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Franchising: Motivos para você investir em uma franquia

30 de março de 2020

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Franchising

Desde seu nascimento, o Franchising, nome em inglês dado ao segmento de Franquias, vem ganhando força em nosso cenário econômico. Hoje os números são bastante expressivos, na casa dos bilhões, mas o que realmente impressiona é que no Brasil, este segmento surgiu há pouco mais de 50 anos.

O modelo americano de fazer negócio teve suas primeiras iniciativas em nosso mercado nos anos 1960, mas o verdadeiro “boom” aconteceu entra as décadas de 1980 e 1990, quando foram criadas a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a Lei de Franquias (Lei n. 8.955/1994); a partir destas criações as redes se profissionalizaram e ganharam ainda mais força.

Em 2019, somente no primeiro semestre, o mercado brasileiro movimentou mais de R$ 84,5 Bi, apresentando um crescimento aproximado de 6,4% com relação ao mesmo período do ano anterior.

Para alcançar números tão expressivos, o Franchising oferece importantes diferenciais para aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, abaixo listamos somente as principais vantagens de investir neste mercado.

  1. Força de marca: uma das maiores vantagens de se investir em uma franquia mora na força que a marca exerce no mercado. Inaugurar uma nova operação, uma nova loja ou um ponto comercial qualquer requer grande esforço de divulgação, captação de clientes e esforço comercial, em todos os sentidos. Quando se opera com uma franquia, parte deste esforço já é exercido pela própria rede de lojas existentes e claro, quanto maior o número de lojas, maior a força exercida no mercado. Este ponto é crucial para o bom desenvolvimento do negócio, uma vez que essa força comercial é o que vai impulsionar o faturamento inicial da nova operação. Ou seja, quem investe em franquia, tem uma ajuda extra para começar a faturar.
  2. Negócios já testados: o franchising tem como principal característica oferecer uma receita quase perfeita para o sucesso e isso só é possível porque antes de abrir dezenas de lojas, as marcas testaram seus modelos de negócios e obtiveram sucesso em suas operações. Para que uma empresa se torne uma franqueadora, ela deve apresentar um histórico de sucesso em suas operações, ou seja, suas lojas devem apresentar lucratividade, seus clientes devem se mostrar satisfeitos e a sociedade também deve se beneficiar pelo crescimento da organização. O franchising oferece menor risco ao investidor quando apresenta um modelo de negócio de sucesso comprovado!
  3. Franqueadora e Franqueados com plano de negócios claro e estruturado: como já vimos, o modelo de franchising, representa a replicação de um modelo de negócio bem-sucedido; todavia não podemos entender que este modelo irá simplesmente se replicar sem uma estratégia clara. É aqui que entra a importância de um plano de negócios claro e bem estruturado. A construção de um plano de negócios é o que vai permitir o crescimento de uma rede saudável e com foco estratégico. Este plano de negócios evidencia os principais diferenciais de cada modelo de negócio e por isso é tão importante para o sucesso de uma rede.
  4. Treinamentos e suporte: além de um modelo de negócios sólido, já comprovado e estrategicamente direcionado, é preciso que seja dito o como coloca-lo em prática. Os treinamentos, capacitações, workshops, eventos todo tipo de suporte, funcionam como o motor que gera bons resultados. Esta transferência de know how é o que possibilita o sucesso das operações franqueadas. Além da entrega de um modelo vencedor, as franqueadoras comprometem-se em capacitar seus parceiros de negócio.
  5. Melhores negociações: já sabemos que a união faz a força; agora vamos entender sob a ótica do franchising, de que forma essa verdade pode ser absorvida. Quando uma franqueadora se propõe a buscar uma negociação junto a um fornecedor, esta tem melhor poder de barganha pois trata dos interesses de diferentes operações e muitas vezes de um volume bastante expressivo. O foco do modelo de negócio de franquias é, além de entregar uma receita de sucesso, apoiar o franqueado em todos os aspectos de seu dia a dia.
  6. Estratégias de marketing: vai muito além da venda. Uma estratégia de marketing construída de forma competente, envolve a criação de uma imagem positiva sobre o modelo de negócio de uma empresa. Em se tratando de redes de franquias este tópico é ainda mais importante uma vez que a estratégia escolhida gera impacto em uma rede de lojas, escolas e pontos comerciais de diversos parceiros de negócio. O marketing é um dos mais importantes pilares de um negócio pois representa a forma com a empresa se comporta e se relaciona com o mercado, no franchising percebe-se um foco estratégico de ações, o que impulsiona os negócios locais e gera melhor resultado de forma global.
  7. Planejamento de investimento inicial assertivo: uma dúvida muito comum para novos empreendedores é acerca do quanto vão investir na operacionalização de um novo negócio. Por muitas veze não se tem ideia concreta do investimento a ser feito em uma nova loja, e esse pode ser um erro fatal. No modelo de franchising, o novo empreendedor conhece seus reais custos, sabe quanto vai gatar e o mais importante de tudo, onde deve investir seu dinheiro para que sua operação tenha o melhor resultado possível.
  8. Investimento em pesquisa, desenvolvimento e novos produtos: diferentemente de uma operação isolada, o modelo de rede de franquias possibilita o constante desenvolvimento de novas estratégias, ferramentas e produtos. Não só pela força econômica gerada por uma massa de empreendedores agindo de forma unida, mas também pelo ganho de conhecimento trazido pelos próprios franqueados. O modelo de franchising possibilita o desenvolvimento de um modelo de negócio cada vez mais competitivo pois conta também com o know-how de todos os envolvidos nas operações das unidades da rede.
  9. Independência jurídica e financeira: além de contar como todo o apoio de uma empresa experiente, o empreendedor ainda poderá ter certa autonomia. Apesar de não ser total, o franqueado tem determinada liberdade para operar sua unidade franqueada, de acordo com suas próprias diretrizes. Ou seja, o modelo oferece apoio, estratégia e ainda possibilita liberdade de gestão.

