Franquias de beleza estão dominando o mercado, sendo um dos setores que mais cresceu no segundo semestre de 2019 faturando mais de R$ 8,8 bilhões.
A preocupação com a estética tem crescido de maneira generalizada entre os brasileiros. Os cuidados não somente com o corpo, mas também com a mente, se tornou cada vez mais essencial em meio ao cotidiano conturbado e estressante para os moradores dos grandes centros. Uma grande oportunidade para pensar em franquias de beleza.
E dentro do universo do franchising, as franquias de beleza são as mais promissoras e atraentes, pois a procura pela boa aparência e bem-estar faz com que este não seja um mercado sazonal. Isso pode ser comprovado através das diversas ramificações que o segmento de beleza apresenta. Hoje em dia é possível encontrar franquias de depilação a laser para homens e mulheres, sobrancelhas, barbearias, esmalterias, emagrecimento, spa, franquias de beleza delivery, entre outros.
De acordo com dados divulgados pela Abihpec (Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), mostra que nos últimos cinco anos, o mercado de estética cresceu 567% somente no Brasil, e ainda apontou que no ano de 2018 o setor movimentou R$ 47,5 bilhões.
Assim como a procura pelos serviços de estética e bem-estar estão sempre em ascensão, aqueles que querem investir neste segmento também não ficam atrás. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor foi um dos que mais cresceram no segundo trimestre do ano, com um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2018. No total, o segmento faturou mais de R$ 8,8 bilhões e ultrapassaram a marca de 26 mil unidades.
O Brasil é um dos países campões no consumo global de produtos e serviços voltados à estética. De acordo com dados da Abihpec, o país só fica atrás de Estados Unidos, que têm 16,5% de participação, e da China, que detém 10,3%.
As apostas da Euromonitor são de que os mercados brasileiros de beleza e cuidados pessoais devam crescer, ao menos, 14,3% até 2020. Dessa forma, um mercado consumidor ainda mais amplo se abre em oportunidades para quem pensa em investir em franquias de beleza.
Antigamente pensava-se que só as mulheres que se preocupavam com a beleza e estética. Mas com o mundo moderno, os homens também são muito mais vaidosos, eles são responsáveis por 30% do movimento dos centros de estética.
As barbearias chegaram ao mercado com um conceito diferente do tradicional e se tornou um ambiente onde os homens se encontram para tomar uma cerveja, conversar com os amigos e claro, cuidar da aparência da barba, mas tudo com pegada diferenciada.
O Brasil é um dos países que mais busca informações sobre beleza na internet, perdendo apenas para os Estados Unidos. Dessa forma, há uma gama de consumidores ávidos por consumir produtos e serviços ligados a esse mercado.
Conheça as maiores franquias do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, dentro do nicho de Beleza e Estética, de acordo com a ABF:
Além destas, o franchising conta com diversas opções, das mais variadas, e que ainda possuem um amplo mercado para expansão. Confira alguns exemplos:
Fundada no Rio de Janeiro em 1996, a franquia tem 121 unidades e é especializada na venda de maquiagem. A marca é internacionalmente reconhecida, com presença em mais de 90 países
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55.000,00
Previsão de retorno: de 16 a 14 meses
A marca de cosméticos tem origem inglesa, foi fundada em 1976 e já tem 125 unidades espalhadas por todo o país. Foi a primeira marca de beleza a se inspirar e buscar na natureza os ingredientes para seus produtos naturais.
Investimento inicial: a partir de R$ 135.000,00
Capital de giro: a partir de R$ 40.000,00
Previsão de retorno: 36 meses
A ABF divulgou que o setor de franquias mantém o crescimento. No terceiro trimestre de 2018, o mercado de franquias brasileiro registrou um crescimento nominal de 6,1%, ante o mesmo período de 2018. O faturamento passou de R$ 44,479 bilhões para R$ 47,203 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, a variação positiva foi de 6,8% (R$ 170,988 bilhões para R$ 182,657 bilhões).
Com uma taxa de crescimento semelhante a registrada no trimestre passado (5,9%) e no mesmo período de 2018 (6,3%), o terceiro trimestre mostra que o franchising está mantendo sua trajetória de crescimento gradual, mesmo em um cenário de inflação baixa e demanda oscilante por parte do consumidor.
O índice de abertura de lojas no terceiro trimestre foi de 4,3%, contra o fechamento de 1,4% das unidades, o que resultou num saldo de 2,9% no período. Com isso, o total de unidades de franquia em operação no País chegou a 160.553.
Todos os 11 segmentos que constam na lista da ABF cresceram no terceiro trimestre de 2019. A entidade acredita que os resultados positivos também possam ser influenciados por uma maior confiança do consumidor, passado um ano do período eleitoral. Casa e Construção, Moda e Informática e Eletrônicos foram os segmentos que mais se destacaram no período.
Com este desempenho, a ABF projeta que o crescimento do setor em 2019 deve ser de cerca de 7% em faturamento e de 5% em unidades franqueadas e empregos gerados. Já o volume de redes em operação no País deve ter um leve crescimento de cerca de 1%.
De acordo com a ABF, o segmento faturou R$ 31,9 bilhões em 2018, o que representa um crescimento de 6,3%. Em abertura de unidades, o crescimento foi de 5,4%.
Franquias de beleza e estética também são a maioria entre as microfranquias (redes de franquia com investimento inicial de até R$ 90 mil). De acordo com o estudo, 76 marcas operam só nesse formato e 20 têm, pelo menos, dois formatos diferentes de expansão.
O Brasil é o segundo maior país do mundo em número de academias, que estão dentro do segmento de franquias de beleza, de acordo com a Associação Brasileira de Academias (Acad), com 33.157. São quase oito milhões de alunos que movimentam US$ 2,5 bilhões. Segundo a pesquisa Global Report 2015, realizada pela International Health, Racquet & