Franquias de quiosque movimenta cerca de 2,6 bilhões por ano e é uma ótima oportunidade para quem busca uma operação simples.
Sabe quando estamos passeando pelo shopping e nos deparamos com franquias de quiosque de doces, sorvetes, roupas, objetos decorativos, joias e bijuterias, produtos de beleza, entre outros? Pois é, esse modelo de negócio também faz parte do segmento de franquias.
Os quiosques também são boas opções para aqueles que desejam investir em uma marca renomada por menos de R$ 150 mil. O negócio é rentável, mas é preciso tomar os cuidados necessários que já comentamos em outros conteúdos aqui do Portal.
As franquias de quiosque surgiram ainda em meados dos anos de 1990. Mas foi a partir de um movimento pela busca de inovações, por conta da crise econômica, as franquias de quiosque passaram a se multiplicar pelos centros comerciais e shoppings centers e entraram de vez no portfólio de modelos operacionais rentáveis e populares de franquias.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising – ABF, essa modalidade de operação entre as franquias que atuam em território brasileiro, predominam os formatos: loja (90%) e quiosque (7%). Outro estudo ainda realizado pela entidade mostrou que as franquias de quiosque movimentam cerca de R$ 2,6 bilhões por ano no Brasil.
As franquias de quiosque oferecem algumas vantagens perante outros modelos de negócios, pois requerem um investimento menor total para aquisição da franquia, custo operacional mais em conta, não há tantos problemas com obras e o retorno do investimento acontece em menos tempo. Além disso, as franquias de quiosque passam ser a porta de entrada para que o futuro franqueado se prepare para administrar um negócio maior. Uma espécie de test-drive.
Confira algumas vantagens e cuidados na hora de investir em franquias de quiosque:
Alguns segmentos como: Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços e Outros Negócios, Comunicação, Informática e Eletrônicos, além de Moda e Vestuário, são boas opções para quem deseja investir em franquias de quiosque.
Assim como já era de se esperar, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar é um dos que se destacam neste modelo de negócio, pela crescente demanda por serviços voltados à beleza e estética.
Outro destaque fica por conta das franquias do segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos. As assistências técnicas e capas de celular continuam com demandas crescentes de serviços. Afinal, quem não precisa de uma capinha nova para o celular ou uma película para proteger a tela dos aparelhos?
Com opções de investimento baixo que podem variar entre mil reais e R$ 90 mil, as franquias baratas se tornaram uma alternativa de investimento e até mesmo de ocupação para milhares de brasileiros que perderam seus empregos nos últimos anos, por conta da crise econômica que o Brasil atravessou. Além disso, o crescimento desse formato auxiliou também as redes de franquias a seguirem expandindo suas operações.
O levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF registrou que houve um crescimento de 8% dos negócios classificados como microfranquias de 2017 para 2018. Enquanto em 2017 havia 545 marcas nessa modalidade, no ano passado elas somavam 589. A maior concentração das microfranquias, onde entram boa parte das franquias de quiosque está entre as redes com 1 a 5 anos e com 6 a 10 anos de atuação no franchising.
Se quiser saber mais sobre como abrir uma franquia de quiosque, não deixe de falar com nossos especialistas.
Fundada em 1996, a marca é especializada em óculos para variados estilos de vida. A rede está presente em mais de 40 países, com mais de mil pontos de venda. No Brasil, a marca que desembarcou em 2014, já possui 20 unidades. Com investimento inicial total de R$ 68.500, o empreendedor opera em um modelo de quiosque, com mostruários nas três frentes.
A marca é tradicional, e foi fundada em 1915. O primeiro produto lançado pela franquia de beleza foi uma máscara de cílios, que ainda permanece como o principal item vendido. A partir daí, os demais produtos da franquia de beleza foram se tornando cada vez mais populares nos Estados Unidos, atraindo a atenção de grandes empresas, até que foi comprada pelo grupo L´Oreal em 1996.
No Brasil, o formato de venda de maquiagem no varejo e franquias de beleza, com lojas de marca, conta com uma forte expansão. Atualmente a marca está presente em 90 países em todo o mundo e comercializa seus produtos em diversos pontos de venda.
