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Gestão de franquia na crise do COVID-19: como se adaptar à rotina e minimizar os impactos

Gestão de franquia: acompanhar os desdobramentos da pandemia provocada pela crise do COVID-19 é fundamental para manter sua franquia no mercado. Foto: Freepik

 

Como fica a gestão de franquia durante a pandemia provocada pelo COVID-19? É um momento que exige dedicação e atenção redobrada para se adaptar a uma nova rotina,  minimizar os impactos e manter sua franquia no mercado. O momento uniu franqueadores e franqueados em busca de soluções em conjunto para enfrentar a crise.

 

Um dos pontos positivos neste processo é que a gestão de franquia, independente de qualquer porte,  não é algo solitário. Franqueados tem todo o  suporte quando se toma a decisão de investir numa franquia do que dedicar tempo e recursos para iniciar um negócio do zero. 

 

Como a pandemia pegou o mundo de surpresa, os impactos econômicos e no faturamento das empresas foram bastante significativos, levando muitos negócios à falência.  A gestão de franquia precisa ter mais dedicação para seguir e utilizar as estratégias sugeridas pela franqueadora e manter sua franquia no mercado. 

 

Na recente Pesquisa de Desempenho Setorial da Associação Brasileira de Franchising (ABF),  divulgada no mês junho que 2020, o setor sofre com os impactos da pandemia, principalmente por conta do fechamento dos shoppings. As informações dão conta  que no primeiro trimestre, 44,2% das redes tiveram queda no faturamento superior a 25%, tanto na segunda quinzena de março até igual período de 2019, como em comparação à primeira quinzena do mês.

 

Se de um lado a crise abateu muitas franquias, por outro o estudo da ABF mostra que o setor se organizou rápido para lidar com a pandemia e as expectativas de recuperação são otimistas.  Entre as principais ações adotadas para estar mais perto dos franqueados por mais de 70% das redes estão a rotina de reuniões on-line, estratégias de delivery, apoio à gestão, treinamentos, isenção ou postergação de taxa comuns do sistema de franquias e digitalização de operações. 

 

Criando estratégias de gestão de franquia para sobreviver à crise

O primeiro passo é entender como está a gestão da sua franquia, em que pé está a saúde do seu negócio. O modelo de franquias é altamente promissor. Porém, a economia foi impactada repentinamente pela pandemia provocada pelo COVID-19 e para o setor de franquias não foi diferente. Para uma franquia sobreviver à pandemia, quem faz a gestão de franquia precisa de dedicação redobrada, mesmo com todo o acompanhamento do franqueador.

 

Quando pensamos na gestão de franquia talvez seja o momento mais “tranquilo” para aprofundar no seu negócio. É a oportunidade de ter mais tempo para analisar o seu negócio, analisar os processos que precisam ser melhorados e acompanhar de perto o mercado. 

Revise os processos essenciais para melhor gestão de franquia 

Homem procurando direção para sua franquia

Recalcular rotas e revisão de processos são fundamentais para franquias sobreviverem à pandemia.

 

Pense como anda a  gestão de franquia partindo de uma análise de como está a sua franquia no mercado neste momento de pandemia. Defina os processos essenciais que você vai se aprofundar. Se você montou sua franquia antes da pandemia, vale considerar o cenário antes e durante a crise. Será importante para elaborar seu plano de retomada. Anote todas as informações. Planejamento nunca é demais!

 

Sugerimos que você concentre sua visão nos seguintes campos: 

 

  • Financeiro:  verifique se as finanças da sua franquia estão organizadas, registradas e controladas. Analise o cenário financeiro antes do COVID-19 e como está atualmente. Assim, você terá mais segurança para recalcular rotas e ter previsão de futuro mais realistas.

 

  • Comunicação e marketing:  avalie como está o processo de comunicação e marketing da sua franquia neste momento de pandemia. Se você tem atendimento ao público, procure destacar a adoção de medidas sanitárias na sua loja ou escritório, como uso de máscaras obrigatório, disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre clientes. 

 

Esteja disposto para ouvir seus consumidores neste momento, assim como seus colaboradores,  buscando a melhoria dos canais de comunicação.  Neste ponto, sugerimos que você elenque os principais canais de comunicação (redes sociais, site, telefone, etc) e como estava o atendimento antes da pandemia também. 

 

  • Tecnologia: faça um levantamento sobre as tecnologias existentes no seu negócio e avalie se está alinhado às estratégias de negócio da sua franquia. Tecnologia ajuda a automatizar processos. Você ganha tempo, agilidade e melhora o desempenho da sua franquia. Aposte em ferramentas de produtividade e softwares de automação em diferentes áreas da sua franquia. 

 

  • Gestão: a pandemia veio também para que donos de franquias possam avaliar seu modelo de gestão que envolve diversos fatores. Avalie se as diretrizes estabelecidas pela marca (franqueadora) estão sendo seguidas. Este é um ponto muito importante que alguns franqueados deixam de lado. Converse sempre com seu franqueador. A pandemia uniu ainda mais na busca de soluções conjuntas. 

 

Aposte no relacionamento com fornecedores da sua franquia 

 

O relacionamento com os fornecedores da sua franquia é essencial para uma boa gestão de franquia. Já pensou deixar de ter algum produto porque seu fornecedor “furou”? Pois é, tenho certeza que você não quer passar por isso.   

 

A primeira ação é fazer um levantamento de todos os fornecedores que são essenciais para a operação da sua franquia neste momento. Entre em contato para verificar se os prazos de entregas serão cumpridos, mesmo com a pandemia. Caso tenha informação de atrasos, busque caminhos para manter o estoque como forma de prevenir possíveis danos à sua operação. 

 

Lide de forma transparente com seus colaboradores

 

Gestão de franquia implica também em ter um olhar cuidadoso sobre os colaboradores essenciais para sobreviver à pandemia. Além do aspecto emocional, afinal de contas todos estão sendo afetados pelo impacto do COVID-19 em suas vidas, é fundamental manter o time engajado. Priorize os colaboradores atuais e essenciais para o funcionamento da sua franquia. Não é o momento para novas contratações e altos investimentos em infraestrutura ou gastos desnecessários. 

 

Mesmo num momento de crise, não deixe de fazer uma boa gestão de pessoas na sua franquia, o que inclui a transparência e a empatia. Assim, franqueados e colaboradores vão estar mais alinhados para enfrentar melhor a situação mundial que estamos atravessando. 

 

Pense em novas formas de atuação mesmo numa franquia

Homem fazendo delivery cliente de franquia pandemia.

Delivery foi uma dos caminhos para as franquias sobreviverem à pandemia.

Mesmo o modelo de franquia tendo algumas diretrizes a serem seguidas, a pandemia uniu ainda mais franqueadores e franqueados para lidar melhor com a pandemia. Estratégias têm sido pensadas para serem replicadas por toda a rede, o que facilita muito atravessar este momento. 

 

Busque se informar das ações de marketing da redes, principalmente as orientações para a divulgação nas mídias sociais e também de adaptações das franquias para operações on-line como delivery, por exemplo. Fique atento aos comunicados da marca franqueadora para potencializar as ações. 

 

O momento exige ainda mais parceria e proximidade para enfrentar a pandemia do COVID-19.