Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

Como abrir uma franquia com pouco investimento?

24 de fevereiro de 2021

Compartilhe
Banner como abrir uma franquia com pouco investimento

Por si só, o modelo de negócio de franchising já é uma oportunidade para quem quer empreender, e não exige um capital inicial dos maiores. Hoje, há uma grande diversidade de franquias em vários setores e tipos de rede. Os modelos já são testados e oferecem pouco risco. Então, se você quer abrir o seu negócio por meio de uma franquia e tem pouco dinheiro para investir, esse post foi feito para você!

1 – Pesquise antes de tudo

Não é porque as franquias apresentam baixo risco que você não deve estudar tudo sobre o negócio e o mercado onde ele está inserido. Você não está livre de passar por épocas turbulentas e de menor demanda, como acontece com qualquer empresa.

Sendo assim, mesmo que você vá escolher uma franquia de investimento inicial baixo, pesquise tudo sobre a rede e o segmento de mercado dela para empreender com tranquilidade e segurança.

2 – Planeje-se

Você precisa ter um plano de negócio de qualidade para aproveitar ao máximo os recursos, reduzir custos e aumentar a produtividade da sua franquia. Tenha atenção também às políticas e regras da rede para evitar dores de cabeça. Essas regras podem ser conferidas na Circular de Oferta da Franquia (COF).

Outra boa ideia é perguntar para quem já é franqueado da rede sobre as vantagens e eventuais dificuldades de tocar o negócio e se relacionar com a matriz. Então não se esqueça, planejamento aliado ao diálogo é uma ótima maneira de evitar surpresas e de potencializar o seu negócio.

3 – Não gaste sem necessidade

Hoje em dia, sabe aproveitar todos os recursos, sem desperdício, é uma prática indispensável. Quando as finanças vão mal, seu dinheiro vai pelo ralo mesmo que você não perceba inicialmente. E quando se der conta, pode ser tarde demais.

Evite chegar a esse ponto passando um pente fino nos processos de empresa para identificar os gastos desnecessários. A partir daí, comece a realizar negociações com os fornecedores para chegar a um denominador comum entre os melhores valores.

4 – Avalie o investimento necessário para abrir uma franquia

Não atente apenas para o capital inicial quando for abrir a sua franquia. Levante também o que você precisa para a manutenção e o dia a dia da empresa.

Além da quantia inicial de investimento, costuma haver também cobranças de taxas e royalties. Tenha ao menos o dobro do valor do capital inicial para eventos emergenciais e faça uma planilha com todos os futuros gastos, como empregados, equipamentos, impostos, tributos, aluguel e assessoria jurídica.

 

Chegamos ao final do post e pudemos compartilhar dicas de como abrir o seu negócio em franquia sem gastar muito. O mercado é concorrido e temos uma ótima notícia para você. A rede Fábrica de Bolo, além de fazer parte do segmento que mais cresce no Brasil, não cobra taxas como a de royalties! Que tal fazer parte dessa família?