Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Como prevenir acidentes no home office?

7 de outubro de 2020

Compartilhe
Prevenção Acidentes

A prevenção de acidentes e de doenças relacionadas a algum tipo de trabalho ou atividade deve ser pensada em todos os momentos.

Geralmente, o local de trabalho sempre foi onde passamos a maior parte do nosso tempo. Sem perceber e sem atentar para a prevenção, acabamos expostos aos riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Dentro de uma indústria é mais fácil identificar os riscos de acidentes, pois existem os profissionais de segurança do trabalho e também a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que se preocupam com a prevenção.

No entanto, em empresas menores (dentro de um escritório, por exemplo), as atitudes prevencionistas são mais escassas. As pessoas que não são da área de segurança do trabalho encontram dificuldades em fazer a prevenção no ambiente de trabalho de forma correta e eficaz.

 

Mas e agora que grande parte das empresas adotou o home office?

O crescimento de um movimento que permite aos funcionários trabalhar de casa, uma evidente tendência que se percebia mesmo antes da pandemia, foi acelerado pela necessidade do isolamento social.

No entanto, a urgência na implantação dessa nova realidade impediu muitas empresas de dar condições ideais a seus colaboradores para que trabalhassem em casa.

Assim, mais do que nunca é importante informar e reforçar a importância de medidas de prevenção a acidentes e a doenças ocupacionais.

 

Como aplicar essas medidas em casa?

Um bom exemplo está na ergonomia. A postura do corpo em relação à cadeira, à mesa de trabalho e ao computador geralmente é incorreta. Sem perceber, muitos profissionais se sentam em cadeiras desajustadas, na maioria dos casos, por não saberem regular a altura da cadeira e do encosto de forma a manter as pernas em uma posição adequada, a coluna ereta e os braços apoiados sobre a mesa.

A regulagem de altura dos monitores e um acessório para manter os pés apoiados (quando necessário), são simples atitudes prevencionistas que podem evitar danos à saúde do trabalhador e desconforto durante suas atividades profissionais.

Outros cuidados que podem ser adotados são: a inutilização e a substituição de móveis quebrados ou que não possuam regulagens, a limpeza e organização do local de trabalho, o armazenamento correto de produtos e materiais de limpeza, assim como os cuidados com pisos molhados ou escorregadios.

Para saber mais sobre Saúde e Segurança do Trabalho, acesse: https://franquia.com.br/franquia/brumed/