Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Franquias na pandemia: vale a pena investir?

5 de agosto de 2020

Compartilhe
Franquias ficam mais baratas para atrair novos empreendedores na pandemia

Franquias ficam mais baratas para atrair novos empreendedores na pandemia

 

Você sabia que a pandemia pode ser um bom momento para investir numa franquia? Com a crise mundial provocada pelo COVID-19, o setor de franquias tem sido visto como oportunidade para iniciar um negócio ou ganhar uma renda extra, mesmo para aqueles que têm pouca experiência empresarial e querem ter uma negócio. 

 

Com a crise, muitas franquias ficaram mais baratas durante a pandemia, reduzindo investimento inicial e alterando os valores praticados nas taxas de franquia, valor fixo pago para a utilização da marca franqueadora, além de outros benefícios. A intenção é atrair novos empreendedores dispostos a começar um negócio a partir do modelo de franquia. Mas o que devo levar em consideração na hora de escolher uma franquia mesmo com condições imperdíveis?

 

Se você está em dúvida se é o momento ou não de começar um negócio a partir de uma franquia, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a tomar as melhores decisões. 

 

Como saber se tenho perfil para ser franqueado

Futuro análise do perfil para adquirir franquia

Analise seu perfil e da franquia que você quer adquirir para descobrir se dá “match”

 

As franquias estão mais baratas durante a pandemia e podem ser uma oportunidade para entrar de vez no mundo do empreendedorismo. O primeiro passo é fazer uma autoanálise para entender se você tem determinado tipo de perfil para a franquia que almeja. Assim como você tem interesse no negócio, as franqueadoras querem saber se o empreendedor está apto para tocar uma franquia.

 

O fato é que as chances de sucesso para quem optar por uma franquia são maiores do que aqueles que partem para a criação de um negócio próprio. Por isso, as franquias buscam perfis de pessoas que têm habilidades para gerenciar negócios formatados e que se adaptem bem às regras pré-definidas do negócio.  Algumas dicas:

 

  • Avalie os desafios que você vai enfrentar ao gerenciar sua franquia
  • Analise suas características e habilidades pessoais e sua trajetória profissional. 
  • Busque informações sobre o segmento de franquia que você vai atuar
  • Faça uma análise de perfil com profissionais como coaches ou psicólogos para te ajudar a traçar o seu perfil e apoiar na escolha de um negócio que tenha mais a ver com você. 

 

Como pesquisar a legitimidade das franquias na pandemia 

Mulher de negócios feliz com sinal de aprovação da franquia

Reputação e resultados da franqueada são fundamentais na pesquisa de escolha da franquia

 

As franquias estão mais baratas na pandemia e existem ótima opções com condições bem mais facilitadas. Porém, é preciso ter clareza na negociação e se tudo o que está sendo prometido será cumprido, até para você avaliar se vale o investimento. É importante pesquisar informações em fontes confiáveis sobre a marca desejada, como o site Franchise Store, que reúne conteúdo especializado e validado no setor.  Além disso, conhecer outros franqueados é fundamental neste processo. 

 

Outro ponto importante é a consulta da Circular de Oferta de Franquia (COF) com bastante atenção. O COF é um documento no qual o franqueador apresenta  todas as informações financeiras, jurídicas e comerciais da sua franquia para os interessados em adquirir  e operar. Isso garante um processo transparente que faz com que você saiba profundamente sobre a franquia que está em negociação. 

 

Também faça uma pesquisa da reputação digital da franquia que você deseja adquirir. É um bom termômetro para conhecer a marca e também sobre o relacionamento com seus consumidores, principalmente em redes sociais e sites de busca na internet. 

 

Como garantir que a franquia vai cumprir o prometido

Uma preocupação de quem pensa em adquirir uma franquia mais barata na quarenta é se a marca franqueadora vai cumprir todas as promessas e condições especiais oferecidas neste período de crise.  Todos os acordos estarão documentados e respaldados juridicamente. Por isso, é importante que tudo esteja sempre documentado e você deve acompanhar de perto.

 

Escolha bem a franquia que vai adquirir, estude o modelo e o segmento que você quer atuar.  Busque saber mais sobre a reputação da franqueadora. Para quem está decidindo empreender na quarentena, o modelo de franquia pode ser uma opção menos arriscada e também como investimentos já que muitas franqueadoras estão reduzindo em até 70% o aporte inicial. 

 

As franquias oferecem suporte a todo o momento para seus franqueados, mas é preciso estar atento a algumas atitudes que você deve ter para ter resultados com sua franquia: 

 

  1. Participe de todos os treinamentos oferecidos pelo franqueador 
  2. Forme uma boa equipe e invista em treinamento constante 
  3. Conheça a fundo a operação da sua franquia 
  4. Peça autorização para qualquer tipo de mudança que faça na sua franquia 
  5. Não faça tudo sozinho. Acione a franqueadora sempre que necessário. 

 

Tenha sempre em mente que estamos passando por uma pandemia e juntos, franqueador e franqueado, vão passar mais fácil esta fase desafiadora.