Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Franquias de quiosque: o que você precisa saber antes de investir

13 de abril de 2021

Compartilhe
Mulher de blusa vermelha sentada em balcão mexendo em tablet buscando franquias de quiosque

Você sabia que investir em franquias de quiosque requer baixo investimento e ainda é bem mais fácil de administrar do que as franquias tradicionais?

Assim como as microfranquias, franquias de quiosque são a alternativa para empreendedores que querem negócios mais flexíveis, seja na modalidade de atuação ou no valor do investimento.

O que são franquias de quiosque?

Você provavelmente já se deparou com várias franquias de quiosque mesmo sem saber o que isso significa ou como elas são na prática.

Imagine que você está andando pelo shopping quando de repente encontra uma loja no meio do corredor. Isso é uma franquia de quiosque!

Elas são formatadas para ficarem em lugares estratégicos com bastante fluxo de pessoas, sem contar na facilidade que é identificar quais produtos são vendidos em franquias de quiosque: basta passar do lado e dar uma olhada no que está em exposição!

Franquia de quiosque x franquia tradicional

Em termos financeiros, franquias tradicionais são aquelas com investimentos acima de R$90 mil*.

O que difere a franquia tradicional do quiosque é a modalidade de atuação: enquanto operações tradicionais geralmente exigem espaços maiores para funcionar, como as franquias de alimentação, por exemplo, franquias de quiosque podem ser facilmente administradas em espaços menores.

Quanto menor o espaço, menor o gasto com o investimento e com outras despesas fixas como aluguel do ponto comercial, salário dos funcionários e outras contas que fazem parte do empreendimento.

Isso significa que franquias de quiosque faturam menos que franquias tradicionais? Claro que não!

Nem sempre as maiores operações são as mais rentáveis. O que determina o sucesso da franquia é o comprometimento do empreendedor em fazer o negócio dar certo, não importa o tamanho da operação.

Inclusive, nem sempre o empreendedor está pronto para lidar com operações grandes, mas isso não impede que ele invista no franchising: franquias de quiosque são ótimas opções para empreendedores de primeira viagem, como você verá a seguir.

* De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Vantagens das franquias de quiosque

Duas mulheres olhando para celular em cima de mesa preta discutindo sobre franquia de quiosque

Como os produtos estão expostos e ao alcance do consumidor, o contato com o cliente é mais direto em franquias de quiosque, facilitando a venda. Foto: Unsplash

 

Diversificação de canais de vendas

Não é de hoje que as franquias oferecem diversas possibilidades de atuação ao franqueado.

É possível investir em operações tradicionais, microfranquias, franquias virtuais, franquias de quiosque, entre outras opções.

A necessidade de diversificar os canais de vendas de uma mesma marca é cada vez mais recorrente e atende demandas não apenas dos consumidores, mas também de quem investe no negócio.

Como falamos anteriormente, muitos empreendedores de primeira viagem, especialmente os que não conhecem o mundo dos negócios, buscam opções mais simples para investir.

Nesse caso, as franquias de quiosque oferecem facilidades que m a atenção, como não precisar administrar vários funcionários ou um grande espaço de vendas, por exemplo.

Fácil administração

Imagine a dificuldade que é administrar uma unidade da franquia Petz, a rede de pet shops que mais cresce no país.

A área mínima para implementar a franquia é de 500 m² e pode chegar a até 1200 m².

Sem contar o estoque, hospital veterinário, farmácia, centro de estética, funcionários, limpeza interna e externa do local, estacionamento… ufa!

A Petz não trabalha com franquias de quiosque, mas do ponto de vista do empreendedor de primeira viagem seria muito mais fácil lidar com um espaço menor, quadro reduzido de funcionários e estoque pequeno!

Por isso, franquias de quiosque são ideais para quem busca mais facilidade no dia a dia administrativo.

Mobilidade acessível

Diferentemente de lojas físicas que estão “presas” em um mesmo local, as franquias de quiosque são mais flexíveis em relação à mobilidade.

É mais fácil readequar a unidade para outros locais sem grandes perdas financeiras durante o processo.

Maior faturamento por m²

Em franquias tradicionais o primeiro desafio é fazer com que o consumidor entre na loja. Depois, a próxima tarefa é manter o interesse do cliente e garantir a venda.

Em franquias de quiosque parte desse processo não existe já que o consumidor não precisa entrar em lugar nenhum: tudo está ali à sua disposição.

Ainda, por ser um espaço bem menor, o faturamento por m² das franquias de quiosque é maior se comparado com franquia tradicionais.

Maior contato com o cliente

Não existe barreira entre cliente e produto nas franquias de quiosque.

Como tudo está exposto e ao acesso do consumidor, o contato com ele é muito mais prático, facilitando a venda.

Menor investimento

Pessoa entregando papel em branco para outra pessoa

Todas as especificidades sobre o negócio, como metragem da unidade, quantidade dos funcionários, valor do investimento inicial, entre outros, estão na Circular de Oferta de Franquia (COF). Foto: Unsplash

 

No mercado de franquias quanto menor o espaço da unidade menor é o valor do investimento inicial a curto e longo prazo.

As franquias de quiosque ocupam espaços bem menores do que grandes operações. Por isso, geralmente são mais baratas.

No entanto, algumas franquias operam exclusivamente na modalidade quiosque e, por isso, podem ter investimentos mais altos.

Essas e outras informações são apresentadas ao futuro franqueado na Circular de Oferta de Franquia (COF), o documento mais importante para quem pretende investir no franchising. 

Tudo o que você precisa saber sobre sua franquia de quiosque estará nesse documento. Por isso, nada de surpresas durante a operação!

Agora que você já conhece como funcionam as franquias de quiosque e as vantagens desse modelo, clique aqui para conhecer mais opções disponíveis pra negócio.