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Franquias inovadoras e disruptivas ganham cada mais espaço no mercado

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no 3º trimestre de 2021, percebe-se que o setor de franchising vem apresentando  crescimento e um comportamento mais estável em comparação aos últimos anos.

O ramo das franquias é um universo que abarca negócios de todos os segmentos: alimentação, saúde, beleza, bem-estar, educação e um que vem ganhando cada vez mais destaque: o segmento da inovação. Ser disruptivo também é uma realidade no franchising.

O que são franquias inovadoras?

As franquias inovadoras são aquelas que fogem do convencional, tendem a ser mais flexíveis e se destacam por oferecer um modelo de negócio diferenciado, envolvendo diferentes tipos de experiências ou por oferecer produtos e/ou serviços mais ousados mostrando um olhar disruptivo frente às tendências do mercado.

Naturalmente, essas franquias inovadoras precisam estar frequentemente atentas às demandas, dores e necessidades dos seus respectivos setores. 

Para ser disruptivo na hora de empreender, uma nova tarefa passa a fazer parte da rotina de trabalho: além da necessidade de constante atualização, será fundamental alimentar a criatividade no dia a dia, pois este segmento requer formas diferenciadas de se manter em destaque no mercado.

Por que elas têm ganhado espaço no mercado?

Qual a importância de ser disruptivo? A resposta está nos próprios consumidores. 

 

De acordo com uma recente pesquisa do Think With Google sobre as tendências de comportamento e consumo para 2022, percebe-se a velocidade cada vez mais surpreendente referentes às mudanças que acontecem com os comportamentos e hábitos do consumidor.

Esse fato por si só reforça a urgência de quem trabalha com negócios de estar atento a todos esses movimentos, não só aqueles que apostam na inovação. 

De acordo com a pesquisa, o consumidor tem seu nível de exigência cada vez mais elevado e a sua busca por inovação se mantém incessante. O consumo não está mais atrelado em oferecer apenas produtos, mas também experiências. E é nesse novo cenário que o perfil de negócios disruptivos pode se destacar. 

Para que as franquias inovadoras se consolidem no mercado será necessário um investimento considerável em estudo, pesquisas e profissionais especializados para implantar produtos e serviços capazes de mudar a jornada do consumidor.

E como ser inovador e disruptivo?

pessoas na sala em momento de reunião

Para investir em inovação não é necessário ter uma criatividade brilhante ou uma inteligência acima da média. Foto: unsplash

 

Na maioria das vezes, é um movimento bem mais comum do que parece. Ser disruptivo não deixa de ser desafiador, mas está longe de ser um bicho de sete cabeças.

Quando falamos de inovação não estamos nos referindo somente a oferecer algo inédito ou bolar estratégias mirabolantes.  

Às vezes significa apenas ter um olhar mais apurado para o mercado e perceber alguma brecha para se movimentar de forma diferenciada e propor uma solução para alguma dor do consumidor que sempre esteve ali.

Também não falamos de oferecer um produto ou serviço revolucionário – pode até ser algo tão inovador que mude o mercado como a chegada a NetFlix, mas sim em propor algo que faça a diferença para quem consome. Estamos falando de experiência, não apenas em solução de problemas

E em um cenário em que a jornada do cliente está sendo mais focada nas experiências do que no produto final, as franquias inovadoras são uma boa aposta. 

Perceba que a atuação das franquias inovadoras consegue transformar não só a oferta de produtos e serviços, mas todo o mindset do mercado.

Elas trazem mudanças no atendimento e relacionamento com o cliente, tornando-os mais humanizados, assim como também promovem mudanças estruturais ao longo de todo o modelo de franchising.

Uma nova e promissora maneira de fazer franchising é adotando método agile, que promete ser disruptivo no mercado de franquias.

Características das franquias inovadoras x perfil do empreendedor

alguns post-its distribuídos pela mesa com uma caneta ao lado

Existem diversas formas de fazer negócios. Antes de mergulhar na possibilidade de empreender, além de estudar e conhecer muito bem o mercado, é necessário avaliar a si mesmo para garantir que a escolha de franquia ideal esteja alinhada com o seu perfil pessoal. Foto: unsplash

 

As vantagens de ser disruptivo na hora dos negócios são diversas. Mas a capacidade constante de adaptação não é uma característica que combina com todo mundo, então é preciso ter bastante calma antes de apostar na inovação.

Esse tipo de empreendedorismo é pra você?

Avaliação Pessoal

O ponto de partida é conhecer a si e a afinidade com o setor que vai atuar. 

O entusiasmo é um gás necessário para impulsionar um negócio, mas como qualquer combustível, uma hora naturalmente acaba e a rotina dependerá de você.

Ter um perfil pessoal que foge do convencional e é considerado mais disruptivo, é um bom sinal e deve ser considerado no momento de escolher uma franquia. 

A consistência dos seus objetivos, das suas habilidades e do conjunto dos seus pontos fortes e fracos serão fatores decisivos que você terá que lidar no seu dia a dia e que levarão seu negócio para frente.

Estude criteriosamente o mercado de franquias e faça perguntas

Pesquise atentamente sobre o segmento de franquia desejado. 

Escolhido, investigue os pormenores do mercado a fundo. Faça perguntas como:

  1. Que tipo de produtos ou serviços quero oferecer?

  2. Qual o perfil do público consumidor da franquia e como poderia me conectar com ele?

  3. Tenho as competências necessárias para investir  nesse tipo de franquia?

  4. Quais são meus objetivos com o meu negócio?

  5. Se quero empreender em algo tão fora da curva faz sentido apostar na franquia que estou pesquisando?

Separamos 3 franquias inovadoras para você conhecer e investir: 

Pizza Crek

Pizza Crek é uma franquia do ramo alimentício que propõe um jeito disruptivo de consumir as pizzas, elas são pensadas de forma a serem ingeridas individualmente e com um formato diferenciado.

Um dos sócios da marca, em uma das tentativas para mais agilidade e praticidade na cozinha, criou  uma pizza pensada para as pessoas que gostariam de comer pizza sem precisar de um prato, talheres e mesa.

Sushichic – Franquia de sushi

A Sushichic é uma franquia do ramo alimentar nascida com o foco para o modelo de delivery, para isso, elabora embalagens funcionais adequadas para os meios de transporte que irão levar os alimentos. 

O foco da inovação da franquia foi na proposta do design das caixas e nos produtos, como por exemplo, um cardápio abarcando o público com dieta zero carb.

Take and Go – Franquia de cervejas

Também contamos com a Take and Go, uma franquia do ramo da cervejaria que desenvolve uma tecnologia inovadora conhecida como cervejeira inteligente através da inteligência artificial.  

A tecnologia identifica os produtos retirados dos refrigeradores autônomos de maneira prática, rápida e automaticamente é realizada a cobrança no cartão cadastrado. Não é necessário sair do condomínio, enfrentar trânsito, muito menos filas.

Ela funciona integralmente,  24 horas por dia e 7 dias na semana, proporcionando facilidade, conforto, segurança e economia aos seus consumidores finais.

Essas 3 marcas apresentam um conceito disruptivo em seu modelo de negócio.

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