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Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Franquias de marketing digital são novidade, mas existem há algum tempo. Entenda!

2 de setembro de 2020

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Mesa de trabalho profissional de marketing digital lúdica

Considerando o momento em que vivemos por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, pensar em investir em franquias de marketing digital passou ser uma boa oportunidade de negócio para quem quer entrar no mercado de franchising. Nunca a presença digital foi tão importante para as empresas enfrentarem e sobreviverem à crise. 

 

Pensar em marketing digital nunca foi tão estratégico. As empresas foram despertadas para essa realidade e a divulgação online passou a ser crucial no chamado “novo normal”. As franquias de marketing digital surgem justamente para dar apoio aos empreendedores que precisam de assessoria para operar sua comunicação online.  

 

A gama de serviços oferecidos é variada, indo desde a criação de sites, gestão de mídias sociais, anúncios à envio de SMS por celular. 

 

Dados da Social Media Trend, em 2017, 92% das empresas estavam presentes nas redes sociais. Este percentual passou para 98% em 2020. Isso dá para ter uma ideia do potencial de oportunidades para franquias de marketing digital. Vamos te mostrar tudo o que você precisa saber!

 

O que são franquias de marketing digital?

As franquias de marketing digital são empresas que cuidam da divulgação e de processos online de outras empresas. Essas franquias trabalham com todas as ferramentas que podem ser utilizadas digitalmente, desde criações de logomarcas, até disparo de e-mails e SMS.

As franquias de marketing digital também podem desenvolver projetos de marketing de conteúdo para que empresas fiquem melhor posicionadas em sites de buscas de forma orgânica através da prática do SEO (otimização para os motores de busca) para que sejam melhor posicionados no Google, por exemplo.

Os serviços de franquias de marketing digital podem levar empresas de qualquer porte a outro patamar se destacando na internet onde milhares de empresas disputam evidência. 

 

Serviços oferecidos por franquias de marketing digital

Como foi adiantado anteriormente, as franquias de marketing digital trabalham com ferramentas muito utilizadas pela internet como redes sociais, produção de conteúdo, e-mail marketing, entre outros. A partir de estratégias bem definidas, as ações potencializam negócios no ambiente online. Assim, as franquias de marketing digital apoiam empresas das seguintes formas:

  • Definição de estratégia de comunicação para sua marca;
  • Estratégias de engajamento: maior engajamento para os canais digitais; 
  • Monitoramento do retorno do público em relação à percepção da sua marca e melhor posicionamento da sua empresa na internet; 
  • Desenvolvimento de identidade visual adaptado para internet e projetos gráficos;
  • Implantação e gestão de ferramentas digitais como e-mail marketing, SEO, gestão de redes sociais, entre outros;
  • Produção de conteúdos para internet voltados para mecanismos de busca
  • Produção  e edição de vídeos profissionais, animações, etc. 

 

Rotina das franquias de marketing digital 

Homem branco trabalhando ao telefone.

Franquias de marketing digital exigem dedicação e gosto por pesquisa e números.

As franquias de marketing digital atuam, como o próprio nome diz, no ambiente digital. Por isso, a maior parte do trabalho pode acontecer de qualquer lugar desde que o empreendedor tenha um computador e acesso à internet. Ou seja, dependendo do que o empreendedor deseja e o porte do negócio, a empresa pode funcionar em espaço físico como uma sala comercial, ou à distância na modalidade home office. 

 

Mas nem só de internet vivem as franquias de marketing digital. O empreendedor precisa se dedicar ao conhecimento o tempo todo porque sempre tem novidades e atualizações de ferramentas. Além disso, é necessário fazer análises dos resultados e desempenho das ações dos clientes para definir as melhores estratégias de divulgação. Pesquisa e número fazem parte da rotina de quem quer atuar com marketing digital. 

 

Qual o perfil de quem quer investir em franquias de marketing digital?

A primeira característica necessária para trabalhar em uma franquia de marketing digital é o gosto pela internet. Se é um desejo pessoal ficar por dentro das novidades, fazer  diversas pesquisas e cria estratégias de divulgação, as franquias de marketing digital podem ser uma boa oportunidade de investimento. 

