Ilustração - Blog Franchise Store

Mercado ótico visa crescer 25% em faturamento no ano de 2018

Mesmo com alto e baixos no mercado, a maioria das óticas visam crescer 25% em faturamento mensal no ano de 2018. Esse é um dos grandes desafios de quem faz a gestão das lojas.

 

Controle e organização são as palavras chave para obter um crescimento sólido ao longo do ano. O mercado ótico sentiu bastante a crise, mais de 3 mil pontos fechados entre 2014 e 2016, e no ano passado a queda no faturamento bateu os 22%. Porém, o ano de 2018 traz esperanças para os investidores desse mercado, e a  tendência é uma gradativa retomada e uma consolidação maior das redes.

De acordo com o presidente da Abióptica, Bento Alcoforado ‘’2017 foi um ano de travessia, e a recuperação efetiva do setor deve começar apenas em 2018’’, afirma. Para Alcoforado, o movimento aponta para uma tendência que deve se acirrar nos próximos anos: a consolidação do setor. ‘’De fato isso vai ocorrer, até porque o ramo hoje ainda é muito pulverizado e com uma concentração pequena’’, afirma. Segundo ele, existem atualmente 23 mil pontos de venda. Desse total, as três maiores (Óticas Carol Óticas Diniz e Chilli Beans) representam apenas cerca de 12%.

Porém, o crescimento das grandes redes é a profissionalização das pequenas varejistas. Conforme as maiores vão expandido e ganhando mercado, as lojas menores são obrigadas a melhorar sua produtividade e gestão. A consolidação dos grandes grupos faz com que essas varejistas de menor porte tenham que correr atrás. As que não melhorarem sua profissionalização e seu nível de maturidade simplesmente vão morrer.

É dentro desse cenário que marcas como Super Ótica São José se destacam como uma grande oportunidade no mercado. Aos poucos a marca consolidou seu espaço entre as grandes óticas do país e se destaca como a maior rede de óticas do sul do Brasil. A marca trabalha com as principais marcas do mercado e também com grifes exclusivas, oferecendo aos seus parceiros franqueados possibilidades de ganhos reais em um mercado com crescimento contínuo.

 
Conheça o modelo de negócio da franquia Super Óticas São José