Ilustração - Blog Franchise Store

Fundador do Cebrac, diz que o fracasso foi fundamental para que sua vida mudasse completamente

Como o prejuízo de 1 milhão de reais, levou este empresário para o sucesso

Em 2020, mais de meio milhão de empresas faliram, seja por causa da crise ou por falta de incentivo ao comércio, histórias de empreendedores que fracassaram são cotidianamente veiculadas. Mesmo com uma queda de 4,3%, o faturamento da Disney atingiu 66 bilhões de dólares, mas qual seria o fator que leva um empresários como o Walt Disney, que foi demitido por falta de criatividade,  para criar a maior empresa de entretenimento do mundo?

O que parece um salto espetacular, é fruto de trabalho diário. Wilson Giustino, fundador da rede CEBRAC, em 1980, quando tinha uma loja de joias, sofreu um assalto à mão armada e levou prejuízo de 1 milhão de reais. ”Levaram todo o estoque, peças de clientes e eu fiquei em desespero, primeiro pela vida da minha família e segundo, por não conseguir devolver peças que eram de clientes havia gerações. Naquela época, não havia muita tecnologia e as pessoas passavam as joias pelas gerações, e isso me doeu muito. Foi ali que eu percebi que teria que seguir outro rumo”, explica.

Depois do assalto, veio o plano Collor e confiscou parte dos investimentos de Wilson, para honrar as despesas ele vendeu bens pessoais e a propriedade em que morava. “Trabalho desde meus 11 anos, e jamais deixei de pagar em dia meus fornecedores, sou muito correto, mas não acreditava que aquilo estava acabando! Eu precisava sonhar e realizar algo produtivo, foi aí que entrou a educação! Comecei do zero, vendendo cursos de informática, que na época eram novidades!”, explica Wilson Giustino.

Em 1995, surge o CEBRAC, o Centro Brasileiro de Cursos com a perspectiva de levar cursos profissionalizantes para a classe média. Em 2020, a rede comemorou 25 anos, Wilson deixou a cadeira de CEO para ocupar um cargo na diretoria como consultor, ”Coloquei todo o empreendedorismo e minhas experiências na metodologia CEBRAC, queremos não só profissionalizar, mas formar cidadão com caráter, que enxergam nas adversidades uma possibilidade de fazer diferente. E foi assim que enxerguei o potencial de Rogério Silva, e hoje vê-lo como CEO me enche de orgulho. É preciso saber a hora de delegar!”, afirma Wilson.

Ainda segundo o fundador do Cebrac, o sucesso não é algo que se tem do dia para a noite, mas sim, um esforço diário para que lá na frente tudo dê certo! “Muitos empreendem acreditando que ficarão ricos, porém, a maioria desiste na primeira adversidade. Se eu não tivesse passado pelo o que eu passei, talvez hoje não estaria completo!”, evidencia o fundador do CEBRAC.

Assumir a cadeira na pandemia

Rogério Silva, CEO da Cebrac

(Há 16 anos no Cebrac, Rogério Silva, assumiu a cadeira de CEO e reformulou o modelo de negócios lançando a franquia Sd-Edtech)

 

Rogério Silva, não imaginava que hoje ocuparia o cargo de CEO do CEBRAC. Escola que há 16 anos dava aulas de informática. “Minha família estava passando por necessidades e meu pais estava desempregado. Ele me fez uma proposta: Ter a nossa própria escola! Com um dinheiro que ele tinha guardado, nossa família iria sair daquela situação. Lembro que fiquei muito angustiado, primeiro porque havia muitas chances de dar errado e segundo porque gostava do meu emprego como instrutor”, relembra Rogério Silva.

Ao falar com o chefe, Wilson Giustino, sobre aa sua demissão, surpreendeu-se com a proposta: ser sócio da unidade! “Precisei contar com dinheiro do meu pai e de tios meus para iniciar, mas o Senhor Wilson acreditava e via em mim potencial. Mesmo que eu não visse naquela época!”, explica Rogério Silva, que em plena pandemia, reformulou o modelo de negócios e economizou em até 80% os custos de reformas de novas unidades.

O novo modelo de negócios, moderno e condizente com a nova metodologia Pronline que unia o presencial, online e ao vivo, tem retorno médio mensal de até 18 meses e um investimento inicial de 195 mil reais. “O novo modelo S-Edtech pode ser implantado em cidades menores e capacitar mais profissionais para o mercado de trabalho. Além disso, o franqueado conta com todo o apoio da franqueadora, serviço de geolocalização e treinamento de pessoal através do CEBRAC University, que dá a toda equipe a estrutura testada e validada pelo CEBRAC”, finaliza Rogério Silva.

Sobre o CEBRAC

O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 26 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo.

O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising. São 86 unidades, presentes nas 5 regiões do país,

Clique aqui e saiba mais sobre a franquia CEBRAC.