Alguns negócios do mercado de franquias chamam atenção pela fácil aceitação do consumidor e pela alta lucratividade, caso das franquias de chocolate. Inseridas no segmento mais expressivo do franchising (Alimentação), as franquias de chocolate fazem muito sucesso em épocas comemorativas e não deixam a desejar ao longo do ano.
Apesar de ser um mercado específico, os brasileiros consomem chocolate o ano inteiro, mantendo o setor aquecido sem ser influenciado por sazonalidades.
Para quem pretende investir no franchising, as franquias de chocolate são uma ótima opção para trabalhar com produtos nacionais e altamente rentáveis.
O segmento de Alimentação é disparado o mais expressivo do franchising com R$13.077 bilhões de faturamento durante o 4º trimestre de 2020, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Ao todo, as franquias brasileiras movimentaram R$53.976 bilhões no ano passado com alta de 22,8%, indicando sinais de recuperação por conta da pandemia.
Assim como boa parte do mercado, as franquias de chocolate também foram impactadas por conta da Covid-19, mas o setor soube como se adaptar durante a crise.
Ao invés de depender majoritariamente das vendas em shoppings ou lojas de rua, as empresas do setor firmaram parcerias com supermercados para manter o mercado aquecido, exemplo da Abicab* e da Abras** que promoveram a campanha #VaiTerPáscoa para estimular a compra de chocolates no feriado através da compra de produtos em supermercados.
* Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas
** Associação Brasileira de Supermercados
Mais de 90% dos brasileiros compraram chocolate para consumir em casa, indica pesquisa realizada pelo Instituto Kantar em parceria com a Abicab. Por conta da pandemia, as empresas do setor tiveram que se adaptar às novas demandas, principalmente à necessidade dos consumidores de receber produtos em casa de maneira fácil e rápida. Foto: Unsplash
Quem pensa que investir em franquias de chocolate terá lucro apenas na Páscoa ou no Natal está muito enganado.
Depois do Natal, a Páscoa é a data comemorativa mais celebrada pelo consumidor brasileiro religioso. O chocolate é a escolha de presente para muita gente que busca opções tradicionais e preços mais acessíveis.
Como a maior parte da produção de chocolate no Brasil é nacional, é possível comprar o produto por preço mais baixos do que chocolates internacionais. O Brasil é um dos maiores produtores de chocolate do mundo e, atualmente, exporta para 130 países.
Mesmo estando atrás de outros países em termos de consumo de chocolate, mais de 90% dos brasileiros compraram o produto para consumir em casa no ano passado, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Kantar em parceria com a Abicab.
Mesmo durante a pandemia, o consumo de chocolate fora de casa aumentou 3,1% chegando a 65,9% de participação no mercado nacional. Outro dado importante revelado pela pesquisa é que 55,4% dos brasileiros consomem chocolate, cenário bem animador para quem pretende empreender em franquias de chocolate.
Estar próximo do consumidor é uma das melhores estratégias para empresas que querem driblar a crise, e as franquias de chocolate só têm a ganhar com canais de vendas modernos e que estejam cada vez mais próximos do público-alvo.
Investir em plataformas online e sistemas delivery são recursos que não necessitam de alto investimento e oferecem praticidade e eficiência durante a experiência de compra do consumidor.
Seja qual for o método de venda adotado pelas franquias de chocolate, o bom atendimento deve estar presente em qualquer estratégia.
Além disso, o Brasil possui vantagens competitivas em relação a outros mercados como a disponibilidade de matérias-primas nacionais (cacau, leite e açúcar) e a presença de grandes indústrias mundiais instaladas no país, favorecendo o crescimento de negócios locais como as franquias de chocolate e outras empresas do setor.
Acompanhar as mudanças de mercado e diversificar canais de venda para melhor atender o consumidor é o grande desafio das empresas do setor de alimentação. Plataformas online, produtos padronizados e serviços de entrega estão entre as principais estratégias de empreendimentos que querem sair na frente durante a crise. Foto: Unsplash
Investimento inicial: a partir de R$$160 mil
Taxa de franquia: a partir de R$20 mil
Capital de giro: a partir de R$20 mil
Faturamento médio: a partir de R$55 mil
Chocolateria Brasileira
Investimento inicial: a partir de R$215 mil
Chocolates Brasil Cacau
Investimento inicial: a partir de R$260 mil
Fábrica di Chocolate
Investimento inicial: a partir de R$110.900
Kopenhagen
Investimento inicial: a partir de R$305 mil
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