Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Franquias mais lucrativas: como identificar

18 de agosto de 2020

Compartilhe
Homem fazendo contas analisando franquias mais lucrativas

Franquias mais lucrativas nem sempre são as mais caras. É preciso se debruçar sobre os números. Foto: FreePik

 

Quando se decide montar seu próprio negócio no franchising a primeira coisa que vem à cabeça é quais são as franquias mais lucrativas, não é mesmo? Logo vem a ideia de que ter uma franquia lucrativa é sinônimo de investimento alto. E aí que muita gente se engana.

 

Para escolher uma franquia mais lucrativa não quer dizer que são as mais caras do mercado. É preciso pesquisar a reputação e a condição financeira franqueadora. A relação entre custo X faturamento deve ser levada em conta na análise da franquia interessada. 

 

Vale ressaltar que nenhuma lucratividade vem de sorte ou de “mão beijada”. É necessária dedicação do franqueado na gestão e aplicação das orientações da franqueadora.   Vamos te mostrar alguns caminhos para escolher uma franquia mais lucrativa.

 

Como saber se uma franquia é lucrativa

Mulher estressada analisando contas

Entenda as condições financeiras da franquia. Consulte a franqueadora para obter mais informações.

 

Antes de considerar a escolha de uma franquia mais lucrativa, é importante frisar bem o que é lucro. O Portal do Franchising Brasil define de forma bem simples de entender:  “o lucro, é pegar a receita ou faturamento da empresa, pegar as despesas, e subtrair, se sobrar alguma coisa é porque deu lucro, se não sobrar, ou pior, a despesa for maior que a receita, ai deu prejuízo.”

 

Franquias mais lucrativas são aquelas  que dão uma devolutiva financeira igual ou maior que 50% do investimento. Ou seja, é considerado lucrativo investir em uma franquia que oferece um bom retorno para os seus franqueados. Estas informações podem ser obtidas junto à franqueadora através de estimativas de previsão de resultados financeiros do negócio. A Circular de Oferta da Franquia (COF) também é outro documento que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação de aspectos legais e de responsabilidades entre as partes. 

 

Prazo de retorno

Na sua pesquisa busque entender o prazo de retorno sobre o investimento. Mesmo a franquia mais lucrativa do mundo precisa de tempo rodar e para que o empreendedor tenha retorno no investimento inicial na aquisição da franquia. Geralmente este valor refere-se é fixado pelo franqueador (quanto vale a franquia) para instalação, taxa de franquia, uso da marca, etc. 

 

Você pode solicitar este cálculo com a previsão de tempo de retorno sobre o investimento ao franqueado. Por exemplo, se o prazo é médio de retorno informado é de um ano é bem provável que neste prazo você consiga recuperar o que injetou inicialmente no negócio. É a expressão que ouve-se muito por aí “o negócio se paga”. 

 

Claro, que nenhum negócio tem garantia total de 100% de lucratividade, depende de outros aspectos como gestão. Mas é importante que você seja tenha critério objetivos para analisar os números da franquia que você quer investir. 

 

Capital de giro

Ao continuar sua pesquisa sobre franquias mais lucrativas é importante saber o capital de giro que vai precisar para cobrir as despesas dos negócios nos primeiros meses de operação. Ou seja, para pagar despesas como salário dos funcionários, luz, água, aluguel, fornecedores, etc, enquanto o negócio matura. 

 

Payback ou ponto de equilíbrio

Sente com o franqueador para entender melhor qual o payback, ou ponto de equilíbrio da franquia. Esta é uma informação importante para reduzir a ansiedade normal de início de negócio.

 

Converse com outros franqueados

Consultar outros franqueados com mais experiência é importante para escolher melhor dentre as opções de franquias mais lucrativas existentes. Eles também vão te falar sobre como o negócio funciona na prática e dicas para obter uma lucratividade mais rápido. 

 

Franquias mais lucrativas exigem dedicação

Mulher checando o estoque

Para sua franquia crescer, é preciso dedicação ao negócio.

 

É importante destacar que a lucratividade de uma franquia varia de acordo com o modelo e segmento. Uma franquia lucrativa sempre oferece um lucro maior no decorrer de meses ou anos. É o tempo que ajuda sua franquia a ser reconhecida por seus clientes e retê-los. Quando uma franquia não é lucrativa, o lucro é baixo, estagnado ou em declínio sucessivo. 

 

Para obter lucro em uma franquia, é importante seguir o plano de negócios sugerido pela franquia como:

  • Manter o mesmo padrão de qualidade dos serviços orientado pela franqueadora
  • Excelência no atendimento ao cliente 
  • Oferecer formas diversas de pagamento para o cliente (cartão de crédito, transferência por contas digitais, cartão de débito)
  • Estar com o menor número de dívidas possíveis 
  • Dedicação para alcançar sempre números maiores de lucros

 

Ter um crescimento contínuo é importante para uma franquia ser mais lucrativa. Não vale a pena investir numa franquia mais cara e ter a lucratividade limitada. Invista sempre no crescimento do seu negócio.

Modelo e suporte

As chamadas microfranquias são as franquias mais lucrativas com o valor mais baixo para investimento, que possuem inclusive o formato para “trabalhar sozinho” e operar em home office. Acima deste valor já são consideradas mais caras.  

 

Outro meio para considerar uma franquia mais cara são os valores altos de mensalidades e taxas praticadas. Algumas franquias oferecem um bom suporte de treinamento, controla o padrão de qualidade, oferece uma estrutura que a torna mais  lucrativa e mais baratas. 

 

Quando o franqueado tem menos suporte faz com que a franquia se torne mais cara porque o franqueado tem que buscar outros tipos de assessoria para suprir as necessidades de operação. 

 

Como escolher uma franquia mais lucrativa

Tenha sempre em mente ao selecionar franquias mais lucrativas é preciso obter informações sobre reputação e condições financeiras como detalhamos acima.  Essa pesquisa é fundamental para evitar eventuais gastos e possíveis “dores de cabeça” no futuro. 

 

Outro ponto é o retorno do negócio. Se é baixo em relação ao investimento a ser realizado, talvez seja melhor repensar. Em alguns casos, não há como prever o retorno financeiro de maneira concreta antes de fazer o investimento, no entanto, é importante checar alguns pontos que podem ajudar na sua escolha. 

 

  • Qual o histórico dos outros franqueadores e franqueados? 
  •  É possível alcançar o público almejado, considerando o entorno da loja física? 
  • Considerando uma loja virtual, é possível fazer um bom atendimento? 
  • Há uma boa estrutura oferecida pelos responsáveis da marca? 

 

Caso todas ou a maioria das respostas for negativa, pode ser que a escolha dessa franquia traga pouca rentabilidade. 

 

Considerar o formato MEI (Micro Empreendedor Individual) pode trazer mais lucratividade, uma vez que diminui a necessidade do número de funcionários para auxiliar. Todos esses fatores ajudam a escolher uma franquia mais lucrativa.