Anúncio

PUBLICIDADE

Encontre as melhores franquias para o seu perfil

As melhores franquias do Brasil

13 de fevereiro de 2020

Compartilhe
As melhores franquias de 2020

O Brasil é um dos países mais consolidados no mundo do franchising e isso faz com que as melhores franquias do mundo estejam aqui, tanto nacionais quanto internacionais.

A maneira mais tradicional de virar um empreendedor é investir no mercado de franquias. Mas, para isso não adianta ter somente o valor inicial de investimento, é preciso seguir algumas regras que a rede franqueadora disponibiliza para que a unidade franqueada dê bons resultados.

Antes de comprar uma das melhores franquias, é necessário analisar e estudar cuidadosamente o mercado e escolher uma rede na qual você se identifique. Para ajudar os futuros empreendedores, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), criou há 30 anos, o Selo de Excelência de Franchising (SEF), que nada mais é do que um indicador de excelência dada à empresa franqueadora por seus parceiros, ou seja, pelos próprios franqueados. São eles, que respondem a pesquisa e avaliam a marca. Através da pontuação obtida por ela, ratificam a chancela entregue pela ABF.

 

Categorias do Selo de Excelência de Franchising

Até o ano de 2018, o Selo de Excelência de Franchising reconhecia as melhores franquias do Brasil em três categorias – Pleno, Sênior e Máster. Mas em 2019, a Associação entendeu que era preciso criar uma categoria, a Mega, definida como as marcas com no mínimo 100 franqueados, 200 unidades em operação e que atua no segmento de franchising há aproximadamente 15 anos. A partir dessa definição, foi possível readequar o posicionamento das maiores e mais tradicionais redes de franquias do mercado brasileiro com a chancela do SEF.

Com a inclusão da nova categoria Mega, o Selo de Excelência passa a ser dividido em quatro nichos:

Pleno: redes de franquias com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e dois anos de funcionamento no mercado;

Sênior: marcas que possuem acima de 15 franqueados, de 30 operações e ao menos 5 anos atuando no segmento do franchising;

Máster: redes que contam com no mínimo 30 franqueados, 60 unidades e que operam no setor há mais de 10 anos;

Mega: redes que contam com no mínimo 100 franqueados, 200 unidades e que operam no setor há mais de 15 anos;

 

Antes de conhecermos as melhores franquias do Brasil é importante entender como funciona a metodologia do Selo de Excelência de Franchising. Como já explicamos no início do texto, a pesquisa do SEF tem como objetivo avaliar, através da visão do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca desde o processo de seleção do franqueado até o retorno do investimento, passando por outros itens importantes.

A pesquisa de satisfação atual conta com 21 perguntas, agrupadas em cinco índices de performance – global, econômica, operacional, relacionamento e sustentabilidade, sendo que, cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após a análise de cada resposta ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro, dessa maneira a franqueadora poderá ser chancelada e receber o SEF. Em 2019, a ABF recebeu 277 inscrições e 231 marcas conquistaram a chancela nas quatro categorias.

Aqui selecionamos as melhores franquias para você investir, confira:

5àsec

Franquia 5asec

Considerada uma das melhores franquias no segmento de lavanderias, está no Brasil desde 1994 e a operação nacional conta com mais de 430 lojas em todo território brasileiro, o que garantiu a liderança mundial em número de lojas e faturamento.

 

ArcelorMittal

Franquia ArcelorMittal

Empresa mundial fabricante de aço, está no mercado desde 2017, oferece um mix de produtos que são vendidos em home centers e loja online, priorizando o conceito Omnichannel.Saiba mais sobre a franquia

Arezzo

Franquia Arezzo

A marca foi fundada em 1972 e hoje é uma das maiores marcas de varejo de calçados femininos da América Latina, reunindo alta qualidade e design contemporâneo em seus produtos.

 

Bibi

Franquia Bibi

Presente em mais de 25 estados brasileiros, a marca é uma das principais na fabricação de calçados infantis desde 1949. Exporta seus produtos e design para mais de 60 países.

 

Casa Bauducco

Franquia Casa Bauducco

Já conhecida no mercado pelos deliciosos produtos da marca Bauducco, a rede nasceu em 2012 com a ideia de aproximar a tradicional empresa familiar ao seu público.

 

Caverna do Dino

Franquia Caverna do Dino

Mais de 40 lojas espalhadas pelo território brasileiro, a marca proveniente do sul do País oferece enxoval de bebê e moda infantil. A rede garante todo o apoio ao franqueado, desde a locação até o projeto arquitetônico do ponto de venda.

 

China in Box

Franquia China In Box

Inspirado nos restaurantes deliveries de comida oriental dos EUA, a marca é uma das mais consolidadas do mercado brasileiro, com mais de 150 restaurantes, além de compartilhar a gestão com outras redes criadas pelo seu fundador, como a Gendai.

