Ilustração - Blog Franchise Store

Mercado de franquias cresce 8,4% no segundo trimestre

Franquias cresceram 8,4% no segundo trimestre. O avanço foi em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a ABF. A receita do segmento aumentou 7,4% no acumulado dos últimos 12 meses.

 

O crescimento significativo no mercado de franquias foi resultado de um início de recuperação econômica. Segundo Altino Cristofoletti, presidente da ABF Associação brasileira de franchising, os interessados em investir em uma franquia tem oportunidades que vão além do segmento mais procurado e tradicional do franchising: o segmento de alimentação.

Além da lenta ascensão da economia, outro fator que impulsionou o crescimento do mercado de franquias foi o constante investimento em inovação para a criação de negócios mais eficientes. Tanto de marcas já estabelecidas, como as que ingressaram no mercado recentemente, impulsionando uma mudança de atitude nos franqueados.

Franquias de entretenimento, estão entre as mais promissoras do momento, com crescimento de 20% no último ano, graças ao impulso nas vendas de jogos eletrônicos.

O ramo de construção também apresentou números positivos, puxados por serviços de reforma em imóveis comerciais e residenciais.

Boa parte da expansão no mercado também provém dos franqueados que adquirem uma segunda ou terceira unidade. E em termos de expansão, as unidades com investimento até R$ 200 mil são as mais bem-sucedidas atualmente.
LEIA TAMBÉM: Como encontrar um  sócio investidor para minha franquia?