Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Franquias home based: Conheça as maiores

9 de janeiro de 2020

Compartilhe
Franquias Home Based

Franquias home based tem ganhado espaço no franchising e é uma ótima alternativa para quem busca flexibilidade e baixo custo na hora de empreender.

 

Ser dono do seu próprio negócio e trabalhar em casa, pode ser a solução para quem tem o objetivo de ingressar no mundo do empreendedorismo. E isso pode ser concretizado por meio das franquias em formato home based.

Os modelos de franquias home based contam com baixo investimento, gestão simplificada, além de trabalhar com horários mais flexíveis e, o melhor de tudo, sem sair de casa.

As franquias home based são negócios replicados por meio do modelo de franchising e que exigem um investimento inicial inferior das franquias tradicional. Como referência, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) adota como padrão o valor de três vezes o PIB anual per capita (Produto Interno Bruto anual médio por habitante do País) como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia.

Mercado de franquias home based

Mercado de franquias home based

As franquias home based se tornaram uma alternativa de investimento e até mesmo de ocupação para milhares de brasileiros que perderam seus empregos nos últimos anos por conta da crise econômica que o Brasil atravessou. Além disso, o crescimento desse formato auxiliou também as redes de franquias a seguirem expandindo suas operações. O investimento inicial médio de uma franquia home based varia entre R$ 44 mil e R$ 54 mil.

O levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF 557 apontou que 557 redes brasileiras operam com modelos de franquias de baixo custo, do qual as unidades home office fazem parte. Nos próximos anos este número deve alavancar: 36% das redes que ainda não operam com modelos de microfranquias, por exemplo, afirmam ter interesse em desenvolver opções operacionais neste formato.

Segundo uma pesquisa realizada pela Flex Jobs, trabalhar no formato home office é uma tendência global. O estudo mostrou que apenas 7% dos profissionais entrevistados acham que são mais produtivos trabalhando em um ambiente corporativo. Isso significa que, 93% dos entrevistados preferem trabalhar com mais flexibilidade em outros locais.

Veja como se calcula esse valor de investimento da franquia home based:

Valores de investimento home based

Qual o perfil do investidor de franquias home based?

Selecionando franqueados

Quem acha que investir em uma franquia home based é ter menos trabalho, está muito enganado. É preciso ter muita dedicação ao negócio, assim como em qualquer outro, e a organização para seguir as normas da franqueadora, são primordiais para o sucesso da franquia.

Mesmo trabalhando em horários flexíveis, a franquia home based tomará boa parte do seu tempo, então nossos consultores aconselham que você procure pela área que tenha interesse e busque o máximo de informações disponíveis sobre o mercado em questão.

Vale a pena fazer uma lista com as franquias home based do seu interesse, converse com os franqueados da marca e colete o máximo de informações possíveis para que não se arrependa no meio do caminho ou tenha desacordos após a assinatura da COF (Circular de Oferta de Franquia).

As franquias home based de vendas diretas, food trucks e pequenas lojas são bons investimentos para quem está começando agora nesse mercado.  Se quiser saber mais sobre como abrir uma microfranquia, não deixe de falar com nossos especialistas.

As franquias com operação home based também possuem alguns segmentos que se destacam, como:

  • Serviços (automotivos etc.)
  • Informática
  • Alimentação
  • Saúde, beleza e bem-estar
  • Educação e treinamento
  • Hotelaria e turismo

Conheça algumas opções de franquias home based que se destacam no segmento:

Jan-Pró

Rede de franquia jan pro

A marca criada nos EUA, hoje atua em 15 países do mundo, com mais de 9 mil franqueados atendendo mais de 60 mil clientes. No Brasil desde 2011, a marca tem 14 franquias regionais, que atuam em diversas cidades brasileiras.

Acqio

Franquia Acqio

Com 1686 unidades, a marca não oferece apenas máquinas de cartões de crédito ou débito, mas também condições de conquistar mais vendas com soluções práticas.