O modelo de franquias vem ganhando força e relevância a cada dia no Brasil e no mundo, e hoje, existem centenas de redes dos mais diferentes mercados. Um dos mais rentáveis é o da educação, em especial o segmento de cursos de idiomas.

A rentabilidade média do segmento supera a casa dos 20%, mas algumas redes podem apresentar números de brilhar os olhos, como é o caso da rede iW Inglês em Enrolação, onde segundo alguns franqueados, a rentabilidade da operação pode chegar a superar os 30%. A alta rentabilidade da marca tem como base 7 pilares principais:

  1. Projeto personalizado: o franqueado pode optar pelo tamanho da escola que será aberta, isso auxilia e MUITO no momento de fazer o investimento e diminui o risco da operação.
  2. Taxa de propaganda abaixo do mercado e resultados eficientes na divulgação da marca: a marca trabalha com taxas de propagando abaixo do que é praticado pelo mercado e ainda compensa o resultado do menor investimento com a efetividade de suas ações.
  3. Baixo custo de implantação e manutenção, proporcionando excelente rentabilidade do capital investido: a estrutura de custos proposta é enxuta e funcional o que permite a otimização dos investimentos feitos por parte do franqueado.
  4. Treinamentos constantes: a iW tem uma forte política de excelência, o que contribui para o melhor resultado de todas as lojas franqueadas.
  5. Treinamento de professores segundo os princípios iW Inglês Sem Enrolação, garantindo uniformidade de ensino: além de treinamentos de gestão do negócio, a iW tem como fundamento a uniformidade e qualidade do ensino, o que preserva o DNA de uma escola voltada para o melhor resultado do seu aluno.
  6. Disponibilidade de praças: um dos pilares mais importantes de um negócio, seja ele qual for, é acerca de sua localização. Uma boa “praça” é quase ponto definitivo para um negócio de sucesso. A iW iniciou sua expansão ainda recente, o que significa que as melhores praças, ou seja, aquelas de melhor potencial ainda estão disponíveis.
  7. Metodologia exclusiva, com princípios inovadores, o que garante diferencial competitivo: por fim, ressalta-se a qualidade da metodologia oferecida. Por ser uma escola/rede focada em resultado para seus alunos, a iW tem como foco entregar o melhor serviço possível, por um preço justo de mercado.

A escolha de um parceiro de negócios nunca foi simples, especialmente em se tratando de frachising, mas vale a pena o tempo investido em conhecer de forma profunda o parceiro de negócio antes de concretizar qualquer contrato.

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