5 dicas para ter uma franquia lucrativa

17 de agosto de 2018

Compartilhe

Na retomada da crise, podemos ver um aumento no investimento em franquias. Diversos empreendedores buscam uma nova fonte de lucro no mercado de franchising.  Mas como obter uma franquia lucrativa? 

 

Uma franquia leva, em média 12 meses para começar a dar retorno. O que pode variar de 24 a 36 meses dependendo do custo da operação. Mas esses números são relativos e vão de acordo com a qualidade do gerenciamento que é feito na unidade. Por isso, separamos cinco dicas para quem quer ter uma franquia lucrativa.

 

Monte uma estratégia

Todo negócio precisa de um plano de início. Trace uma proposta diferenciada do mercado, com uma estrutura sólida e um formato operacional que tenha pouca margem de erro.

 

Ponto Comercial

A escolha do ponto comercial é um momento que precisa de atenção. Escolher um lugar com grande fluxo de pessoas, perto de comércios e de fácil é acesso é essencial para o sucesso da unidade.

 

Operação simplificada

Ter um modelo de negócio descomplicado facilita na hora de gestão da franquia, tanto para o franqueado quanto para os colaboradores e assim, diminui os riscos de complicações e pode evitar gastos desnecessários.

 

Manter o padrão

Manter o padrão da franquia no mercado é fundamental para garantir o lucro de uma unidade. O padrão das marcas é o que cria a relação com os clientes e gera uma lembrança daquele negócio na mente do consumidor. Franqueado e franqueador precisam ter uma constante comunicação para manter o padrão estabelecido no fechamento do contrato. Quando a gestão é próxima do franqueado, o lucro acontece.

 

Contabilidade

Assim como todo modelo de negócio, não ficar atento aos números é muito perigoso. Mas na gestão de uma franquia é necessário o dobro de atenção referente à contabilidade. Por isso, é sempre bom ter uma empresa especializada em contabilidade para auxiliar com os números da unidade.

 
LEIA TAMBÉM: Microfranquias são a aposta para 2018