Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Franquias de sucesso: 10 segredos que ninguém te contou!

25 de agosto de 2020

Compartilhe
Mulher trabalhando e analisando franquias de sucesso.

As franquias de sucesso não são apenas sinônimo de ter uma marca reconhecida no mercado. Seguir as orientações da franqueadora que norteiam o modelo de negócio é fundamental e mais: é preciso dedicação máxima para inovar todos os dias na sua franquia. 

 

Você deve conhecer histórias do empreendedorismo nas quais pequenas lojas, bem modestas se tornaram referências mundiais. Claro, que fatores internos e externos influenciam, mas o papel do empreendedor é fundamental para fazer acontecer! Neste artigo, vamos te contar 10 segredos de franquias de sucesso que ninguém te contou e te ajudar a ir mais longe!

 

Vamos começar mostrando um exemplo que impede o surgimento de franquias de sucesso. Uma pessoa consegue realizar o sonho de estar à frente de uma franquia. Como considera a marca conhecida, o empreendedor não investe tanto em divulgação, relaxa um pouco mais na dedicação com as vendas, pois espera que a marca por si só garanta um retorno financeiro significativo. No final do mês, o retorno financeiro acontece, mas não da maneira que se espera. 

 

Atitudes como estas citadas acima, boicotam o sonho de ter uma franquia de sucesso e não queremos que você passe por isso. O primeiro passo é observar pontos que estão prejudicando o desenvolvimento da sua franquias e ajustá-los é o início do processo para que sua franquia tenha sucesso e decole!

 

1- Analise todos os documentos comprobatórios

Franquias de sucesso comprovam resultados a partir de números. Logo no início da negociação com a franqueadora, o primeiro passo é analisar bem os documentos, as exigências para investir na  franquia, as taxas embutidas… Infelizmente, não são todos os empreendedores que se debruçam para entender bem esta parte da  documentação, o que pode gerar dores de cabeça no futuro.  Fique atento ao COF (Circular de oferta de franquia), leia todos os documentos com atenção, não pule nenhuma linha. 

 

2- Invista no segmento adequado 

Franquias de sucesso podem ser segmentos diferentes. Alguns são sazonais, outros um pouco menos, mas em todos os casos, fazer uma análise observando o contexto no qual uma determinada loja está inserida te dará as respostas sobre como prosseguir. 

 

Assim, mesmo que não esteja dentro de períodos mais favoráveis para a venda do seu produto, há sempre uma perspectiva de retorno. Saiba como avaliar uma franquia para quem busca um modelo de negócio com menor risco, escolher uma franquia pode ser uma ótima opção de investimento.

 

Atualmente, como consequência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, existem algumas áreas que são mais procuradas. Entre elas estão as franquias de alimentação, e são incluídos os fast – foods, restaurantes, lanchonetes e, principalmente, tudo o que pode ser  entregue por delivery. Lojas de roupas e acessórios que oferecem atendimento online também as mais buscadas. 

 

3 – Pesquise marcas com um bom histórico 

Franquias de sucesso exigem uma boa pesquisa. Investir em uma marca e ter algum prejuízo é algo que todo o franqueado tem receio de investir, não é mesmo?Para dar mais segurança, pesquisar mais sobre a franquia desejada é fundamental. 

 

Busque informações sobre a reputação da franquia e as condições financeiras tanto de investimento inicial quanto de é necessário de capital para operação. Franquias de sucesso tem um bom histórico. Converse com franqueados para saber mais sobre o suporte oferecido, os resultados alcançados e os principais desafios para tocar uma franquia. 

 

Outro ponto importante para franquias de sucesso é entender a relação entre custo x faturamento em sua análise. Assim, é possível entender  você está investindo em uma franquia lucrativa.

 

4 – Tenha um bom relacionamento com os franqueadores

Franquias de sucesso tem por trás pessoas e ninguém está sozinho. Por isso, a boa relação entre franqueados e franqueadores é fundamental. Ainda que você esteja numa boa fase de vendas, sempre existirá o momento em que você vai precisar de ajuda. 

 

A crise provocada pelo novo coronavírus deixou isso bem claro.  Diversas soluções estão sendo criadas em conjunto para que as franquias possam se adaptar à rotina e minimizar os impactos da pandemia

 

5 – Invista em divulgação

Ter produtos ou serviços de qualidade são o coração das franquias de sucesso. No entanto, do que adianta ter excelência se as pessoas não conhecem? Por isso é tão importante investir em boas estratégias de divulgação. 

 

É importante investir no marketing digitais com anúncios locais, manter as redes sociais e site da sua franquia sempre atualizados é importante para que os clientes encontrem informações e canais de contato com facilidade. 