 

Chilli Beans

Franquia Chilli Beans

A marca fashion de óculos foi fundada pelo empreendedor Caito Maia ainda nos anos 90. Hoje, é considerada uma das redes mais conceituadas do franchising, por oferecer produtos de qualidade a preço acessível para a população. A marca conta com 600 pontos de vendas incluindo o Brasil e países da Europa, EUA, América do Sul, México, Kuwait e Abhu Dabi.

 

Espaço laser

Franquia Espaço Laser

A depilação a laser é sinal de bem-estar para homens e mulheres. A marca nascida em São Paulo começou a fazer tanto sucesso que o fundador procurou a SMZTO Holding para a expansão. A holding é comandada pelo empresário José Carlos Semenzato, que está no mercado há mais de 20 anos e tem amplos conhecimentos sobre o assunto.  Além disso, a marca tem como sócia e garota propaganda a apresentadora Xuxa Meneghel.

 

Gloria Coelho

Franquia Gloria Coelho

A marca da conceituada estilista brasileira Glória Coelho, está localizada em lojas de rua que proporcionam um atendimento diferenciado e ajustes personalizados para as peças de seus clientes. Destinada a um seleto público, a marca conta com opção de negócio para lojas de rua e de shopping. Saiba mais sobre a franquia

Havaianas

Franquia Havainanas

As lojas das sandálias mais famosas do mundo foram idealizadas para oferecer aos consumidores uma experiência de compra completa. As havaianas são exportadas para mais de 120 países.

 

Imaginarium

Franquia Imaginarium

Desde 1991 no mercado, a marca é reconhecida como uma das empresas que oferece aos seus consumidores presentes criativos e inovadores, antecipando conceitos e tendências.

 

Kitchens

Franquia Kitchens

Há 55 anos no mercado, a marca de mobiliário de cozinhas conta com mais de 17 lojas em todo o território brasileiro e uma fábrica localizada em Guarulhos, região da Grande São Paulo na qual são utilizados programas exclusivos para produzir as peças.Saiba mais sobre a franquia

Kopenhagen

Franquia Kopenhagen

Com mais de 300 lojas presentes nos principais shoppings e centros de compras em todo o território brasileiro, a marca conta com um investimento inicial para abrir um quiosque a partir de R$ 200 mil. Já a loja completa tem um custo de implantação inicial de R$ 400 mil. A franqueadora, no entanto, ressalta aos novos franqueados que tenham uma disponibilidade financeira maior para custear o capital de giro e a compra dos produtos. Para abrir uma loja, é preciso comprovar a quantia de R$ 700 mil, e para o quiosque de R$ 450 mil.

 

Maybelline

Franquia Maybelline

Fundada em 1915, o primeiro produto lançado foi uma máscara de cílios, que ainda permanece como o principal produto da marca. A partir daí, os demais produtos foram se tornando cada vez mais populares nos EUA, atraindo a atenção de grandes empresas, até que foi comprada pelo grupo L´Oreal em 1996. No Brasil, o formato de venda de maquiagem no varejo, com lojas de marca, conta com uma forte expansão. Atualmente a rede está presente em 90 comercializando seus produtos em diversos pontos de venda.Saiba mais sobre a franquia

Megamatte

Franquia Megamatte

Com mais de 150 lojas em 6 estados brasileiros, a marca surgiu com a proposta de alimentação saudável de qualidade, com preço justo. A marca possui o famoso mate, que é preparado de forma artesanal em cada loja. Todos os benefícios da bebida são mantidos.

 

Morana

Franquia Morana

A marca criada pelo Grupo Ornatus está no mercado há quase 20 anos e conta com 300 lojas em operação. O portfólio da rede apresenta acessórios femininos com qualidade e versatilidade. Recentemente, a marca criou um modelo “light” ideal para cidades entre 70 mil e 200 mil habitantes, que necessita de um público com grande poder aquisitivo.

 

McDonald´s

Franquia Mc Donald's

Cotada entre as melhores franquias, a rede tem mais de 33 mil restaurantes e está presente em quase 120 países.

 

Mr.Cat

Franquia Mr.Cat

Desde 1987 no sistema de franquias, a marca de calçados e acessórios em couro conta com um investimento de R$ 300 mil para abrir uma franquia. Presente em todo o território brasileiro, a rede oferece todo o suporte ao futuro franqueado da marca.Saiba mais sobre a franquia

Óticas Carol

Franquia Oticas Carol

Os óculos passaram ser considerados acessórios de moda e também algo que possa ajudar a aumentar a beleza do consumidor. A rede tem 1143 lojas.

O Boticário

O Boticário

Há mais de 35 anos no sistema de franchising, a rede está entre as melhores franquias para investir no mundo das perfumarias e dos cosméticos.

