Ilustração - Blog Franchise Store

“Franqueadoras precisam equilibrar expansão e gestão da rede”

As aulas da 59ª turma da Franchising University começaram na segunda-feira (19/8) e marcaram o aniversário de 20 anos do curso intensivo de formação de executivos em Franchising. Américo José da Silva Filho, diretor responsável pela divisão de cursos e treinamentos Cherto Atco, saudou os cerca de 30 participantes na abertura do curso.

O primeiro palestrante foi Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto, que falou sobre os novos desafios do Franchising. “O momento do mercado pede que as empresas franqueadoras aprendam a equilibrar expansão e gestão da rede”, afirma Cherto. “É preciso descobrir o que os franqueados pensam, saber do que eles precisam e encontrar formas rentáveis de prover isso à rede.”

Desenvolvimento de uma estratégia de sucesso, análise de franqueabilidade, planejamento e estruturação das receitas de uma franqueadora foram os outros temas abordados no primeiro dia de curso.

A segunda-feira terminou com a apresentação do case Kumon. Julio Cansi Segala, diretor de planejamento e pesquisa, e  Julia Yurika Shiroiwa, responsável pelo recrutamento de fraqueados e expansão da rede, contaram a trajetória da rede de ensino extracurricular no Brasil, falaram sobre a evolução do modelo de negócio, a expansão da rede e o perfil do franqueado. “O educador trabalha pelo ideal e não pela razão”, diz Segala.

Hoje, os alunos acompanharam apresentações sobre os aspectos jurídicos, tributários e contábeis do Franchising.  Também assistiram a uma aula sobre transferência de conhecimento dentro da rede, que aborda a criação de processos e manuais. Por fim, o executivo André Jório apresenta o case da rede de franquias Coca-cola Clothing.

Na quarta-feira, as aulas tratarão do planejamento para expansão da rede, venda de franquias, seleção de franqueados, localização de pontos comerciais e criação e gerenciamento do Fundo de Marketing. Quinta-feira é dia de falar de capacitação, consultoria de campo e gestão da rede.  O curso termina na sexta-feira com uma visita de benchmarking à sede da rede de clínicas odontológicas Sorridents, em São Paulo.

O curso Franchising  University acontece sempre duas vezes ao ano.  Os interessados em participar das próximas turmas podem enviar um e-mail para atendimento@cherto.com.br.

:::Veja a agenda de cursos e eventos:::

:::Leia mais notícias sobre franquias:::

:::Encontre sua franquia:::

:::Veja vídeos sobre franchising:::