Há quem pense que estar no meio de uma das maiores crises sanitárias do mundo não seja o momento ideal para começar o próprio negócio, mas será que esse não seria exatamente o principal motivo para decidir empreender? Neste texto vamos apresentar o cenário atual do empreendedorismo brasileiro e mostrar por que estamos no momento certo para investir em franquia. Vamos lá?
É em momentos difíceis que o empreendedorismo brasileiro ganha forças e aparece como a solução para muitos problemas.
De acordo com a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizada no Brasil com apoio do Sebrae, houve um aumento do empreendedorismo inicial no Brasil especialmente em períodos de recessão como os registrados entre 2008-2009 e 2014-2016.
O relatório, publicado no ano passado, previa que o Brasil atingiria o maior patamar de empreendedorismo dos últimos 20 anos com cerca de 25% da população envolvida na abertura de um novo negócio ou com um empreendimento de até 3,5 anos de atividade.
Resiliência e perseverança são características importantes para quem decide empreender em momentos incertos como o que vivemos agora. Foto: Pixabay
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 700 mil empresas fecharam as portas desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu o Brasil.
Mesmo com números tão altos, começar o próprio negócio ainda é a saída que muitos brasileiros encontraram para driblar a crise. Parece estranho?
Pode até não fazer sentido empreender em um momento tão delicado, mas para quem consegue entender as novas demandas do mercado e surgir como a solução para os problemas que os consumidores enfrentam então não poderíamos estar em uma situação melhor.
Afinal, nada é mais empreendedor que encontrar deficiências de um determinado segmento e desenvolver soluções para corrigi-las.
Por exemplo: se a principal necessidade durante a pandemia foi encontrar serviços e produtos de maneira ágil e rápida, por que não criar um marketplace com as principais necessidades da sua região?
E se começar um negócio do zero não faz parte da sua meta, investir em franquia pode ser a solução que você estava procurando.
Investir no franchising é ter acesso a inúmeras vantagens que negócios tradicionais dificilmente proporcionam a curto prazo. Foto: Pixabay
Ao invés de garantir que o mercado conheça seu produto ou serviço, investir em franquia permite trabalhar com marcas já conhecidas e com operações consolidadas.
Algumas modalidades do franchising, como a microfranquia, permitem ao franqueado comprar a unidade como MEI (Microempreendedor Individual) – desde que o empreendedor não seja sócio ou titular de outra empresa e que o faturamento da franquia não ultrapasse R$81 mil por ano (ou R$6750 mensais).
A Acuidar é uma franquia de cuidadores de pessoas (crianças, adultos e idosos) com serviços a domicílio.
Todos os cuidadores da rede recebem treinamento qualificado com metodologia própria e outras facilidades oferecidas pela franqueadora (como treinamentos para auxiliar nas áreas contábil, jurídica, marketing, etc).
Como o atendimento é na casa do cliente não é necessário espaço físico para operar a franquia.
Investimento mínimo: a partir de R$28 mil
Taxa de franquia: a partir de R$25 mil
Capital de giro: a partir de R$2 mil
Faturamento médio: a partir de R$160 mil
Retorno do investimento: a partir de 6 meses
Especializada em estética automotiva e delivery, a AutoSpa Express atende em endereços comerciais ou residências. A lavagem ecológica é o principal produto do negócio e não necessita de água durante a realização do serviço.
Investimento mínimo: a partir de R$9.900
Com um novo conceito de vestir crianças, a BB Básico oferece praticidade e conforto em suas roupas básicas com cores diferenciadas e produtos completos que vão desde babadores até brinquedos e acessórios.
Investimento mínimo: a partir de R$100 mil
Taxa de franquia: a partir de R$40 mil
Capital de giro: a partir de R$50.600
Faturamento mensal: a partir de R$65 mil
Previsão de retorno do investimento: a partir de 36 meses
Maior franquia de produtos fit on-line da América Latina, a Brasil Nutri Shop oferece três modelos de franquia: padrão (R$9 mil), personalizado (R$12 mil) e master (R$15 mil).
Todas as modalidades permitem atuar no modelo home office e não exigem CNPJ do franqueado nem espaço para estoque dos produtos (a franqueadora cuida de tudo!).
Investimento mínimo: a partir de R$9 mil
Taxa de franquia: a partir de R$9 mil
Faturamento médio: a partir de R$10 mil
Retorno do capital: a partir de 12 meses
Escola especializada no ensino da língua inglesa através de materiais didáticos exclusivos, a franquia tem o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência com o inglês internacional, facilitando a comunicação com pessoas de todo o mundo.
Investimento mínimo: a partir de R$72.500
Taxa de franquia: R$15 mil
Capital de giro: R$35 mil
Faturamento médio: entre R$10 mil e R$15 mil
Previsão de retorno do investimento: a partir de 12 meses
Rede especializada em intercâmbio cultural, a Experimento é pioneira neste segmento no Brasil.
Investimento mínimo: a partir de R$95 mil
Taxa de franquia: a partir de R$15 mil
Capital de giro: a partir de R$20 mil
Faturamento médio: a partir de R$125 mil
Previsão de retorno do investimento: a partir de 18 meses
Loja de semijoias femininas e masculinas, a Mazze é referência em vendas do setor no sul do Brasil.
A franquia trabalha com o modelo home based e pode ser administrada 100% on-line.
Com 150 unidades em operação no país, não é necessário ter CNPJ para ser franqueado da rede.
Investimento mínimo: a partir de R$9 mil
Faturamento médio: R$10 mil
Capital de giro: R$500
Mestre Cervejeiro é a maior rede de cervejas artesanais do país. Com mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil, a franquia oferece mais de três mil rótulos, incluindo cervejas próprias da marca.
Investimento mínimo: a partir de R$100 mil
Taxa de franquia: a partir de R$32.500
Capital de giro: a partir de R$14 mil
Faturamento médio: a partir de R$28 mil
Previsão de retorno do investimento: a partir de 24 meses
Franquia de cosméticos que une produtos de alta tecnologia com conhecimentos milenares sobre a arte dos chás, a Provanza oferece produtos como aromatizadores, difusores de ambiente, sabonetes, perfumes, entre outros.
Investimento mínimo: R$95 mil (incluindo taxa de franquia e capital de giro)
Faturamento médio: 14% a 18% do valor investido
Previsão de retorno do investimento: 24 meses
Maior franquia de marketing digital do mundo, a WSI tem parcerias com empresas de renome do mundo digital.
A franquia oferece sistema de marketing digital, acesso à rede global de consultores e treinamento permanente aos franqueados.
Dentre os produtos da rede estão: display e remarketing, inbound marketing, marketing de conteúdo, web analytics, web design e desenvolvimento de sites, otimização de site, e-mail marketing, entre outros serviços de marketing digital.
Investimento inicial: R$59,8 mil (incluindo taxa de franquia e capital de giro)
Faturamento médio mensal: a partir de R$15 mil
Retorno de capital: 16 meses