Ilustração - Blog Franchise Store

Mercado de trabalho: confira 6 dicas para retornar em 2021

Seja por vontade própria ou dispensa, ficar muito tempo fora do mercado de trabalho traz incertezas, receios e inseguranças quanto ao futuro profissional. Segundo o IBGE, o profissional demitido pode levar até 8 meses para se recolocar no mercado. Para quem não trabalha há muito tempo, a espera pode demorar ainda mais.

Essa realidade assusta e arrumar um emprego chega a parecer impossível. Mas, mesmo em períodos de instabilidade econômica, como estamos vivendo, é possível construir e aproveitar oportunidades. Então continue lendo esse post e veja algumas dicas para retornar ao mercado de trabalho.

Seis Dicas para retornar ao mercado de trabalho

1. Conheça a si mesmo

Aproveite o tempo disponível para mergulhar nos seus desejos, gostos, objetivos, pontos fortes e fracos. Para isso, experimente fazer mentalmente algumas perguntas:

  • Onde eu quero chegar?
  • O que preciso fazer para chegar lá?
  • O que eu realmente quero?
  • Quais são as minhas maiores qualidades?
  • Quais limitações preciso superar?

Quando você sabe para onde deseja ir, o caminho fica mais visível e aberto para você trilhar ciente das suas virtudes e imperfeições a serem melhoradas.

2. Qualifique-se

Agora que você se conhece bem e já tem um objetivo definido, avance uma casa e invista na sua qualificação. O ano de 2021 chegou para trazer novas oportunidades e possibilidades.

O caminho mais curto para voltar ao mercado é aproveitar o tempo para se capacitar com cursos — muitos são online e gratuitos —, que aprimorem o seu potencial para conquistar aquela vaga tão sonhada.

Nessa jornada de capacitação, também valem palestras, congressos, workshops e muita leitura. Mesmo sem sair de casa, o importante é não ficar parado.

3. Faça networking

O tempo passa e a recomendação de colegas continua sendo uma das melhores formas de conseguir um emprego. Mantenha contato com essas pessoas, crie e cultive relacionamentos frequentando eventos do seu segmento de atuação.

Mas não se esqueça que essa troca deve ser verdadeira, não banque o interesseiro, ou melhor: não seja um interesseiro. Logo a indicação pode se tornar uma “contraindicação” em uma próxima oportunidade.

4. Capriche no currículo

Um bom currículo é aquele que chama atenção na paisagem de centenas de candidatos sem nenhum diferencial. Faça bonito no design e na diagramação para deixá-lo claro, limpo e não passar de duas páginas.

Não deixe de colocar no seu currículo qual é o seu objetivo, os cursos que você fez e a sua experiência dando ênfase aos resultados que você alcançou.

5. Sem medo de entrevista

Chega o momento da entrevista e quem está afastado do mercado há mais tempo fica ainda mais ansioso. Não tente esconder nem o seu nervosismo e nem porque você ficou mais tempo sem trabalhar. Com a verdade, logo você relaxa. Se você teve alguma razão pessoal para se afastar, como cuidar dos filhos, fale abertamente e ganhe pontos com o recrutador.

Venda-se como um produto, demonstre confiança na comunicação, valorize seus pontos fortes e cative o seu entrevistador.

6. Seja empreendedor

Quando a recolocação parecer cada vez mais distante após muito tempo sem exercer a sua profissão, ou em períodos de crise econômica, abrir o seu negócio pode ser a solução.

Segundo relatório da ABF (Associação Brasileira de Franchising), só em 2019  setor de franquias gerou R$ 186 bilhões, com cerca de 1,3 milhão de trabalhadores diretos. Em 2020 pandemia não impediu que bons resultados fossem gerados com adaptações à nova realidade e a adoção de tecnologias.

Outro benefício das franquias é o risco reduzindo na abertura de uma unidade, já que as redes de franchising costumam ter um modelo de negócio definido, testado e aprovado no mercado.

Gostou de conhecer nossas 6 dicas para se recolocar no mercado de trabalho em 2021?

O caminho pode ser tortuoso para quem procura por uma oportunidade, mas o importante é não ficar desanimado. Cuide de você, da sua qualificação, levante a cabeça e fique de olho em tudo.

Quando você menos esperar, vem coisa boa por aí!