 

As franqueadoras já tem orientações em relação a estratégias de marketing e é importante ficar atento a todos os direcionamentos. Caso necessite de apoio extra, vale considerar contratar uma agência de comunicação ou contratar um profissional para a função. Uma franquia de sucesso precisa estar na “boca do povo!”

 

Dica extra: Existem muitos “YouTubers” (pessoas que produzem conteúdo no YouTube) e Instagramers (pessoas que produzem conteúdos no Instagram) interessados em parcerias com marcas. Que tal oferecer uma parceria para alguém que tenha um número grande de seguidores e que more na sua cidade? Pode ser uma maneira de divulgar bem o seu produto ou serviço investindo menos! Pedir para amigos próximos divulgarem em suas redes sociais também pode trazer benefícios!

 

6 – Seja o exemplo

Franquias de sucesso tem por trás muito mais pessoas de atitude do que apenas nome de marcas. Quem lidera dá o tom e a energia para seu negócio crescer. Portanto, o empreendedor à frente da franquia precisa ser exemplo e ser congruente com seu propósito e com sua fala. Isso reflete no modo que orienta seus funcionários e se relaciona com clientes.  Bom atendimento não é diferencial, e sim obrigação que sua franquia deve oferecer. Empatia é fundamental. Fique atento e busque sempre melhorar a sua liderança. 

 

7 – Invista no atendimento ao cliente

Mulher mostra máquina de cartão a cliente.

Franquias de sucesso oferecem uma experiência “uau” aos seus clientes. Invista em facilidades e num bom atendimento.

O atendimento ao cliente é um dos principais segredos das franquias de sucesso. Além de investir em uma boa comunicação, atualmente é necessário seguir os padrões tecnológicos já inseridos no nosso cotidiano e que facilitam a vida dos clientes. Desta forma, fique atento aos seguintes pontos que podem melhorar a relação com seus clientes:

 

  • Maneiras diferentes para o pagamento (Transferência bancária, cartão de crédito, cartões de crédito digital e etc);
  • Dinâmicas claras sobre como o produto chega até o cliente e formas com que o o consumidor acompanhe o andamento da entrega;
  • Comunicação pela internet mais humanizada e com prontidão (por whatsapp, Instagram e Facebook);
  • Para o caso de lojas físicas, espaços confortáveis, limpos e visualmente agradáveis seguindo as medidas sanitárias de prevenção do novo coronavírus;
  • Mais do que oferecer o produto e serviço, procure inserir no seu cotidiano a prática da escuta para entender as necessidades dos clientes e melhorar ainda mais o seu atendimento.

 

8 – Valorize o seu produto 

Franquias de sucessos tem uma coisa em comum: elas cumprem um padrão de qualidade e modelo em toda operação. Isso é muito importante quando você está investindo em uma franquia e ter sucesso. 

 

Sempre fique de olho nos produtos ou serviços de outros franqueados. Muitas vezes, o empreendedor acaba não seguindo as orientações da franqueadora. E o resultado é que o cliente pode sentir diferença e pode ocasionar inúmeras reclamações relacionando as marcas que oferecem um produto ou serviço  que não está de acordo com a qualidade esperada.

 

Além disso, muitos consumidores vão em site e redes sociais para registrar reclamações. O que pode associar um fato isolado em uma unidade a toda uma marca. Por isso, é muito importante seguir todas as recomendações da franqueadora. 

 

9 – Administre bem a parte financeira

Mulher conferindo o estoque do seu negócio.

Conhecimento de todos os processos que envolvem a operação faz uma franquia ter mais sucesso.

Franquias de sucesso tem uma administração nota 10, principalmente quando se trata da parte financeira. Para evitar possíveis prejuízos, esteja “de bem” com a conta bancária. Nada de adquirir empréstimos caso não seja realmente necessário. 

 

Procure estar com as contas em dia, ajuste os preços dos produtos ou serviços conforme o padrão estabelecido pelos franqueadores, e recursos para momentos de emergência. Acompanhe a gestão da sua franquia de perto, pois vai fazer uma grande diferença para conquistar resultados satisfatórios e de destaque no mercado. 

 

10 – Dedique-se ao máximo!

Pode parecer que é falar mais do mesmo, ou que é algo óbvio, mas é importante frisar que por trás de franquias de sucesso têm empreendedores dedicados. É preciso ter um olhar sobre o negócio como um  todo, acompanhar de perto todos os detalhes da operação, atendimento ao cliente e participar de todos os treinamentos oferecidos pela franqueadoras.