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Franquia de beleza: conheça 7 marcas para começar o próprio negócio

20 de abril de 2021

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Mulher de olhos fechados com creme marrom sendo aplicado em seu rosto

A franquia de beleza está inserida em um dos segmentos mais promissores do franchising, o de Saúde, Beleza e Bem-Estar. A procura por produtos e serviços focados em oferecer qualidade de vida – seja através da estética ou da medicina – é uma crescente no país, favorecendo o surgimento de negócios na área.

Investir em franquias de beleza permite diversas possibilidades de atuação sendo que o franqueado não precisa necessariamente ser um profissional da área – seu trabalho pode ficar na parte administrativa da unidade, por exemplo.

No entanto, é necessário tomar cuidado com alguns pontos do negócio antes de abrir sua franquia de beleza, como capital disponível para investir e habilidade para lidar diretamente com o público.

Para quem pensa em começar um empreendimento na área, o mercado de franquias oferece todas as ferramentas necessárias para crescer com segurança e registrar resultados positivos com a unidade.

Franquia de beleza: o mercado em números

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás de Estados Unidos, China e Japão, segundo informações da Euromonitor International. 

A instituição prevê que a tendência é tornar os produtos e serviços cada vez mais digitais com o uso de inteligência artificial, aplicativos e “provadores” online. E se as pequenas empresas ainda não têm recursos suficientes para tal, o foco deve ser no atendimento ao cliente. 

As áreas de atuação são amplas e envolvem diversas áreas como:

  • Perfumaria;
  • Depilação facial e corporal (natural ou a laser);
  • Cabelo, sobrancelha, cílios, unhas e maquiagem;
  • Limpeza de pele, massagens relaxantes, drenagens, etc.

No franchising, as franquias de beleza faturaram R$10.797 bilhões durante o quarto trimestre de 2020* (alta de 5,4% em relação ao mesmo período de 2019), ocupando a 2ª posição entre as franquias mais lucrativas do Brasil.

Ao todo, as franquias brasileiras movimentaram R$53.976 bilhões no ano passado, registrando alta de 22,8% mesmo durante a crise.

Tudo indica que o segmento deve continuar em ascensão motivado, principalmente, por novos comportamentos de mercado como serviços express (que não precisam de horário marcado), atendimento a domicílio e e-commerce.

Outra vantagem das franquias de beleza, como mencionamos anteriormente, é a possibilidade de investir no segmento mesmo sem ter experiência na área, característica que vale para qualquer segmento do mercado de franquias.

Assim, o franqueado fica responsável pela parte administrativa do negócio, podendo se concentrar em outros objetivos da unidade como a expansão, por exemplo.

No entanto, isso significa ter que gerenciar funcionários (eles sim profissionais da área), ou seja, a equipe precisa ser qualificada para levar a diante as metas da franquia, oferecendo serviços e produtos de qualidade aos consumidores.

* Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Vantagens de investir em franquias de beleza

Manicure pintando com esmalte as unhas das mãos de cliente em franquia de beleza

Chances reais de crescimento: o franchising oferece a estrutura necessária para que o franqueado aplique o modelo de negócio e tenha uma operação de sucesso. Foto: Unsplash

 

Infraestrutura e know how da franqueadora

Para quem não tem experiência no segmento de estética, poder contar com a infraestrutura e experiência de mercado da franqueadora são fatores que fazem muita diferença nas franquias de beleza.

Ao invés de começar a empresa do zero sem os conhecimentos necessários para escalar o empreendimento, o franqueado já adquire um modelo de negócio pronto para ser aplicado.

A franqueadora entende as necessidades dos consumidores e sabe como atendê-las. Na prática, isso significa escolher produtos de última geração para a unidade e desenvolver as melhores técnicas de atendimento.

Suporte e treinamento

Uma equipe qualificada e bem treinada é um dos pilares da franquia de beleza.

O empreendedor que pretende investir na área deve ter em mente que uma franquia de beleza depende da qualidade do serviço e do bom atendimento para ter sucesso, e mesmo que o franqueado fique apenas nos bastidores cuidando da parte administrativa da unidade, é sua responsabilidade garantir uma boa entrega.

Para ajudar nesse processo, a franqueadora oferece treinamento e suporte constante aos franqueados da rede. Assim, a padronização é mantida em todas as unidades e a excelência dos produtos/serviços continua sendo a mesma, fatores capazes de garantir diretamente o sucesso da operação.