 

Pizza Crek 

Franquia Pizza Crek

A rede nasceu em 2016 e já tem 52 unidades em funcionamento no Brasil e 4 unidades nos Estados Unidos. O diferencial é a receita da massa que, como o próprio nome sugere, é diferente da pizza convencional, por ser crocante. Com um conceito de pizza individual, a rede garante que o sabor e experiências são únicos.Saiba mais sobre a franquia

Ragazzo

Franquia Ragazzo

A rede pertence ao mesmo grupo do Habib`s e serve coxinhas, massas, lasanhas, pizzas e um menu completo com massas. Além disso, oferece opções de drive-thru, viagem e delivery.

 

Sodiê Doces

Franquia Sodie Doces

Um dos cases mais emblemáticos do franchising, a marca foi criada através do sucesso de Cleusa Maria da Silva, e hoje está entre as melhores franquias. Especializada em bolos artesanais, a marca conta com mais de 80 lojas, surgiu na cidade de Salto, interior de São Paulo, e avança por todo o Brasil, já presente em cinco estados.

 

Sorridents

Franquia Sorridents

Fundada em 1995 pela doutora Carla Sarni, a rede de clínicas odontológicas nasceu com o propósito de oferecer tratamentos a baixo custo. Hoje, é uma das franquias mais populares do gênero.

 

Spoleto

Franquia Spoleto

Marca pertencente ao grupo TRIGO, a rede possui 311 restaurantes, sendo 283 no Brasil e 28 no exterior, e faz o maior sucesso nas praças de alimentação dos shoppings centers, por oferecer massas personalizadas.

 

As melhores franquias – 10 cuidados antes de investir:

  1. O candidato deve fazer uma autoanálise para entender se tem perfil de ser franqueado. Isso deve levar em conta a questão da possível subordinação a alguém que não será um chefe, mas um parceiro de negócios que detém a marca e o modelo franqueado. As regras e padrões desenvolvidos pela franqueadora precisam ser seguidos para que o negócio alcance o sucesso prometido.
  2. Independentemente do setor de franquias, o candidato deve buscar os nichos aos quais têm mais afinidade e interesse. No entanto, ele não pode se interessar apenas como consumidor, pois deverá gostar, também, do processo que envolve o negócio.
  3. Capacitação é essencial. Sempre busque cursos em instituições e empresas como ABF, Cherto e Sebrae, ou procure um de nossos consultores para ter mais informações sobre o que é ser um franqueado, quais as oportunidades do nicho de franquias e se tem perfil para isso.
  4. Busque informações sobre a franqueadora que está propondo o negócio. Uma das formas de se certificar de que a franquia entrega o que promete é por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF) que é entregue dez dias antes da assinatura de qualquer tipo de contrato. No documento, constam todas as informações referentes a franquia, bem como o contato de todos os franqueados e ex-franqueados que deixaram o negócio nos últimos doze meses. O ideal é entrar em contato com o máximo de empreendedores possível para se certificar de que a franquias que você escolheu cumpre o que promete.
  5. Cheque no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) se a marca é devidamente registrada. Um dos maiores problemas jurídicos do franchising é investir em uma marca que não está registrada e pode ser facilmente adotada por outros empresários.
  6. A filiação à Associação Brasileira de Franchising (ABF) pode ser um diferencial, mas não um critério determinante. Quando a rede de franquia é associada, ela pode se submeter à análise do Selo de Excelência em Franchising, que busca por informações e levanta a satisfação dos franqueados em tudo que é oferecido pela franqueadora.
  7. Outra coisa importante, e que parte da análise do próprio franqueado, e o tipo de público que será atendido pela franquia. Antes de mirar em uma marca, verifique qual o público-alvo dela e qual é o consumidor médio que terá na sua região de interesse. Por exemplo, não adianta levar produtos e serviços de classe A para consumidores que costumem marcas de classe C. Isso vale tanto para bairros, quanto para cidades com portes maiores ou menores.
  8. É importante que o candidato faça um estudo e análise criteriosa dos documentos e informações recebidas de uma das empresas que estão entre as melhores franquias, inclusive do plano de negócio apresentado.
  9. A franqueadora deve apresentar ao candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF) com todas as informações sobre o modelo de negócios operado. Pela lei de franquias (8955/94) nenhum contrato pode ser assinado antes de dez dias da entrega deste documento. A COF não deve conter apenas informações de marketing da empresa, mas todos os aspectos que envolvem o negócio, inclusive jurídicos.
  10. É importante considerar a contratação de um profissional especializado, de preferência um advogado, para a análise da COF e do contrato de Franquia, e ainda, de outros aspectos que o candidato julgue importante para se tornar um franqueado da empresa franqueadora.