 

Outro fator importante para o perfil dos franqueados é conhecer bem algumas ferramentas utilizadas para divulgação digital. Dependendo da necessidade da franquia em questão, pode ser necessário contratar alguns funcionários específicos, portantos, precisa ficar preparado para isso. 

 

Desde o início da operação, as franquias de marketing digital possuem uma demanda significativa. No entanto, por conta da pandemia do coronavírus, existe um número maior de empresas à procura desses serviços. Mesmo com a possibilidade de trabalhar em casa, se prepare para arregaçar as mangas porque as franquias de marketing digital  estão em alta e os serviços está atualmente muito demandados. Se  é um desejo investir em algo com um fluxo menos intenso, uma franquia marketing digital não está dentro do seu perfil. 

 

Vantagens e desvantagens de franquias de marketing digital

As vantagens apostar em franquias de marketing digital são muitas, mas uma das principais é a flexibilidade. Um computador e um boa conexão de internet já garantem a possibilidade de trabalhar remotamente de qualquer lugar do mundo. 

Além disso, os franqueadores dão todo o suporte necessário  para a operação da franquia dentro de padrões de atendimento e qualidade. 

 

Outra vantagem, para alguns, é a redução da necessidade de encontros presenciais com os clientes e demais franqueados já que a maioria do atendimento e suporte é online. Além disso, a possibilidade de trabalhar no modelo home office é outro fator que atrai a muitos. 

 

Se por um lado tudo acontecer online é bom, é preciso ter alguns cuidados. Como os encontros com clientes ocorre de maneira virtual, é preciso ficar de olho no risco de golpes. Por isso, as franquias de marketing digital precisam estar preparadas. 

 

Outro ponto de atenção é a necessidade da internet para entregar o serviço que precisa ser de boa qualidade para evitar impactos na prestação dos serviços. Além disso, é fundamental estabelecer uma rotina de trabalho e ter tempo para se dedicar a estudos, já que em marketing digital sempre surgem novas ferramentas que precisam ser entendidas rápidas para prover as melhores soluções para os clientes. 

 

Por que optar por uma franquia ao invés de criar sua própria agência?

Homem negro preocupado com as contas e esposa ao fundo no celular buscando informações.

Começar agência do zero ou apostar numa franquia de marketing digital eis a questão. O modelo de franchise oferece menos riscos de quebrar.

Existem alguns fatores que precisam ser avaliados para saber se o caminho é abrir a própria agência ou apostar numa franquia de marketing digital.  Comece avaliando a reputação da franquia que você quer investir, o investimento inicial necessário, o tempo de retorno e se o modelo está alinhados ao seu perfil. 

 

Apostar num modelo de franquia é ter mais segurança, mesmo quando se tem pouca experiência. O retorno financeiro pode vir de maneira mais rápida do que começar um negócio do zero. 

 

Listamos uns pontos que servem para a reflexão e te ajudarão a avaliar se é melhor investir em franquias de marketing digital ou começar do zero. Vamos aos questionamentos: 

 

  • Há possibilidade de oferecer um serviço mais completo no marketing digital com uma marca própria? 
  • Qual seu nível de conhecimento técnico em marketing digital?
  • Você vai precisar de mais conhecimento técnico em ferramentas de marketing digital e vai precisar de suporte para entregar os serviços?
  • Em quanto tempo sua nova marca vai ser conhecida, caso não seja uma franquia?

 

Se a maioria das respostas for negativa, é um sinal de que iniciar uma própria agência pode levar ao prejuízo, ou não trazer o retorno desejado. Ao investir em franquias de marketing  digital, o empreendedor tem mais suporte e retorno mais rápida, já que a marca já é conhecida ainda que a franquia não seja grande. 

 

Um outro fator importante é o conhecimento, que é fundamental para entregar um bom serviço. As franquias de marketing digital darão um suporte prévio, fazendo com que se mantenha uma padrão de qualidade e preço. É importante que o empreendedor invista em constante capacitação e também de sua equipe. 

Além disso, há investimentos para todos os bolsos. Avalie os pontos colocados e veja se investir nesse modelo de negócio é  ideal para você! Uma opção é a WSI considerada uma das maiores franquias de marketing digital do mundo. Dentre os principais serviços está desenvolvimento de sites, marketing de conteúdo e para redes sociais, e-mail marketing, entre outros.