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Franquias baratas: Conheça os riscos desse modelo

11 de fevereiro de 2020

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Franquias baratas em 2020

Todo mundo sabe que investir no mercado de franquias, de forma geral, exige uma dedicação muito maior do que o esperado. Além de seguir os padrões exigidos pela franqueadora, ainda é necessário que o franqueado acompanhe diariamente todo o processo de funcionamento da franquia. Todas essas determinações existem e devem ser vistas com ainda mais cuidado quando a pessoa resolve investir em uma das franquias baratas.

No segundo trimestre de 2019, foram abertas três novas unidades franqueadas por hora, de acordo com dados apresentados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). As franquias baratas ou microfranquias são modelos de negócios que funcionam através do franchising e que possuem um investimento inferior ao das franquias tradicionais. Esse valor corresponde a, no máximo, R$ 90 mil.

Com as altas taxas de desemprego do País nos últimos meses, muitas pessoas passaram a montar o seu próprio negócio. A Grande maioria sem experiência nessa área e com pouco dinheiro guardado para investir na abertura de uma empresa. Ingressar no mercado de franquias se tornou uma alternativa de garantia de emprego.

Independentemente do valor de investimento inicial, as franquias baratas funcionam da mesma forma que as franquias tradicionais, seguem a mesma lei e possuem diversas obrigações com os franqueados, oferecendo suporte e treinamento adequados para a operação. O padrão adotado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) determina que, o investimento total da franquia é a soma do: Capital para instalação + Taxa de franquia + Capital de giro. Esse investimento geralmente tem um valor mínimo e máximo.

Mas o que é franquia?

A definição da palavra franquia é: um negócio cujo modelo de operação é replicado (copiado ou transferido) para outro ponto comercial, com autorização de quem detém os direitos da marca e criou aquele modelo inicial. Ou seja, franquias são tudo aquilo que envolve gestão, operação e divulgação da empresa, copiado e transferido para uma loja idêntica. Na prática é, se você tem uma franquia de comida, por exemplo, você terá um clone do seu negócio em diversos pontos comerciais.

Franquias baratas: Mercado Mercado de franquias 2020

O levantamento realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), registrou um crescimento de 8% dos negócios classificados como microfranquias de 2017 para 2018. Enquanto em 2017 havia 545 marcas que funcionavam nessa modalidade, no ano de 2018, elas somaram 589. A maior concentração das franquias baratas está entre as redes com 1 a 5 anos e com 6 a 10 anos de atuação no franchising.

As franquias baratas representam atualmente cerca de 18% das marcas que atuam no modelo de franchising no Brasil. O futuro franqueado poderá possuir um salário no fim do mês, além é claro, ter a possibilidade de trabalhar no sistema home based.

O segmento com maior número de modelos de franquias baratas é de Saúde, Beleza e Produtos Naturais.

 

Franquias baratas: Riscos de investir

Os Riscos das franquias baratas

Se você tem um sonho de se tornar empreendedor, é preciso analisar com muito cuidado se é possível, pois não adianta abrir uma franquia barata e depois perceber que ela não traz nenhum lucro para você e ainda está dando dores de cabeça.

O mercado de franchising conta com mais de três mil opções de marcas e existe um leque de franquias baratas e nem sempre a que você escolheu pode ser o melhor negócio. A melhor forma de não correr riscos e armadilhas é sempre investir em conhecimento como recursos humanos, administração, participar de cursos de gestão de negócios, trocar ideias com outros profissionais mais experientes do mercado e sempre circular em eventos e feiras.

Dados da ABF mostram que 15% das unidades de franquias fecham as portas nos primeiros cinco anos de existência, por isso é muito importante estar consciente na hora de adquirir uma franquia barata, pois elas necessitam dos mesmos cuidados que uma franquia tradicional. Dependendo do ramo de atuação, até mesmo cuidados maiores.

Um dos maiores riscos das franquias baratas é acreditar que se compra um emprego, ao investir em um negócio próprio. A franquia demandará ainda mais trabalho do que um emprego, porque o franqueado será o responsável por todo o processo. Isso inclui gestão de pessoas e decisões difíceis que devem ser tomadas no dia a dia.

