Gestão de franquia: acompanhar os desdobramentos da pandemia provocada pela crise do COVID-19 é fundamental para manter sua franquia no mercado. Foto: Freepik
Como fica a gestão de franquia durante a pandemia provocada pelo COVID-19? É um momento que exige dedicação e atenção redobrada para se adaptar a uma nova rotina, minimizar os impactos e manter sua franquia no mercado. O momento uniu franqueadores e franqueados em busca de soluções em conjunto para enfrentar a crise.
Um dos pontos positivos neste processo é que a gestão de franquia, independente de qualquer porte, não é algo solitário. Franqueados tem todo o suporte quando se toma a decisão de investir numa franquia do que dedicar tempo e recursos para iniciar um negócio do zero.
Como a pandemia pegou o mundo de surpresa, os impactos econômicos e no faturamento das empresas foram bastante significativos, levando muitos negócios à falência. A gestão de franquia precisa ter mais dedicação para seguir e utilizar as estratégias sugeridas pela franqueadora e manter sua franquia no mercado.
Na recente Pesquisa de Desempenho Setorial da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada no mês junho que 2020, o setor sofre com os impactos da pandemia, principalmente por conta do fechamento dos shoppings. As informações dão conta que no primeiro trimestre, 44,2% das redes tiveram queda no faturamento superior a 25%, tanto na segunda quinzena de março até igual período de 2019, como em comparação à primeira quinzena do mês.
Se de um lado a crise abateu muitas franquias, por outro o estudo da ABF mostra que o setor se organizou rápido para lidar com a pandemia e as expectativas de recuperação são otimistas. Entre as principais ações adotadas para estar mais perto dos franqueados por mais de 70% das redes estão a rotina de reuniões on-line, estratégias de delivery, apoio à gestão, treinamentos, isenção ou postergação de taxa comuns do sistema de franquias e digitalização de operações.
O primeiro passo é entender como está a gestão da sua franquia, em que pé está a saúde do seu negócio. O modelo de franquias é altamente promissor. Porém, a economia foi impactada repentinamente pela pandemia provocada pelo COVID-19 e para o setor de franquias não foi diferente. Para uma franquia sobreviver à pandemia, quem faz a gestão de franquia precisa de dedicação redobrada, mesmo com todo o acompanhamento do franqueador.
Quando pensamos na gestão de franquia talvez seja o momento mais “tranquilo” para aprofundar no seu negócio. É a oportunidade de ter mais tempo para analisar o seu negócio, analisar os processos que precisam ser melhorados e acompanhar de perto o mercado.
Recalcular rotas e revisão de processos são fundamentais para franquias sobreviverem à pandemia.
Pense como anda a gestão de franquia partindo de uma análise de como está a sua franquia no mercado neste momento de pandemia. Defina os processos essenciais que você vai se aprofundar. Se você montou sua franquia antes da pandemia, vale considerar o cenário antes e durante a crise. Será importante para elaborar seu plano de retomada. Anote todas as informações. Planejamento nunca é demais!
Sugerimos que você concentre sua visão nos seguintes campos:
Esteja disposto para ouvir seus consumidores neste momento, assim como seus colaboradores, buscando a melhoria dos canais de comunicação. Neste ponto, sugerimos que você elenque os principais canais de comunicação (redes sociais, site, telefone, etc) e como estava o atendimento antes da pandemia também.
O relacionamento com os fornecedores da sua franquia é essencial para uma boa gestão de franquia. Já pensou deixar de ter algum produto porque seu fornecedor “furou”? Pois é, tenho certeza que você não quer passar por isso.
A primeira ação é fazer um levantamento de todos os fornecedores que são essenciais para a operação da sua franquia neste momento. Entre em contato para verificar se os prazos de entregas serão cumpridos, mesmo com a pandemia. Caso tenha informação de atrasos, busque caminhos para manter o estoque como forma de prevenir possíveis danos à sua operação.
Gestão de franquia implica também em ter um olhar cuidadoso sobre os colaboradores essenciais para sobreviver à pandemia. Além do aspecto emocional, afinal de contas todos estão sendo afetados pelo impacto do COVID-19 em suas vidas, é fundamental manter o time engajado. Priorize os colaboradores atuais e essenciais para o funcionamento da sua franquia. Não é o momento para novas contratações e altos investimentos em infraestrutura ou gastos desnecessários.
Mesmo num momento de crise, não deixe de fazer uma boa gestão de pessoas na sua franquia, o que inclui a transparência e a empatia. Assim, franqueados e colaboradores vão estar mais alinhados para enfrentar melhor a situação mundial que estamos atravessando.
Delivery foi uma dos caminhos para as franquias sobreviverem à pandemia.
Mesmo o modelo de franquia tendo algumas diretrizes a serem seguidas, a pandemia uniu ainda mais franqueadores e franqueados para lidar melhor com a pandemia. Estratégias têm sido pensadas para serem replicadas por toda a rede, o que facilita muito atravessar este momento.
Busque se informar das ações de marketing da redes, principalmente as orientações para a divulgação nas mídias sociais e também de adaptações das franquias para operações on-line como delivery, por exemplo. Fique atento aos comunicados da marca franqueadora para potencializar as ações.
O momento exige ainda mais parceria e proximidade para enfrentar a pandemia do COVID-19.