A negociação do ponto comercial

Na hora de investir em uma franquia existe a preocupação coma busca da melhor atividade, seja franquia ou negócio próprio, a busca do local adequado para a implantação do negócio, contudo, muitos se esquecem de fazer a negociação adequada do ponto comercial.

 

Existem muitos cuidados que o franqueado deve ter, porém, mesmo que tais cuidados sejam adotados, não é possível uma garantia de que o negócio terá o sucesso desejado.

Um dos primeiros cuidados é a busca de um ponto em local adequado, e com as características necessárias. Normalmente a busca do ponto cabe ao franqueado, até porque, ele que conhece e/ou reside na região onde pretende implantar a loja, e por isso, conhece melhor a região, o poder aquisitivo da população, a aceitação do produto ou serviço pela população da região, entre outros.

Em se tratando de uma operação de franquia, normalmente as franqueadoras apresentam aos seus franqueados as características necessárias para o estabelecimento comercial (como por exemplo, a necessidade de vagas para estacionamento de veículos, local para carga e descarga, tamanho da frente, se o local é atendido por transporte coletivo – ônibus ou metrô, a localização, o tamanho e outros), sendo que em alguns casos, pode inclusive haver auxílio na busca desse ponto.

 

Escolhido o ponto, deve ser iniciada a negociação junto ao proprietário do imóvel. Destacamos aqui pontos fundamentais para essa negociação:

 

  • verificação da área onde se encontra o imóvel (lei de zoneamento), para saber se a atividade pretendida é autorizada no local (Habite-se e Alvará). É importante lembrar que o empresário precisará de alvará de funcionamento para inaugurar sua loja, e este alvará não será liberado caso o local não comporte a atividade que se pretende exercer;
  • verificação do estado de conservação do imóvel, avaliando as reformas que serão necessárias ao ponto;
  • verificação das obras que serão necessárias, com as negociais de carências necessárias (carência de aluguel para o período em que o ponto estiver em obras e inoperante, carência de aluguel caso seja necessária alguma obra que acabe valorizando o imóvel, etc);
  • negociação de aluguel de forma que fique compatível com a operação que se pretende implantar no local, e com o faturamento e custos que se esperam;
  • negociação sobre bens que venham ser instalados no imóvel, tais como máquinas de ar condicionado, exaustores, entre outros, e ainda sobre a possibilidade de retirada dos mesmos depois de terminado o prazo de locação;
  • verificação de ações judiciais que possam afetar o imóvel;
  • contrato de locação escrito, que deverá prever tudo que for negociado entre as partes, e o qual deve ser firmado entre as partes envolvidas. É recomendável que o contrato de franquia seja firmado por um prazo de cinco anos, para que um dos requisitos para a ação renovatória seja cumprido.

 

Não existe garantia para a escolha correta do ponto comercial, afinal, ainda que se trate de um ponto perfeito, uma série de fatores podem ocorrer ao longo da operação da loja que podem afetar o fluxo de consumidores, entre outros. Contudo, se não houver um processo adequado no momento da escolha e contratação, as chances de erro no momento da escolha serão elevadíssimas.

 

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