Em muitos casos, as franquias baratas vão demorar a retornar lucro para o empreendedor, fazendo com que ele precise ter uma reserva de emergência por um período de até um ano. Dessa forma, não é aconselhado usar todo o capital disponível no investimento inicial da franquia.

Uma dica muito importante antes de escolher uma franquia é avaliar todas as opções e os segmentos de franquias baratas. O velho ditado diz: o barato sai caro. Entre os modelos de franquias com baixo investimento há uma variação muito grande, que pode ser de R$ 2 mil a R$ 10 mil, e em alguns casos, compensa muito mais guardar um pouco para investir em uma opção mais rentável. Sempre lembrando que não deve ser utilizado todo o capital disponível nesta fase do investimento.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você reduzir os riscos antes de mergulhar de cabeça e sair comprando uma franquia barata por impulso. Confira abaixo:

 

  1. Retorno de investimento: Já falamos sobre isso, mas é sempre bom reforçar: não ache que você vai abrir a sua loja hoje e no mês seguinte receberá todo o dinheiro investido. A média de retorno do investimento demora entre 12 e 24 meses. Nesses casos é sempre bom contar com uma quantia reserva para superar esse começo mais lento;
  2. Comunicação com a franqueadora: É de fundamental importância estar alinhado na mesma página que a franqueadora. Dessa maneira é mais fácil, assim diminui o risco do negócio dar errado;
  3. Pagamentos extras pela franquia: Analise minuciosamente a COF (Circular de Oferta de Franquias), não pode haver nenhum pagamento extra além daqueles que estão descritos no contrato;
  4. Analise o contrato: Não se encante pelo negócio logo na primeira reunião e já saia assinando o contrato. Análise com cuidado e sempre peça para algum advogado de sua confiança ler o documento, assim você evita cair em uma armadilha;
  5. Concorrência entre as unidades franqueadas: Confira qual a política de regiões da franqueadora e se ela prevê a competição entre unidades da marca. Um dos riscos que passam despercebidos ao abrir uma franquia, é a saturação de mercado;
  6. Localização da unidade: É importante que o franqueado siga as dicas da franqueadora na hora de optar pelo local para abrir sua unidade. As marcas fazem um estudo de campo detalhado e identificam quais os pontos comerciais que trarão bons resultados ao negócio;
  7. Falta de suporte: O auxílio ao franqueado é muito importante. E se essa tarefa não for executada da melhor maneira possível, pode acarretar a falta de sucesso da unidade franqueada;
  8. Lei de franquias: Sempre procure uma marca que tenha boa reputação no mercado. Para ter certeza de que não haverá problemas, consulte a Lei de Franquias que determina que a marca tenha registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI);
  9. Negócios diferentes do mercado: O novo e o diferente sempre atraem as pessoas, mas tenha um pé atrás com esse tipo de negócio. Pesquise e veja se a marca já tem certo tempo de amadurecimento no mercado, para que não ingresse em um negócio que seja sazonal;
  10. Experiência no negócio: Para abrir uma franquia não é preciso ter experiência, mas se o novo franqueado tiver um histórico bacana, com certeza auxilia. Também é importante ressaltar que neste novo negócio, aqueles antigos vícios de gestão podem atrapalhar o andamento da nova empresa, por isso, ao fechar o contrato é preciso seguir à risca as recomendações da franqueadora.

