Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Franquias financeiras. Tudo o que você precisa saber!

3 de setembro de 2020

Compartilhe
Franquias financeiras

As franquias financeiras são a nova tendência do momento e que crescem com a crise provocado pelo novo coronavírus. Também representa uma boa oportunidade para quem quer entrar no mercado de franchise. Mas o que são ? Da onde vieram? Para onde vão? A gente preparou uma sinopse com todas as informações que você precisa saber para decidir melhor se franquias financeiras são para você. 

 

A pandemia impactou as finanças da família em cheio e virou dor de cabeça para muitos brasileiros. Não é à toa que dados de pesquisas confirmam o número grande de endividados no país. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as famílias endividadas chegaram ao percentual de 66,6%. E, por isso, um tipo de negócio ganha destaque em meio à crise: as empresas especializadas em finanças. 

 

Para fazer investimentos, pagar dívidas e ajudar outras empresas, franquias financeiras são  opções mais viáveis a serem escolhidas e representam boa oportunidade de negócio no franchise. 

 

Houve um período em que para ter alcance a um determinado valor de crédito, era necessário buscar junto a grandes bancos e instituições financeiras.  Esta realidade mudou. Hoje existe uma variedade de empresas que atuam no segmento e que facilita crédito num momento de aperto para quem está precisando e por isso também é um bom negócio com um mercado em crescimento. 

 

O que são franquias financeiras? 

 

Homem sentado na cadeira olha para carteira vazia.

Brasileiros sentem no bolso a crise. Franquias financeiras acabam se tornando opção mais fácil de crédito rápido e facilitado.

Franquias financeiras são empresas especializadas em emprestar crédito para pessoas físicas ou jurídicas. Mas não como os bancos em geral. Essas empresas oferecem um conhecimento em áreas como câmbio de moeda financeira e apólices de grupo. O principal objetivo de uma franquia financeira é fazer a relação entre uma instituição financeira e o cliente, além de tornar esses processos menos burocráticos em muitos casos. 

 

Quais são os tipos de franquias financeiras? 

Como nos outros modelos de franquias, as franquias financeiras podem atuar de formas diferentes. As franquias financeiras especializadas em trazer uma intermediação financeira, entre os bancos e clientes, são aquelas que ajudam o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) a funcionar bem. Existem modelos que tornam possível a relação  entre investidores(Agentes Superavitários) e tomadores de empréstimos (Agentes Deficitários). 

 

Existem as franquias financeiras com o foco em cobranças e avaliações de crédito, e outras que fazem um trabalho voltado para a empréstimo consignado (descontado na folha de pagamento do cliente ou aposentadoria), empréstimo pessoal ( destinado para pessoa física) e até crédito imobiliário (para compras ou reformas de casas). Existem também as que atuem com financiamento e refinanciamento de veículos. 

 

Dentro desses modelos, as franquias financeiras estão divididas: 

 

  • Franquias financeiras de crédito: fazem intermédio entre bancos e clientes 

 

  • Franquias  financeiras de empréstimos: facilitam empréstimos dos demais tipos 

 

Porém, se engana os que pensam que é necessário possuir um valor alto em caixa para investir numa franquia. Vamos falar mais sobre isso a seguir. 

 

Quanto custa uma franquia financeira ? 

Para apostar no mercado de franquias financeiras não é preciso possuir muito dinheiro na conta. Esse modelo de franquia faz o intermédio entre a associação bancária e o cliente, então também ficam fora  das franquias caras, que necessita de estrutura muito sofisticada, estoques e aluguéis caros. 

 

Existem franquias financeiras  com investimentos a partir de R$90 mil, o que as colocam na classificação de micro-franquias. Isso mesmo: é possível investir em franquias financeiras com baixo investimento. 

 

Um valor de investimento na aquisição de uma franquia financeira vai depender exclusivamente da quantidade de serviços prestados e do estilo de atendimento. Portanto, quanto maior a demanda, maior o valor de investimento em uma determinada franquia. Vale a pena saber se a franquia desejada é lucrativa

 

Como funcionam o crédito e o empréstimo?

Homem negro preocupado com as contas e esposa ao fundo no celular buscando informações.

Franquias financeiras apoiam clientes a ter acesso à crédito mais rápido do que nos grandes bancos.

O cartão de crédito já caiu no gosto do povo. No entanto, o que poucos sabem é que o cartão de crédito pode ser usado para empréstimos pessoais, facilitando ainda mais a vida de quem quer trabalhar com franquias financeiras. 

 

É bem prático. No início, é preciso fazer uma solicitação, através da empresa do cartão de crédito em questão. No geral, é pedido alguns dados, mas não são tão burocráticos. Os cartões que são vinculados a contas correntes possuem mais chances de aprovação. 

 

Em seguida, é realizada uma análise de crédito para atestar que o cliente consegue arcar com as despesas do empréstimo. Por fim, o dinheiro é liberado direto na conta do cliente, mediante a assinatura do contrato e comprovação do acesso permitido pela empresa. Existem franquias financeiras que oferecem esse estilo de empréstimo junto aos bancos, o que se tornou um verdadeiro facilitador. 

 

Análise a franquia financeira

 

Para investir em franquias financeiras, é necessário ter um cuidado maior com a reputação da empresa, pois o lucro será uma consequência da confiança dos clientes para com a empresa. Pesquise sobre a franquia escolhida, observando também as possíveis reclamações envolvendo a marca. Observe  toda a documentação, e leia com cuidado. 

 

Faça uma análise, avaliando a lucratividade e o tempo para obter. Verifique as finanças e os históricos. Mais do que em qualquer outro estilo de franquias, as franquias financeiras precisam ter as finanças em dia, sem dívidas ou negociações vigentes. 

 

Dê uma atenção redobrada para o suporte oferecido pela empresa, até porque, mesmo representando uma franquia financeira, uma pessoa em geral não consegue dar o suporte financeiro para todos os clientes que desejam empréstimo. Mais um motivo para avaliar e cobrar o suporte devido, e tornar possível as transações.

 

É importante seguir o padrão de operação sugerido pela franqueadora. E se precisar de mais braços, é importante reforçar a equipe. Se atentando a todas essas recomendações, é possível diminuir a possibilidade de golpes, e tornar o seu investimento um verdadeiro final feliz. 

 

Confira uma opção de franquia financeira para você investir:

 

 

A help! é uma rede de franquias de crédito focada em atender aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos. Oferece uma variada gama de serviços para este público, entre eles estão: cartão de crédito consignado, empréstimo consignado, crédito pessoal com débito em conta corrente, seguros, além de produtos financeiros e não financeiros.

 

Modelo: loja/ sala a partir de 40m²

Investimento: a partir de R$ 175 mil 

Retorno: a partir de 36 meses