Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Franquias inovadoras provam que inovar é mais simples do que se imagina

27 de julho de 2021

Compartilhe
homem em notebook trabalhando em franquias inovadoras

A inovação é atualmente um dos principais objetivos de quem decide empreender, mas ter um negócio inovador é mais simples do que criar algo inédito ou diferente de tudo que já existe por aí. Nesse sentido, as franquias inovadoras estão despontando na linha de frente de negócios que pretendem não apenas solucionar problemas de maneira rápida e eficiente, mas alterar o mercado como um todo.

Seja através de procedimentos mais simples, menos burocráticos ou baseados em processos tecnológicos, as franquias inovadoras estão ganhando espaço por permitirem diversas modalidades de atuação e formas de investimentos que cabem no bolso do empreendedor.

O que são franquias inovadoras?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, inovar não significa ter uma ideia mirabolante ou investir em algo completamente inédito. Na verdade, a inovação está em oferecer soluções simples que façam sentido para determinado nicho, coisa que muitos negócios ainda enfrentam dificuldades em fazer.

Outro fator que confunde muita gente é que as franquias inovadoras nem sempre atuam nacionalmente ou num vasto mercado. A inovação pode ser regional ou até mesmo em áreas menores, como num bairro, por exemplo. A característica inovadora está mais no propósito da inovação do que em seu raio de alcance.

Para que isso aconteça, muitas marcas estão investindo pesado em equipes especializadas e centros de pesquisa e desenvolvimento para colocar no mercado produtos e serviços capazes de mudar para melhor a vida do consumidor.

Mas não é só o cliente que sai ganhando com os processos de inovação. A própria equipe fica cada vez mais capacitada e pronta profissionalmente para competir com os maiores players do mercado, aumentando as chances de ter uma operação de sucesso.

Foco das franquias inovadoras está na experiência do cliente

Pessoas utilizando tablet e notebook

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais conectados: 62% pretende comprar mais pela internet do que antes da pandemia. Foto: Unsplash

 

Com clientes cada vez mais exigentes, a experiência do consumidor ao longo de toda sua jornada de compra se tornou prioridade para as franquias inovadoras. 

Mais do que colocar o cliente em primeiro lugar, um negócio realmente inovador entrega serviços e produtos além da expectativa. E nesse contexto “necessidade” significa muito mais do que apenas solucionar um problema: é sobre fazer a diferença. 

E nem precisamos falar que as franquias inovadoras têm forte presença no mundo digital, certo? Começar um negócio hoje significa estar presente na internet não apenas como uma vitrine para o que você oferece, mas como canal de comunicação para os consumidores. 

Segundo relatório Varejo 2021: o que quer o consumidor brasileiro, realizado pela Adyen, 67% dos brasileiros usaram mais apps de compra durante a pandemia e 62% pretendem comprar mais pela internet do que antes da crise causada pela Covid-19. 

Isso prova que o consumo digital é um caminho sem volta, ou seja, seu negócio precisa ter uma boa estrutura digital, plataforma intuitiva e responsiva, diversos meios de pagamento, entre outras funcionalidades do e-commerce.

Segmentos que estão fazendo a diferença no franchising

Mulher trabalhando em computador

As franquias inovadoras também estão transformando processos internos, dando mais espaço para o franqueado tomar as próprias decisões com base em estratégias específicas que fazem sentido para sua unidade. Foto: Unsplash

 

Para empreendedores que querem fazer a diferença, a qualidade do produto/serviço não pode ser o único diferencial oferecido. Qualidade é obrigação de qualquer negócio! 

Seguindo essa lógica, algumas iniciativas se destacam entre as franquias inovadoras como as fintechs que encontraram no franchising a oportunidade de solucionar um grave problema brasileiro: a quantidade de pessoas que ainda não têm acesso ao banco. 

Atualmente, 34 milhões de brasileiros estão desbancarizados, sem nenhum alcance a vantagens oferecidas pelas instituições bancárias como acesso ao crédito, por exemplo. Além de solucionar esse problema e oferecer serviços por taxas mais baixas, as franquias inovadoras que trabalham com serviços financeiros já surgem no mercado de forma 100% digital, geralmente sem cobrança de anuidade, entre outras funcionalidades. 

Outra área que tem chamado atenção entre as franquias inovadoras é o segmento de saúde. Seguindo uma tendência mundial, a população brasileira está vivendo cada vez mais, e como consequência esses idosos vão precisar de assistência constante. 

Diferentemente das clínicas particulares que geralmente cobram preços exorbitantes, cuidadores de idosos, enfermeiros e profissionais da área estão empreendendo no segmento de Saúde para oferecer à população idosa mais qualidade de vida e conforto por valores mais acessíveis.

Método agile é tendência nas franquias inovadoras

As franquias inovadoras não trouxeram mudanças apenas no atendimento e relacionamento com o cliente, mas também ao longo de toda estrutura do franchising. O método agile, nova maneira de se fazer negócios, conquista cada vez mais espaço por proporcionar mais autonomia ao franqueado nas tomadas de decisões.

A rotina da franquia muda radicalmente com processos mais rápidos, objetivos e estratégias específicas para aquela unidade. O serviço/produto passa a ser mais personalizado para a necessidade de cada operação, trazendo mais assertividade na conversão de vendas.

Perceba que a atuação das franquias inovadoras consegue transformar não só a oferta de produtos e serviços, mas todo o mindset do mercado, contribuindo para um ambiente mais competitivo. 

Clique aqui para saber mais sobre a metodologia agile. 

Pensando em investir em franquias inovadoras? Entre em contato conosco e encontre a franquia ideal para você!