Não é luxo, é necessidade

Muitos empreendedores ficam receosos de investir em franquia de beleza ou no mercado de estética em geral por acharem que essa área está mais sujeita a oscilações e sazonalidades. 

No entanto, o comportamento do consumidor em relação ao mercado de beleza e estética vem mudando consideravelmente. Antes considerado luxo, hoje o investimento em cuidados pessoais é visto como uma necessidade e já faz parte do orçamento de muitos brasileiros. 

Por isso, investir em franquia de beleza é levar essa realidade em consideração: as chances de fidelização são maiores, ou seja, o cuidado com a prestação de serviços deve ser ainda maior!

7 franquias de beleza para começar o próprio negócio

Mulher depilando sobrancelha com técnica de fio

A Wiñk é uma franquia portuguesa especializada na depilação com linha, conhecida como threading, que tira os pelos faciais com fio de algodão. Foto: Unsplash

 

Freshen by One Spa 

Franquia do Grupo One Spa que oferece serviços de depilação a laser. É a primeira marca no mundo a disponibilizar sistema de créditos: o cliente paga pelo serviço que utilizar, sem ficar preso a pacotes pré-definidos, tão comuns em empresas do ramo. 

Investimento mínimo: a partir de R$350 mil

 

Laser Spa 

Maior e mais avançada rede de depilação a laser do Brasil, a Laser Spa possui estrutura de alto padrão e atendimento altamente diferenciado. A franquia é totalmente focada em depilação a laser e utiliza equipamentos de última geração para garantir a eficácia do procedimento e o conforto e segurança dos clientes. 

Investimento mínimo: a partir de R$435 mil 

Taxa de franquia: a partir de R$70 mil 

Capital de giro: a partir de R$70 mil 

Faturamento médio: a partir de R$150 mil 

Prazo de retorno: a partir de 18 meses

 

Maybelline 

Fundada em 1915, a Maybelline criou a primeira máscara para cílios do mundo, produto que ainda é o carro chefe da marca. Reconhecida como a marca número 1 em maquiagem do mundo, a franquia está presente em 90 países e comercializa seus produtos em diversos pontos de venda como quiosques, lojas físicas, farmácias e lojas de departamento. 

Investimento inicial: a partir de R$180 mil

Faturamento médio: R$60 mil 

Prazo de retorno: 18 a 24 meses

 

Provanza

Franquia de cosméticos que une alta tecnologia com os conhecimentos milenares da arte dos chás, a Provanza oferece produtos para cuidados para casa, para o corpo e cabelo, perfumes e maquiagens, além de produtos para o público masculino como colônias, cremes corporais, sabonetes e cuidados com a barba e cabelo. 

Investimento mínimo: R$95 mil (incluindo taxa de franquia e capital de giro)

Faturamento médio: 14% a 18% do valor investido 

Prazo de retorno: 24 meses

Valores estipulados para a modalidade quiosque.

 

The Body Shop 

Fundada em 1976, a The Body Shop oferece produtos de estética e cuidados pessoais naturais, 100% vegetarianos que não são testados em animais. Uma grande característica da franquia é inspirar e conscientizar os clientes para questões ambientais e de direitos humanos, abraçando a causa de conduzir negócios de forma social e ambientalmente responsável. 

Investimento mínimo: R$487 mil (incluindo taxa de franquia)

Capital de giro: R$30 mil 

Faturamento médio: R$83 mil

 

Via Laser 

Franquia de depilação a laser que une os dois principais lasers do mundo: Alexandrite + ND:Yag. A tecnologia utilizada pela Via Laser abrange mais fototipos de pele, e seu sistema de resfriamento torna o procedimento mais seguro e confortável. 

 

Investimento mínimo: a partir de R$700 mil 

Taxa de franquia: a partir de R$100 mil 

Capital de giro: a partir de R$150 mil 

Faturamento médio: a partir de R$180 mil 

Prazo de retorno: a partir de 24 meses


Wiñk 

Fundada em 2007 em Portugal, a Wiñk tem a proposta de revolucionar o cuidado de cílios e sobrancelhas. A marca é considerada uma das especialistas na depilação com linha (threading) que tira os pelos com um fio de algodão, e também realiza procedimentos para sobrancelhas como coloração, pigmentação com henna, microblanding, desondulação e dermopigmentação; e para os cílios com extensão fio a fio, permanente e coloração.  

Investimento mínimo: a partir de R$125 mil

Taxa de franquia: a partir de R$50 mil 

Capital de giro: a partir de R$50 mil 

Faturamento médio: a partir de R$80 mil 

Prazo de retorno: a partir de 12 meses

 

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