A marca pertence ao Grupo Technos e comercializa relógios e óculos modernos para público de espírito jovem por meio de dois modelos de negócios: loja e franquia de quiosques. No total a rede possui 53 unidades franqueadas, sendo a grande maioria quiosques padrão de 6m².O investimento para adquirir um quiosque franqueado da marca Touch é de aproximadamente R$ 88mil e o prazo médio para retorno desse valor é estimado pela rede entre 12 e 24 meses.
Tea shop
Há quase 30 anos no mercado com cerca de 70 lojas na Europa, a franquia de beleza, proporciona aos amantes do chá um alto padrão de atendimento, e tem como meta surpreender os clientes através de uma experiência multissensorial do universo desta bebida milenar. No território brasileiro, o quiosque já está há cinco anos e se tornou referência no mercado de chás gourmet.
Criado em junho de 2012, a rede de franquias transformou-se em um dos maiores sucessos no segmento de hot dogs no Brasil. A rede apresenta, além das tradicionais lojas de shopping ou de rua, o modelo de franquias de quiosque. É uma opção de negócio mais barata, com mix de produtos menor e equipe reduzida para aumentar o lucro do franqueado. O investimento inicial (com taxa de franquia e capital de giro) é a partir de R$95 mil, com prazo de retorno entre 24 e 30 meses, com base num faturamento médio mensal de R$40 mil.
A rede de franquias está pautada na qualidade de produção. A marca atua com franquias de quiosque no modelo “Carrinho” ofertado dentro da faixa de investimento das microfranquias, por R$80 mil. A adaptação da marca para esse modelo de negócio visa adentrar em cidades menores e até shoppings âncora.
Com presença mundial em mais de 80 países, conquistou a posição como uma das principais produtoras de guloseimas da Europa há mais de 40 anos.
Camisetas e acessórios do universo geek, super-heróis, séries, personagens e bandas de rock, a marca iniciou suas atividades em 2010, com a consolidação no mercado, veio o licenciamento com os maiores players de entretenimento do mundo e, com isso, nos tornamos a maior referência em moda GEEK no Brasil.
Há mais de 40 anos de mercado, a tradicional marca de perfumaria de luxo e cosméticos conta com 200 lojas, em 25 estados, e tem a missão de tornar a beleza acessível aos brasileiros. Em dois formatos: loja e franquias de quiosque oferecem mais de 600 itens de alta qualidade e preços para todos os públicos.
A franquia de beleza é a primeira empresa de beleza a se inspirar e buscar na natureza os ingredientes para produzir produtos naturais, 100% vegetarianos e que não são testados em animais. Essa abordagem foi adotada pela franquia de beleza para fazer negócios utilizando cinco valores primordiais para a marca. Isso foi fundamental nas tomadas de decisões e também para engajar seus consumidores.
A ABF divulgou que o setor de franquias mantém o crescimento. No terceiro trimestre de 2019, o mercado de franquias brasileiro registrou um crescimento nominal de 6,1%, ante o mesmo período de 2018. O faturamento passou de R$ 44,479 bilhões para R$ 47,203 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, a variação positiva foi de 6,8% (R$ 170,988 bilhões para R$ 182,657 bilhões).
Com uma taxa de crescimento semelhante a registrada no trimestre passado (5,9%) e no mesmo período de 2018 (6,3%), o terceiro trimestre mostra que o franchising está mantendo sua trajetória de crescimento gradual, mesmo em um cenário de inflação baixa e demanda oscilante por parte do consumidor.
O índice de abertura de lojas no terceiro trimestre foi de 4,3%, contra o fechamento de 1,4% das unidades, o que resultou num saldo de 2,9% no período. Com isso, o total de unidades de franquia em operação no País chegou a 160.553.
O setor de franquias no Brasil é extremamente consolidado e a nossa lei inspira outros países a regulamentar a atividade empreendedora por meio do franchising. Em pouco tempo, o Brasil se tornou um dos maiores mercados do mundo, respeitado e recebido pela International Franchise Association (IFA), maior entidade de franquias do mundo, como uma autoridade mundial.
De acordo com o último balanço divulgado pelo Conselho Mundial de Franquias (WFC, da sigla em inglês) o Brasil é o quarto maior mercado de franquias do mundo. No entanto, em número de unidades, é o sexto maior.
Veja na tabela a seguir: