Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Como Surgiu

6 de maio de 2013

Compartilhe

Embora certos arranjos e práticas que deram origem ao Sistema possam ser rastreados até muito antes disso (alguns historiadores afirmam que o conceito nasceu na Idade Média, quando a Igreja Católica – e, mais tarde, os monarcas – passaram a conceder licenças ou Franquias a senhores de terras e outras pessoas para que, em seu nome, coletassem impostos e taxas), o Franchising, tal como o conhecemos hoje, surgiu nos Estados Unidos por volta de 1851 ou 1852, quando a Singer Sewing Machine Company, (fabricante de máquinas de costura de que o leitor já deve ter ouvido falar), sediada na região da Nova Inglaterra, resolveu outorgar várias licenças de uso de sua marca e de seus métodos de operação a comerciantes interessadosem revender seus produtos em lojas exclusivas situadas em cidades e vilarejos de todos os tamanhos e localizadas nos mais diversos estados da federação norte-americana.

Alguns anos mais tarde, em 1898, foi a vez da General Motors iniciar a utilização do sistema para expandir a rede de pontos de venda dos carros que produzia, criando o conceito de negócio que mais tarde veio a ser chamado de Concessionária de Veículos. Até então, os carros e outros veículos eram vendidos diretamente pelas empresas montadoras aos consumidores.

Em 1899, a Coca-Cola criou a primeira Franquia de Produção (também chamada Franquia de Fabricação) de que se tem notícia, passando a outorgar licenças para empresários e grupos empresariais interessados em produzir e comercializar seus refrigerantes no âmbito de áreas geográficas definidas por contrato, mais ou menos nos moldes do que faz até hoje, no Brasil e em outros países.

A partir do início do século XX, o uso do Franchising se difundiu nos Estados Unidos. Em 1917, por exemplo, surgiram as primeiras Franquias de mercearias ou mercados de vizinhanças (as chamadas “grocery stores”), que depois evoluíram para supermercados. Em 1921, foi criada a primeira Franquia de serviços puros de que se sabe: a da locadora de veículos Hertz.

Em 1925, surgiu a primeira Franquia de fast-food, a A&W. E nos anos 1930 foi a vez das companhias de petróleo partirem para a adoção do sistema, convertendo em Franquias os postos de revenda de combustível que operavam diretamente e autorizando oficinas de reparos a colocarem suas marcas nas respectivas fachadas e a revender a gasolina, os lubrificantes e demais itens que produziam e distribuíam.

A partir dos anos 1930, o Franchising se tornou cada vez mais popular como método para a criação e expansão de redes de negócios dos mais variados ramos da economia norte-americana.

Evento Pizzada de Negócios