Clube Turismo

Rede de franquia clube turismo

Há 16 anos no mercado, a rede oferece agenciamento de viagens, e conta com mais de 450 franqueados nas três modalidades: loja, home office prime e home office.Saiba mais sobre a franquia

English Talk

Franquia English Talk

Criada em 2016, a marca é especializada em cursos de inglês voltados para jovens e adultos e traz uma proposta central que seus alunos atinjam fluência em até 18 meses. Também disponível em formato home based, a rede está em franca expansão em todo o território nacional.Conhecer a franquia

Chocolateria Brasil

Franquia Chocolateria Brasil

A marca é uma opção de franquia para quem não tem uma boa quantia para investir em uma marca grande. A rede trabalha com franqueados home based, onde já a opção de pegar o chocolate e fazer venda porta a porta. O investimento é de R$ 3.000,00 e o faturamento em média de R$ 6.000,00, com um retorno entre 6 e 8 meses.

 

Mr. Kids

Franquia Mr. Kids

Fundada em 1995, quando iniciou suas operações com máquinas de grua com pelúcias – um mercado até então pouco explorado e muito promissor, é uma das pioneiras neste segmento. Com investimento a partir de R$ 18 mil, o franqueado entra no negócio com um número reduzido de máquinas e na medida em que os negócios vão aumentando ele adquire novos equipamentos e consegue abranger outras regiões e clientes.Saiba mais sobre a franquia

Mídia do Pão

Franquia Midia do Pão

É uma rede de franquias especializada na comercialização de embalagens ecológicas. Para grandes e pequenas empresas, a divulgação em embalagens ecológicas é um meio simples e sustentável para reforçar e colocar sua marca em evidência com um baixo custo, sem desperdício e retorno garantido.

 

Franquias San Martin

Franquia San Martin

A marca opera em todo o território nacional e conta com as seguradoras mais sérias do segmento como parceiras.

Tutores

Franquia Tutores

A rede nasceu a partir do sonho de um casal de empreendedores e pais que precisavam de ajuda para seus filhos com dificuldades de aprendizagem, mas que não encontraram no mercado brasileiro sistema de educação complementar capazes de ajudar seus filhos no desenvolvimento de seus estudos. Saiba mais sobre a franquia

Vivenda do Camarão

Franquia Vivenda do Camarão

A Vivenda do Camarão também possui modelo home based. O franqueado vende frutos do mar ou pratos congelados, produzidos pela franqueadora através de um e-commerce ou maneira direita.Conhecer a franquia

Mr. Fit

Franquia Mr Fit

Originalmente a marca nasceu para ser uma rede de lanchonete fast food saudável, mas a rede criou um modelo onde o franqueado pode adquirir um freezer adesivado e vende os produtos em locais como academia, clínicas de estética, ou em outros lugares que achar pertinente.

 

Quinta Valentina

Franquia Quinta Valentina

A franquia possui mais de 300 unidades aberta e trabalha com dois modelos de negócio, o formato home based, onde o franqueado faz o atendimento delivery e o office, onde o franqueado precisa de um espaço exclusivo com escritório para os atendimentos. O franqueado leva até os clientes os modelos de calçados femininos, e conta com a flexibilidade e disponibilidade para operar.

 

Miss Pink

Franquia Miss Pink

Criada em formato itinerante, a franquia atua na venda de cosméticos desde 2009 e oferece uma loja de produtos de beleza que possa ser levada para diversos locais. Dentre os produtos vendidos estão maquiagens, esmaltes e hidratantes. A rede foca na acessibilidade, tanto quem deseja investir, quanto quem consome produtos por um valor ainda mais acessível.

