Ilustração - Blog Franchise Store

Marcelo Cherto fala à Globo News sobre investimento em franquias

 

Com a taxa de mortalidade inferior a 5%, as franquias são opção para quem quer investir em  negócio próprio e muitas vezes, por serem um modelo pronto e já de sucesso, são vistas como certeza de investimento e de retorno. Mas nem sempre isso acontece.  O investidor que empreender em franquia, deve estar sempre atento na comunicação da franqueadora, se a franqueadora lança uma promoção, o franqueado deve estar alinhado com essa promoção e passar para a sua equipe, para que não aconteça algo muito comum e que acaba prejudicando a imagem da marca, os clientes sabem mais sobre a marca do que os colaboradores do ponto de venda.

Ficar atento à comunicação é um dos pontos chave, também deve-se investir em treinamento e qualidade de atendimento, de nada vale ter um produto bom e um atendimento péssimo. Outra dica também é, ao contrário do que se pensa, a pessoa candidata a ser um franqueado de uma rede de alimentos, por exemplo, não precisa ter a ver com o ramo, algumas franqueadoras até preferem ter um franqueado que seja leigo no ramo de alimentos, para que ele não venha carregado de vícios. O importante em qualquer caso de franquia, é que o franqueado tenha uma experiência em gestão de equipes e noções de administração, algo também que a maioria das franquias oferece em curso de treinamento inicial.

Para que tudo isso fique mais claro, confira a entrevista do Marcelo Cherto, Presidente da Cherto Consultoria à Globo News, aqui