Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Franquias mais rentáveis do franchising: veja as melhores opções

26 de agosto de 2021

Compartilhe
franquias mais rentáveis

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias mais rentáveis do setor ao longo do primeiro trimestre deste ano foram Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços e outros negócios, e Moda. 

Se você está pensando em investir no mercado de franquias, é interessante ficar de olho nesses segmentos que são interessantes do ponto de vista de quem consome e também de quem empreende. 

Para te ajudar a saber um pouco mais sobre as franquias mais rentáveis do momento, separamos as principais características de cada segmento e os motivos para investir e começar a faturar com seu próprio negócio. Confira!

Franquias mais rentáveis do franchising: fique por dentro

Alimentação

Faturamento: R$9.091 milhões 

As franquias de alimentação seguem liderando o franchising como as franquias mais rentáveis do mercado. 

Para muitas pessoas, a associação do mercado de franquias com grandes redes de alimentação é quase automática. Inclusive, sabendo que este é um dos segmentos mais rentáveis, muitos empreendedores investem na área por conta da promessa de alto faturamento. 

É verdade que o mercado de alimentação garante bons resultados ao franqueado, mas as franquias mais rentáveis do franchising também dependem da participação ativa do empreendedor. 

Por isso, antes de investir no segmento de alimentação tenha certeza de que este mercado é para você. A seguir, confira algumas das principais características da área: 

– A rotina da franquia de alimentação envolve lidar com funcionários, fornecedores e clientes. Por isso, ter conhecimentos em gestão é um grande diferencial para a unidade; 

– O cuidado com os alimentos, desde sua procedência, manuseio e validade, é essencial para o bom funcionamento da franquia; 

– É interessante ter uma boa relação com fornecedores já que os mantimentos da unidade dependem diretamente desses profissionais; 

– Um bom atendimento é fundamental para garantir que cada vez mais clientes passem pela sua loja. Para que isso aconteça, contrate profissionais qualificados e que estejam alinhados com os propósitos da franquia. 

Para saber mais sobre as franquias de alimentação clique aqui.

Saúde, Beleza e Bem-Estar

Toalha, flores, vela e um recipiente para creme em cima de mesa branca

Com faturamento de R$8.591 milhões no 1º trimestre do ano, Saúde, Beleza e Bem-Estar está na cola do segmento de Alimentação na disputa pela liderança do mercado. O setor continuou faturando mesmo durante a crise e abriu as portas para novos empreendedores. Foto: Unsplash

 

Faturamento: R$8.591 milhões 

Outro segmento que está sempre na lista de franquias mais rentáveis é Saúde, Beleza e Bem-Estar. 

Mesmo considerado um luxo para muitas pessoas, o cuidado pessoal faz parte do orçamento de muitos brasileiros que não abrem mão de se cuidar e tirar um momento para si. 

Dessa maneira, o segmento permite diversas áreas de atuação, desde esmalterias até serviços especializados de harmonização facial, por exemplo

Principais características do segmento

– Ideal para profissionais da área em busca de começar o próprio negócio com as franquias mais rentáveis do país; 

– Requer atenção na escolha dos profissionais da unidade já que lida diretamente com o bem-estar do cliente; 

– É importante o acompanhamento dos produtos, utilizando apenas os liberados pela Anvisa; 

– Algumas marcas oferecem modalidades de negócio mais flexíveis, permitindo que o franqueado preste o serviço na casa do cliente, reduzindo os custos da operação. 

Para conhecer mais sobre o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar clique aqui.

Serviços e outros negócios

Faturamento: R$6.601 milhões 

Esse segmento do mercado de franquias ainda gera muitas dúvidas entre os empreendedores que não sabem ao certo quais negócios fazem parte da área. 

Mercado de pet shop, casa e construção, segurança, seguros, contabilidade, administração de empresas, mobilidade urbana, pagamentos eletrônicos, são algumas opções de franquias mais rentáveis que entram na categoria de Serviços e outros negócios. 

Boa parte das marcas deste segmento permitem a atuação através da modalidade home office, o que gera grande procura por parte dos empreendedores e diminui o valor do investimento inicial. 

Clique aqui para obter mais informações sobre as franquias mais rentáveis do segmento de Serviços e outros negócios.

Moda 

Faturamento: R$4.245 milhões 

Por mais que tenha o faturamento mais baixo entre as quatro franquias mais rentáveis do franchising, o segmento de Moda não faz parte da lista à toa. 

De uns tempos pra cá, as franquias de moda tiveram que se adaptar a consumidores mais digitalizados e com demandas que condizem com esse novo momento do mercado, com compras cada vez mais frequentes através da internet e a necessidade de receber os produtos o mais rápido possível.

Principais características do segmento

– Mercado amplo que atende diversos perfis de consumidores; 

– Permite que o franqueado atue através da modalidade home office mantendo apenas uma loja virtual; 

– Requer certo conhecimento de mercado acerta das novidades e das tendências do varejo.

Para saber mais sobre o segmento de moda clique aqui.

Diferença entre rentabilidade e lucratividade

Homem trabalhando em casa com seu notebook

Empreender sem precisar sair de casa já é uma realidade para muitos brasileiros. O home office ganhou força com a pandemia e impulsionou a transformação digital para milhares de negócios que conseguem ser rentáveis e lucrativos em um modelo 100% digital. Foto: Unsplash

 

É importante lembrar que as franquias mais rentáveis nem sempre são as mais lucrativas para o franqueado.

Existe uma diferença importante entre ser rentável e lucrativo, e antes de investir no franchising você precisa ficar por dentro do assunto. 

A lucratividade é uma análise de desempenho que leva em consideração quanto a empresa ganhou em relação ao que recebeu, ou seja, seu lucro líquido. Na prática, lucro é o valor que sobra para o empreendedor depois de descontar todas as despesas do negócio (gastos com funcionários, aluguel do ponto comercial, pagamento de fornecedores, etc.). 

Se a empresa consegue pagar todas as contas e ainda ter um percentual de lucro considerável com as vendas então essa é uma empresa lucrativa. 

Já a rentabilidade leva em consideração o investimento inicial do negócio (ou qualquer outra aplicação feita na empresa) e o quanto de retorno ele é capaz de proporcionar ao empreendedor. 

Em outras palavras, a rentabilidade compara o lucro final com os investimentos realizados num determinado período, isto é, qual a capacidade de retorno do negócio frente aos investimentos. 

Agora que você já conhece as principais características das franquias mais rentáveis do franchising, clique aqui e encontre oportunidades de negócio que vão mudar sua vida financeira!