 

Mapa da Mina

Franquia Mapa da Mina

A marca possui três modelos disponíveis: loja, quiosque e express – que é o modelo home based. O franqueado insere torres expositoras de peças da marca em estabelecimentos comerciais como salões de beleza, lojas de cosméticos e perfumarias, por exemplo. A rede possui fábrica própria e desenvolve peças exclusivas, proporcionando ao franqueado rapidez em sua reposição e uma gama de produtos e variedades que acompanham as tendências da moda.Saiba mais sobre a franquia

10 cuidados antes de abrir franquias home based
  1. O candidato deve fazer uma autoanálise para entender se tem perfil de ser franqueado. Isso deve levar em conta a questão da possível subordinação a alguém que não será um chefe, mas um parceiro de negócios que detém a marca e o modelo franqueado. As regras e padrões desenvolvidos pela franqueadora precisam ser seguidos para que o negócio alcance o sucesso prometido.

 

  1. Independentemente de ser franquias home based ou outra, o candidato deve buscar os nichos aos quais têm mais afinidade e interesse. No entanto, ele não pode se interessar apenas como consumidor, pois deverá gostar, também, do processo que envolve o negócio.

 

  1. Capacitação é essencial. Sempre busque cursos em instituições e empresas renomadas como a ABF, Sebrae, Cherto ou procure um de nossos consultores para ter mais informações sobre o que é ser um franqueado, quais as oportunidades do nicho de franquias home based e se tem perfil para isso.

 

  1. Busque informações sobre a franqueadora que está propondo o negócio. Uma das formas de se certificar de que a franquia entrega o que promete é por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF) que é entregue dez dias antes da assinatura de qualquer tipo de contrato. No documento, constam todas as informações referentes a franquia, bem como o contato de todos os franqueados e ex-franqueados que deixaram o negócio nos últimos doze meses. O ideal é entrar em contato com o máximo de empreendedores possível para se certificar de que a franquias home based que você escolheu cumpre o que promete.

 

  1. Cheque no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) se a marca é devidamente registrada. Um dos maiores problemas jurídicos do franchising é investir em marca que não está registrada e pode ser facilmente adotada por outros empresários.

 

  1. A filiação à Associação Brasileira de Franchising (ABF) pode ser um diferencial, mas não um critério determinante. Quando a rede de franquia de beleza é associada, ela pode se submeter à análise do Selo de Excelência em Franchising, que busca por informações e levanta a satisfação dos franqueados em tudo que é oferecido pela franqueadora.

 

  1. Outra coisa importante, e que parte da análise do próprio franqueado, e o tipo de público que será atendido pela franquia. Antes de mirar em uma marca, verifique qual o público-alvo dela e qual é o consumidor médio que terá na sua região de interesse. Por exemplo, não adianta levar produtos e serviços de classe A para consumidores que costumem comprar ou consumir marcas classe C. Isso vale tanto para bairros, quanto para cidades com portes maiores ou menores.

 

  1. É importante que o candidato faça um estudo e análise criteriosos dos documentos e informações recebidas da empresa de franquias home based, inclusive do plano de negócio apresentado.

 

  1. A franqueadora deve apresentar ao candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF) com todas as informações sobre o modelo de negócios operado. Pela lei de franquias (8955/94) nenhum contrato pode ser assinado antes de dez dias da entrega deste documento. A COF não deve conter apenas informações de marketing da empresa, mas todos os aspectos que envolvem o negócio, inclusive jurídicos.

 

  1. É importante considerar a contratação de um profissional especializado, de preferência um advogado, para a análise da COF e do contrato de Franquia, e ainda, de outros aspectos que o candidato julgue importante para se tornar um franqueado de empresa de franquias home based.

 

Brasil é um dos maiores do mundo

As melhores franquias

O setor de franquias no Brasil é extremamente consolidado e a nossa lei inspira outros países a regulamentar a atividade empreendedora por meio do franchising. Em pouco tempo, o Brasil se tornou um dos maiores mercados do mundo, respeitado e recebido pela International Franchise Association (IFA), maior entidade de franquias do mundo, como uma autoridade mundial.

Ranking de franquias segundo o WFC

De acordo com o último balanço divulgado pelo Conselho Mundial de Franquias (WFC, da sigla em inglês) o Brasil é o quarto maior mercado de franquias do mundo. No entanto, em número de unidades, é o sexto maior.

Veja na tabela a seguir:

Gráfico de franquias