugar. A marca conta com 577 unidades nas principais cidades brasileiras.

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  • KopenhagenFranquia Kopenhagen

Quem resiste a um delicioso chocolate? A marca pioneira do Grupo CRM, atualmente conta com 388 unidades lojas presentes nos principais shoppings e centros de compra do Brasil.

 

  • SpoletoFranquia Spoleto

Marca pertencente ao grupo TRIGO, a rede possui 311 restaurantes, sendo 283 no Brasil e 28 no exterior. E faz o maior sucesso nas praças de alimentação dos shoppings centers, por oferecer massas saborosas.

 

  • Casa de BoloFranquia Casa do Bolo

A marca surgiu da necessidade de se ter um negócio próprio, que tivesse um investimento atrativo, que envolvesse toda a família e que fosse prazeroso. Afinal, quem não gosta de se reunir com a família e tomar um café da tarde com bolo quentinho? A rede hoje conta com 368 unidades;

 

  • Jan-PróFranquia Jan Pro

A marca criada nos EUA, hoje atua em 15 países do mundo, com mais de 9 mil franqueados atendendo mais de 60 mil clientes. No Brasil desde 2011, a marca tem 14 franquias regionais, que atuam em diversas cidades brasileiras.

 

  • Sobrancelhas DesignFranquia Sobrancelhas Design

A única marca propriamente de estética a figurar no Top 50 da ABF em 2018 é nordestina e segue crescendo pelo país. Já são 316 unidades.

 

  • Piticas Moda CriativaFranquia Piticas

A rede de lojas que vende camisetas e outros produtos para fãs também é uma das maiores franquias de roupas do Brasil. Eles têm atualmente 311 lojas espalhadas por todo o país.

Saiba mais sobre a franquia

  • Sodiê DocesFranquia Sodie Doces

Um dos cases mais emblemáticos do franchising, a marca foi criada pelo sucesso de Cleusa Maria da Silva. Especializada em bolos artesanais, a marca conta com mais de 80 lojas, surgiu na cidade de Salto, interior de São Paulo, e avança por todo o Brasil, já presente em cinco estados brasileiros.

 

  • Habib´sFranquia Habib's

A ideia de abrir a marca fast food de cozinha árabe foi por conta de uma consumidora impressionada com o baixo valor da conta. Ela sugeriu ao fundador, o português Alberto Saraiva, a abertura de uma loja neste estilo. Hoje são 430 unidades em todo o Brasil.

 

  • Instituto EmbelezeFranquia Instituto Embeleze

Quando foi assumida pelo empresário José Carlos Semenzato, a marca conseguiu formar mais de 1milhão de alunos nas 305 unidades no Brasil e 3 no exterior. Com a consolidação dos negócios, cerca de 80% dos franqueados possuem mais de uma loja da rede.

 

  • iGUi PiscinasFranquia Igui Piscinas

Fabricante de piscinas de fibra de vidro, a marca conta com mais de 800 franquias em 40 países, fabricando entre 25 a 30 mil piscinas por ano somente no Brasil. A participação da IGUi no mercado interno e externo cresce progressivamente.

 

Brasil é um dos maiores do mundo

O setor de franquias no Brasil é extremamente consolidado e a nossa lei inspira outros países a regulamentar a atividade empreendedora por meio do franchising. Em pouco tempo, o Brasil se tornou um dos maiores mercados do mundo, respeitado e recebido pela International Franchise Association (IFA), maior entidade de franquias do mundo, como uma autoridade mundial.