 

Seleção e responsabilidade dos franqueados

Seleção dos franqueados

O namoro entre o futuro franqueado e a franqueadora muitas vezes se inicia em algum evento de franchising. Este é um processo longo e muito importante, que acontece da seguinte maneira:

  • A franqueadora envia todo o material com informações básicas sobre o sistema e solicita os dados do candidato;
  • Analisa o cadastro;
  • Solicita referências;
  • Realiza uma entrevista pessoal;
  • Apresenta o negócio de forma mais detalhada e tira dúvidas;
  • Analisa o perfil;
  • Realizada novas entrevistas do candidato com diferentes profissionais na empresa;
  • Aprova ou não o candidato;
  • Se aprovado, entrega a Circular de Oferta de Franquia e Minuta do Contrato
  • Aguarda a decisão do candidato;
  • Assina o contrato de franquia;

 

Além disso, o franqueado tem algumas responsabilidades importantes, como:

  • Único responsável pelos resultados da franquia;
  • Investir e reinvestir no negócio;
  • Assegurar a gestão com pessoal qualificado e com perfil adequado;
  • Remunerar a franqueadora pelo uso do sistema – pagamento dos royalties;
  • Seguir e preservar as regras do sistema;
  • Contribuir para o aperfeiçoamento do sistema fornecendo feedback para a franqueadora;

 

Tipos de franquias baratas

Conheça os tipos de franquias

O mercado de franquias precisou se adaptar e rever os novos modelos de redução de taxas de investimentos de seus negócios. Em 2018, segundo a ABF, as redes de franquias baratas, tiveram as nomenclaturas revisadas e classificadas em dois tipos:

As microfranquias puras, possuem operações com investimento inicial até R$ 90 mil, e os segmentos com maior número de redes de franquias baratas são: Saúde, Beleza e Bem-Estar, Comunicação e Informática e Eletrônicos. Esses nichos não exigem muitos recursos em estrutura física, portanto os valores de investimento são menores.

Já as microfranquias mistas, englobam as redes que possuem formatos de operação com investimento inicial até R$ 90 mil e formatos com inicial acima do valor estipulado para o teto de microfranquias. Os segmentos com maior número de microfranquias são: Alimentação e Serviços Educacionais. As redes de alimentação investiram em novos formatos, como quiosques e carrinhos. Já as redes de serviços educacionais se dedicaram a plataformas de ensino e distância e domicílio.

Caso queira saber mais sobre como abrir uma franquia barata, fale com um de nossos consultores.

 

A franquia ideal tem que ter o perfil do franqueado   

Separamos ainda algumas dicas para você escolher uma entre as franquias baratas:

  • Estude cuidadosamente o mercado que deseja atuar;
  • Veja as opções de marcas disponíveis e compare as que forem do seu interesse;
  • Defina qual das marcas combina mais com a sua personalidade;
  • Tenha em mente que você terá que investir dinheiro e tempo no negócio;
  • Escolha qual o formato da franquia deseja comprar: home based, quiosque ou loja física

Vale lembrar que o planejamento e a pesquisa são pontos importantíssimos na hora de tomar a decisão de investir em uma franquia barata. Depois que o negócio estiver fechado é só colocar a mão na massa e começar a trabalhar.

 

Investindo no mercado de franquias baratas

Investindo em franquias

Investir em franquias facilita o acesso a ótimos resultados financeiros, pois apresentam um baixo custo inicial e um grande potencial de rendimento em curto prazo de retorno. Porém, existem ótimas razões para investir no mercado de franquias.

Além de todos os motivos que já apresentamos anteriormente para investir em franquias baratas, os empreendedores podem optar por diversos segmentos promissores que apresentaram um crescimento considerável nos últimos anos:

 

  • Alimentação: Se alimentar é uma necessidade básica, por isso, o segmento possui diversas opções de franquias que fazem sucesso no mercado. Os números não mentem, o setor de alimentação é um dos mais pujantes do franchising, e no segundo trimestre de 2019, cresceu 9,7%, em relação ao mesmo período de 2018.
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos: A tecnologia ganhou um espaço imenso dentro do mercado, inclusive no setor de franquias, e o segmento com muitos negócios promissores;
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar: Um dos queridinhos do franchising, o segmento possui demanda o ano inteiro, pois para investir em uma franquia barata do setor, é preciso de um investimento inicial baixo e ainda conta com uma alta lucratividade. Mas esteja sempre atento as vantagens e riscos.
  • Construção e Turismo: A tímida retomada econômica em 2019 aqueceu levemente o varejo da construção e o mercado de turismo. Isso porque ambos os setores trabalham com itens e serviços de valor agregado. As franquias desses setores começam a expandir dentro deste novo cenário econômico.
  • Longevidade: as franquias voltadas para a “melhor idade” são ótimas oportunidades para os empreendedores que ofereçam serviços e produtos exclusivos para este público. As franquias de cuidadores de idosos ou academias para a terceira idade são as grandes tendências de negócios.

