Como lidar com os desafios da gestão de uma franquia

13 de abril de 2018

Compartilhe

Iniciar um empreendimento com uma  marca consolidada pode ser mais seguro do que se aventurar no ramo dos negócios e planejar um empreendimento sozinho. Porém, mesmo com toda a ajuda de uma boa franqueadora, gerenciar uma franquia tem seus desafios, e há erros comuns que podem atrapalhar o sucesso do negócio.

 

O BPO (Business Process Outsourcing) é uma solução eficaz no mercado para resolver tarefas de gerenciamento. O sistema BPO é basicamente, a prática de terceirizar processos de um negócio.

O BPO é direcionado para pequenas e médias empresas e promete solucionar diversos problemas de gerenciamento do negócio ao passar para profissionais especializados, tarefas de back office, como gestão financeira, recrutamento, seleção de funcionários e contabilidade fiscal. Com isso, o sistema consegue otimizar a rotina de trabalho do empreendedor.

 

Confira os principais problemas que afetam o sucesso das franquias e descubra como o BPO pode ajudar a solucioná-los, possibilitando que seu negócio deslanche.

 

O franqueado se perde nas tarefas administrativas

Perder-se em meio a tarefas de administração do negócio é bastante comum e, embora manter essa parte organizada seja imprescindível para o bom desenvolvimento da franquia, o franqueado não pode deixar de lado atividades vitais, como prospectar clientes e fechar novos negócios. Através do BPO, esse problema é resolvido de forma simples e barata, sem exigir a contratação de novos funcionários, trabalho redobrado e horas extras. A plataforma de serviços compartilhados ajuda a eliminar da rotina do franqueado as tarefas administrativas, abrindo espaço para que ele se dedique ao que realmente importa.

 

O mesmo funcionário realiza várias funções na empresa

É possível acabar com o acúmulo de funções dentro de um negócio e com a grande carga de trabalho ao investir no BPO. O serviço fica responsável por parte da gestão do negócio, administrando áreas como recursos humanos, contabilidade e gestão de contratos, além de cuidar das contas que precisam ser pagar e as que precisam ser faturadas. Assim, é possível acabar com a necessidade de colaboradores com múltiplas funções, garantindo um serviço mais especializado e de qualidade.

 

O gerenciamento financeiro está confuso

É muito comum acontecer de o investidor se lançar no mercado de franquias e, ao realizar as tarefas de gerenciamento financeiro, se perder no controle de pontos importantes – especialmente entre empreendedores de primeira viagem.

Com o BPO, o setor financeiro do negócio é contemplado pelos serviços oferecidos. Todas as rotinas de administração de recebíveis e pagamentos a fornecedores ou ao franqueador, acontecem por meio de um fluxo de informações e autorizações. A tecnologia garante pontualidade e precisão na gestão do fluxo de caixa, gestão de documentos financeiros, emissão de relatórios e análise de indicadores de desempenho.

 

Tecnologia é um problema constante

Além de desenvolver habilidades necessárias para administração e gestão do negócio, estar à frente de uma franquia exige que o empreendedor tenha conhecimentos em tecnologia.

Apostar na plataforma certa, que seja prática e capaz de potencializar o gerenciamento da franquia, é um dos segredos para o sucesso de um negócio.

Nesse sentido, os sistemas de BPO podem oferecer gestão de tecnologia de informação de forma eficiente e constante. Com isso, é possível garantir, por exemplo, indicadores de TI apurados, manutenções preventivas e gestão de projetos.

 

Cuidar da equipe de funcionários é uma dor de cabeça

A terceirização de processos de um BPO dispensa a contratação de uma equipe numerosa – o empreendedor precisará apenas de uma equipe enxuta para a rotina do negócio. Assim, não é necessário a contratação de funcionários para estruturar departamentos de RH ou de controladoria.

Além disso, o centro de compartilhamento de serviços permite a gestão de benefícios, folha de pagamento e administração de pontos dos funcionários ativos, o que ajuda a otimizar a gestão da equipe no dia a dia do trabalho.

 

Fonte: Guia Franquias de Sucesso