Ilustração - Blog Franchise Store

Investir em uma franquia em atividade: vale a pena?

Uma das vantagens de comprar uma franquia operando é aproveitar o tempo e não passar processo de implantação, bem como o busca de ponto comercial, obras e instalação. Já pegar um ponto comercial formado e clientela. Assim otimizando os investimentos.

Ter o próprio negócio exige comprometimento, dedicação e muito trabalho. Mas ao longo do percurso muitas mudanças podem ocorrer na vida do empresário – como, por exemplo, mudança de cidade – e obrigar o proprietário a se desfazer do negócio. No caso das franquias, o empresário tem a opção de repassar a unidade franquiada, ao invés de encerrar as atividades.

Apostar em uma franquia já operante pode ser uma ótima opção para quem está procurando investir no próprio negócio. Uma das vantagens é aproveitar o tempo e não ter que passar pelo processo de escolha de ponto e de implantação, que pode levar alguns meses. Além disso, o negócio está pronto, em atividade, o empresário pode até manter funcionários já experientes, o ponto comercial e a carteira de clientes. “É muito positivo o investidor já assumir uma franquia em funcionamento, a otimização de tempo, bem como de recursos é favorável nesse momento”, afirma Daniel Wolff, CEO e fundador da Mestre-Cervejeiro.com.

O novo franqueado traz um novo olhar à unidade, podendo corrigir aspectos que não estavam indo muito bem. E a franqueadora entra com o suporte como: avaliação e reestruturação de estoque, de instalações, treinamentos e atualização de sistema, além de apoio e divulgação na reinauguração.

Tenho interesse em comprar uma franquia de repasse, como faço?

Se você foi impactado pela oportunidade de adquirir uma franquia em atividade, antes de tudo, entre em contato com a franqueadora para avaliar se a rede atende às suas expectativas. Conhecer a marca e conversar com outros franqueados são pontos relevantes na negociação. É importante também saber da história desta unidade.

Após a compra da franquia de repasse, o proprietário passa a ter relacionamento direto com a franqueadora, pois é celebrado um contrato de franquia, com todas as regras e condições da marca, e funciona igual a novas unidades, com realização de todos os treinamentos, pagamento de taxa de franquia, royalties, propaganda e impostos e, mantendo o padrão da rede.

Mestre-Cervejeiro.com, que conta com mais de 15 anos de mercado, é uma marca consolidada de lojas de cervejas artesanais. A rede é pioneira no segmento e na divulgação da cultura da cerveja no Brasil, em um mercado que cresce em média 30% ao ano, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Atualmente conta com mais de 60 unidades, em diversas regiões do país, e com mais de 3.500 opções de rótulos homologados de cervejas artesanais, nacionais, importados e próprios, além de comercializar presentes e acessórios cervejeiros.

A rede de lojas de cervejas artesanais já teve casos de repasse que foram cases de sucesso. “O investidor já pega a franquia operando e pode investir em outras frentes, como divulgação e promoções para captar e reter os clientes da loja. Com isso trazendo novos ‘ares’ para o ponto comercial e acelerando as vendas”, explica Wolff.

No momento, a rede Mestre-Cervejeiro.com está com algumas oportunidades comerciais, tanto de novos como pontos em repasse. Mais informações, entre em contato pelo e-mail clicando aqui!