Como lidar com os desafios da gestão de uma franquia

Iniciar um empreendimento com uma  marca consolidada pode ser mais seguro do que se aventurar no ramo dos negócios e planejar um empreendimento sozinho. Porém, mesmo com toda a ajuda de uma boa franqueadora, gerenciar uma franquia tem seus desafios, e há erros comuns que podem atrapalhar o sucesso do negócio.

 

O BPO (Business Process Outsourcing) é uma solução eficaz no mercado para resolver tarefas de gerenciamento. O sistema BPO é basicamente, a prática de terceirizar processos de um negócio.

O BPO é direcionado para pequenas e médias empresas e promete solucionar diversos problemas de gerenciamento do negócio ao passar para profissionais especializados, tarefas de back office, como gestão financeira, recrutamento, seleção de funcionários e contabilidade fiscal. Com isso, o sistema consegue otimizar a rotina de trabalho do empreendedor.

 

Confira os principais problemas que afetam o sucesso das franquias e descubra como o BPO pode ajudar a solucioná-los, possibilitando que seu negócio deslanche.

 

O franqueado se perde nas tarefas administrativas

Perder-se em meio a tarefas de administração do negócio é bastante comum e, embora manter essa parte organizada seja imprescindível para o bom desenvolvimento da franquia, o franqueado não pode deixar de lado atividades vitais, como prospectar clientes e fechar novos negócios. Através do BPO, esse problema é resolvido de forma simples e barata, sem exigir a contratação de novos funcionários, trabalho redobrado e horas extras. A plataforma de serviços compartilhados ajuda a eliminar da rotina do franqueado as tarefas administrativas, abrindo espaço para que ele se dedique ao que realmente importa.

 

O mesmo funcionário realiza várias funções na empresa

É possível acabar com o acúmulo de funções dentro de um negócio e com a grande carga de trabalho ao investir no BPO. O serviço fica responsável por parte da gestão do negócio, administrando áreas como recursos humanos, contabilidade e gestão de contratos, além de cuidar das contas que precisam ser pagar e as que precisam ser faturadas. Assim, é possível acabar com a necessidade de colaboradores com múltiplas funções, garantindo um serviço mais especializado e de qualidade.

 

O gerenciamento financeiro está confuso

É muito comum acontecer de o investidor se lançar no mercado de franquias e, ao realizar as tarefas de gerenciamento financeiro, se perder no controle de pontos importantes – especialmente entre empreendedores de primeira viagem.

Com o BPO, o setor financeiro do negócio é contemplado pelos serviços oferecidos. Todas as rotinas de administração de recebíveis e pagamentos a fornecedores ou ao franqueador, acontecem por meio de um fluxo de informações e autorizações. A tecnologia garante pontualidade e precisão na gestão do fluxo de caixa, gestão de documentos financeiros, emissão de relatórios e análise de indicadores de desempenho.

 

Tecnologia é um problema constante

Além de desenvolver habilidades necessárias para administração e gestão do negócio, estar à frente de uma franquia exige que o empreendedor tenha conhecimentos em tecnologia.

Apostar na plataforma certa, que seja prática e capaz de potencializar o gerenciamento da franquia, é um dos segredos para o sucesso de um negócio.

Nesse sentido, os sistemas de BPO podem oferecer gestão de tecnologia de informação de forma eficiente e constante. Com isso, é possível garantir, por exemplo, indicadores de TI apurados, manutenções preventivas e gestão de projetos.

 

Cuidar da equipe de funcionários é uma dor de cabeça

A terceirização de processos de um BPO dispensa a contratação de uma equipe numerosa – o empreendedor precisará apenas de uma equipe enxuta para a rotina do negócio. Assim, não é necessário a contratação de funcionários para estruturar departamentos de RH ou de controladoria.

Além disso, o centro de compartilhamento de serviços permite a gestão de benefícios, folha de pagamento e administração de pontos dos funcionários ativos, o que ajuda a otimizar a gestão da equipe no dia a dia do trabalho.

 

Fonte: Guia Franquias de Sucesso 

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