 

Conheça as franquias baratas que fazem sucesso no mercado:

Açaí Concept

Franquia Açaí Concept

Com R$ 90 mil é possível abrir adquirir uma franquia da marca. Os futuros franqueados terão a oportunidade de produzir, distribuir e vender o produto para todos o território brasileiro.

 

Brasil Nutri Shop

Franquia Brasil Nutri Shop

A marca oferece uma gama repleta de suplementos alimentares, acessórios esportivos, vitaminas, minerais, alimentos fitness e diversos outros produtos para a saúde e bem-estar. A marca possuí três modelos de franquias, todas dentro da modalidade de microfranquias: Franquia padrão (Investimento inicial de R$ 9 mil); Franquia personalizada: (Investimento inicial de R$ 12 mil) e Franquia máster: (Investimento inicial de R$ 15 mil).Saiba mais sobre a franquia

Brumed

Franquia Brumed

Com sede no interior paulista, a empresa oferece serviços de medicina do trabalho, segurança e higiene do trabalho, com objetivo de proporcionar melhores condições nos ambientes corporativos.Saiba mais sobre a franquia

Campinas Celulares

Franquia Campinas Celulares

Com investimento de R$ 60 mil, a marca oferece todo o conhecimento em assistência técnica de celulares na região metropolitana de Campinas, interior de São Paulo. Saiba mais sobre a franquia

Centro Britânico

Franquia Centro Britânico

Fundada em 1969 e no sistema de franchising desde 2008, a escola de inglês conta com um know-how muito grande no mercado, e tem mais de 30 unidades de franquias nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Saiba mais sobre a franquia

Clube Caramelo

Franquia Clube Caramelo

A franquia nascida no Rio de Janeiro oferece marcas nacionais e importadas de doces, chocolates e biscoitos. Com investimento a partir de R$ 30 mil e uma área mínima de 6m² já é possível abrir uma unidade no modelo quiosque. Para quem deseja uma loja maior, são necessários 15m², e investimento de R$ 55 mil.

 

Cone Pizza

Franquia Cone Pizza

No franchising desde 2005, a marca oferece a tradicional pizza, mas em formato de cones. O menu conta com diversos sabores em cones de massa crocante que ficam prontos na hora.

 

Conectinove

Franquia Conectinove

Com R$ 32 mil já é possível adquirir uma unidade da marca. A franquia atuante no segmento de educação oferece cursos em diversas áreas como: vendas e marketing, logística, segurança do trabalho e gestão empresarial, entre outros.

 

Encontre sua Viagem

Franquia Encontre sua Viagem

Fundada em 2011, a rede de franquias de agência de viagem, oferece soluções completas ao consumidor – desde a compra de passagens até os passeios turísticos que vai realizar no local.

 

Help My Pet

Franquia Help My Pet

No franchising desde 2013, a rede oferece tratamento especializado e personalizado para os animais de estimação em atendimento domiciliar. Localizada em São Carlos, interior de São Paulo, a marca oferece todo o apoio ao franqueado: desde a escolha do ponto até o dia a dia da operação.

 

House Shine

Franquia House Shine

A marca portuguesa de limpeza residencial, oferece um método que apresenta resultado eficaz e ágil. A franquia possui baixo investimento e custo operacional reduzido, além de não ser necessário ter um ponto comercial em local estratégico. O negócio se inicia com uma equipe enxuta e baixos custos administrativos.

