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Franquias de fast food: conheça as vantagens deste segmento

22 de dezembro de 2020

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Hambúrguer de franquias de fast food

Está pensando em comprar uma franquia de alimentação e ainda não conhece as oportunidades das franquias de fast food? Vem com a gente e descubra as principais vantagens desse segmento.

Vantagens das franquias de fast food 

O mercado de alimentação é um dos mais procurados por quem pretende investir no franchising.

E as franquias de fast food são uma ótima opção para quem quer começar o próprio negócio com segurança já que estamos falando de serviços muito conhecidos pelos consumidores: comprar comida de um jeito acessível e rápido.

Pense em todas as pessoas que trabalham fora de casa e não têm tempo de almoçar, por exemplo. Pronto, são clientes em potencial! 

A correria do dia a dia faz com que cada vez mais pessoas dependam de serviços práticos e confiáveis, até mesmo porque quem está com pressa não tem tempo para experimentar comidas diferentes, não é mesmo?

O melhor é apostar em opções confiáveis e as franquias de fast food têm tudo a ver com isso. 

Seja no café da manhã, almoço ou janta, antes de ir para a academia ou depois de voltar da balada, as franquias de fast food estão presentes em nossa vida e muitas vezes nem nos damos conta.

Tenho certeza que pelo menos uma grande rede de franquia surgiu na sua cabeça quando começou a ler esse texto! 

E aí está a força das franquias de fast food: elas são conhecidas e justamente por isso já contam com uma gama de clientes fiéis. 

Qualidade exclusiva do mercado de franquias 

O franchising oferece uma vantagem única aos investidores: a oportunidade de trabalhar com marcas testadas e aprovadas pelo mercado.

Quando falamos que uma marca é conhecida e automaticamente tem clientes fiéis isso significa que é muito mais fácil abrir uma empresa com essas qualidades do que começar o negócio do zero.

Por mais qualidade que você ofereça em seus serviços ou produtos, será necessário construir a base de clientes um a um.

Mas quando uma pessoa se depara com uma franquia ela não pensa que aquela empresa é do João ou do Antônio, ela pensa que aquela é a marca X.

E ela conhece o serviço da marca X porque ele é o mesmo em qualquer lugar.

Seguir esse padrão é importante porque essa é a base de todo o mercado de franquias: replicar o que dá certo.

Falta de experiência é um problema? 

Não! 

Se você nunca trabalhou com o mercado de alimentação ou se não tem a menor ideia de como administrar uma franquia de fast food, não se preocupe!

O padrão de qualidade oferecido ao clientes também vale para os franqueados.

Antes de colocar a unidade em funcionamento o franqueado recebe um treinamento da franqueadora, passando por todos os pontos importantes desde atendimento ao cliente até controle do estoque.

Não é brincadeira quando falamos que toda franquia segue um padrão! 

O cliente que compra de uma unidade em São Paulo deve ser atendido da mesma forma se estiver no Rio de Janeiro.

Os franqueados recebem o mesmo treinamento, os funcionários também e assim por diante. Assim não tem como errar! 

Além disso, a franqueadora ainda oferece suporte completo a todos os franqueados, ajudando em questões contábeis, jurídicas, administrativas e até disponibilizando serviços de comunicação e marketing. 

Inclusive, esse é um dos motivos que consolidou o mercado de franquias como um grande incentivador do empreendedorismo no Brasil: foi através do franchising que pessoas “comuns” conseguiram começar o próprio negócio transformando algo que parecia impossível em sucesso de mercado.

Mercado seguro e estável

Pizza com azeitonas em cima de uma tábua redonda

Para quem quer segurança, o segmento de Alimentação é uma ótima escolha: faturamento de R$10.854 bilhões durante o 3º trimestre deste ano, segundo a ABF. Foto: Pixabay

 

O segmento de alimentação é o que mais fatura no franchising e segue como um dos mais procurados.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento faturou aproximadamente R$48,4 bilhões em 2019, consagrando-se como líder do mercado de franquias daquele ano.

Ao todo, o mercado de franquias movimentou R$186,755 bilhões no passado com 160.958 unidades em operação pelo país.

Ao que tudo indica, mesmo sendo fortemente atingido pela pandemia, o fato vai se repetir neste ano em questões de faturamento: o segmento de Alimentação faturou R$10.854 bilhões apenas durante o terceiro trimestre de 2020. 

A variação do segmento é de 5,6% de faturamento e 2,6% de unidades, ambas em comparação com o ano anterior.

Os números são atrativos para quem busca um rápido retorno de investimento e alta chances de lucro. Afinal, se alimentar é uma necessidade básica e, por isso, sempre haverá procura por serviços de alimentação.

Opções de investimento em franquias de fast food

Como já era de se imaginar, existem no mercado diversas possibilidades para investir em franquias de fast food.

Desde pratos regionais até internacionais, são opções para diferentes tipos de investidor e também de clientes.

Listamos algumas aqui: 

– Sanduíches 

– Churrasco e grelhados 

– Açaí 

– Sucos e lanches naturais 

– Comida vegetariana 

– Vegan

– Comida japonesa 

– Comida mexicana 

– Sorvetes e iogurtes

Franquias de fast food são sucesso garantido?

Pessoas esperando no balcão de um restaurante de baguetes

O franqueado deve ter comprometimento e foco nos objetivos para garantir o sucesso da unidade. Foto: Pixabay

 

Por mais que o mercado de franquias seja seguro e lucrativo, não é possível oferecer 100% de garantia ao franqueado porque nenhuma operação “se vende sozinha”. 

Mesmo se você investir milhares de reais em uma marca conhecida internacionalmente, a principal responsabilidade estará em suas mãos. 

Muitos investidores confundem altos investimentos com regalias. E é aí que mora o problema!

Não é porque a franquia custa R$500 mil que você vai simplesmente deixar a unidade funcionando sozinha. Toda empresa precisa de gestão, independentemente do tamanho ou do valor.  

Da mesma forma que o empreendedor espera resultados de sua equipe, a franqueadora também cobra resultados dos franqueados. 

É preciso ter em mente que ao adquirir uma franquia você fará parte de algo maior: a reputação da marca depende do desempenho de todas as unidades, e sua operação será incluída nessa equação. 

Por ter investimentos maiores, o retorno de capital das franquias de fast food demora mais tempo para acontecer. 

Analise os números da franquia e veja se para você compensa esperar dois anos, por exemplo, para receber o dinheiro investido. E não esqueça do capital de giro: em franquias de fast food ele é maior, ou seja, é mais um detalhe para ficar atento. 

Depois de colocar essas e outras informações importantes no papel, tome sua decisão com calma e clareza, e saiba que você será parte de um dos pilares da economia brasileira: o franchising!