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Meta de vendas em franquias: Como conquistar resultados em rede?

O trabalho de uma equipe de vendas em uma empresa convencional é um desafio pois se baseia nas condições da empresa e do mercado. Imagine, então, em uma rede de franquias? O objetivo de aumento nas vendas de várias unidades de franquia pode parecer ainda mais difícil de ser atingido, pois é a gestão de muitas lojas que está em jogo. 

 

Empreendedores de sucesso são profissionais ambiciosos, que estão sempre buscando resultados melhores para o seu negócio. Ambição de um gestor é fundamental para que sua empresa não fique atrás da concorrência. De forma geral, pensando em negócios, a maneira mais óbvia para que se cresça é vendendo mais. Aumentar vendas é, afinal de contas, o que faz um empreendimento crescer e fixar seu espaço no mercado. Existe maior ambição que um empreendedor pode ter do que lucrar mais e mais com seus produtos e serviços?

Tanto a empresa deve estar com uma estrutura adequada para ampliar sua produção e atingir novos públicos, quanto o mercado deve oferecer oportunidades favoráveis para o crescimento. O trabalho de uma equipe de vendas, em uma empresa, é basicamente este: encontrar oportunidades, levando em conta as condições da empresa e do mercado, para atingir novos clientes e fazer o negócio vender mais. Todo empreendimento deve contar com uma equipe de vendas. Redes de franquias, então, obrigatoriamente necessitam de profissionais eficientes que exerçam essa função afinal, estarão lidando com uma empresa que funciona em diversas unidades.

Equipes de vendas: o que fazem? Como atuam em franquias?
Equipes de venda são, aparentemente, profissionais responsáveis por convencer potenciais clientes que entraram em contato com a loja na qual trabalham. Entretanto, seu trabalho vai além da lábia que conhecemos. O trabalho de uma equipe de vendas deve ser baseado no que a empresa tem a oferecer e quais necessidades do mercado ela pode suprir. Convencer uma pessoa a se tornar cliente de uma loja é, então, estudar: conhecer profundamente o trabalho da empresa e estar por dentro das tendências do mercado, pensando na concorrência. É assim, pois, que se sabe afirmar que o produto oferecido proporciona mais vantagens do que o produto do concorrente. Em franquias, o contato entre franqueadores e suas equipes de vendas tem ainda maior importância, pois atuarão em diferentes localidades. Dito isso, é essencial reiterar que em franquias, é indispensável que haja treinamento de equipes de venda. Afinal, a padronização do atendimento é o que garante não apenas o foco nas metas a serem atingidas, mas também, o controle de qualidade da empresa. Em qualquer unidade de franquia, o atendimento deve seguir os mesmos princípios e receber os clientes da mesma forma.

 
O que pode ser feito em franquias? Alcançando resultados em unidades

Treinamento é o processo básico de preparação de equipes de vendas em franquias. Mas alcançar resultados em várias unidades ao mesmo tempo é um trabalho contínuo de comunicação e sinergia. O programa de treinamento é apenas o início de um esforço que deve partir tanto da empresa, quanto do profissional.

 

Para que o treinamento em franquias seja o melhor possível, a terceirização de consultores especializados em orientar vendedores é sempre um caminho interessante. Apostar em consultoria é confiar a qualificação de profissionais à orientadores que possuem experiência no mercado. Portanto, é importante que o franqueador separe investimento para que tal capacitação seja possível. O treinamento feito com consultores é uma forma de padronizar o aprendizado, auxiliando as equipes de venda a abordarem clientes de acordo com o posicionamento da marca, em qualquer unidade de franquia.

Algo que deve receber a devida atenção para que a performance das equipes de venda nas unidades seja aprimorada em meio à rotina é em questão aos canais de comunicação do franqueador e franqueado aos vendedores. Comunicar-se não é apenas realizar reuniões periódicas: é estar disponível para tirar dúvidas, prestar suporte, dar feedbacks. É importante que a empresa exerça esse papel para que acompanhe a equipe de vendas e a sugira mudanças, além de estimulá-la com elogios. Por isso, é implantar eficientes métodos de comunicação entre as unidades da rede é sempre um diferencial para unificar o crescimento das unidades em metas de aumento de vendas, por exemplo. Dessa forma, o franqueador pode fazer observações sobre produtos a se tornarem como foco e maneiras de abordar clientes.

 

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