 

Lipocenter

Franquia Lipocenter

Há 13 anos no mercado de franchising, a marca oferece tratamento especializado em emagrecimento em geral. A marca faz parte do grupo de franquias baratas e para adquirir uma franquia é preciso desembolsar aproximadamente R$ 60 mil, e o retorno de investimento demora em torno de 6 a 12 meses.

 

Marcenaria do Futuro

Franquia Marcenaria do Futuro

A marca, que trabalha com móveis de alto padrão, oferece dois tipos de modelo de negócios: franquia home, onde o franqueado vai até o cliente e franquia física, onde o franqueado monta um showroom e os clientes vão até a loja.

 

Mr. Beer

Franquia Mr.Beer

Tomar cerveja hoje virou coisa séria. A franquia da marca oferece 200 rótulos de cervejas importadas e nacionais e possui mais de 70 unidades distribuídas pelas cinco regiões do território brasileiro.

 

Mr. Kids

Franquia Mr Kids

Fundada em 1995, quando iniciou suas operações com máquinas de grua com pelúcias – um mercado até então pouco explorado e muito promissor, é uma das pioneiras neste segmento. Com investimento a partir de R$ 18 mil, o franqueado entra no negócio com um número reduzido de máquinas e na medida em que os negócios vão aumentando ele adquire novos equipamentos e consegue abranger outras regiões e clientes.

 

Mr. Pretzel

Franquia Mr. Pretzel

A marca atua na venda do tradicional e gostoso Pretzel (tradicional pão alemão em forme de nó, assado e salgado), oferecido em diversos sabores, doces e salgados, sempre servido quente. Para adquirir um quiosque da marca o investimento inicial é de R$ 85 mil e estão localizados nos corredores dos shoppings centers.

 

Toque Mágicco

Franquia Toque Maggico

A franquia na área de limpeza de estofado, carpetes, sofás e tapetes conta com dois modelos de negócios disponíveis: franquia física e home based, com baixo investimento inicial, a rede oferece todo o suporte completo em todas as etapas do desenvolvimento da abertura da franquia.Saiba mais sobre a franquia

Tutores

Franquia Tutores

A rede nasceu a partir do sonho de um casal de empreendedores e pais que precisavam de ajuda para seus filhos com dificuldades de aprendizagem, mas que não encontraram no mercado brasileiro sistema de educação complementar capazes de ajudar seus filhos no desenvolvimento de seus estudos.

 

Travelmate

Franquia Travelmate

A rede é especializada em viagens de intercâmbio para trabalhar ou estudar no exterior. Com unidades no Brasil e no exterior, a marca conta com modelos de investimentos de R$ 10 mil, e possui quatro modelo de franquias: Express, Premium, Master e Internacional.Saiba mais sobre a franquia

Via Verde

Franquia Via Verde

A marca nascida na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, conta com um mix de 3 mil produtos diferenciados e exclusivos para um público que segue o conceito de bem-estar e uma vida saudável. No mercado de franchising desde 2003, com investimento de R$ 30 mil é possível adquirir uma franquia da marca.

Glossário de franquias

Para os novos no mercado que estão em busca de franquias baratas, é sempre bom conhecer algumas terminologias importantes, além é claro, de saber como funciona cada parte do processo que pode influenciar no dia a dia do negócio. Vem conferir cada termo e seus significados:

  • Franquia: negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido através da sua experiência de atuação no segmento;
  • Franqueadora: proprietária de uma marca e de um formato de negócio que utiliza o franchising como estratégia de expansão;
  • Franqueado: pessoa física autorizada pelo contrato de franquia a operar uma unidade franqueada;
  • Sistema de franchising: sistema formatado pela franqueadora para concessão e administração de franquias e que contempla as regras, normas e padrões para a gestão da rede de franquias;
  • Circular de Ofertas de Franquias – COF: documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising (13.966/19);
  • Taxa de franquia:  é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;
  • Royalties – Taxa Mensal de Franquia: é a remuneração mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora para utilização da marca e do suporte fornecido por ela;
  • Taxa de Propaganda: é a taxa mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora ou a quem ela indicar para contribuição ao fundo de propaganda da rede de franquia.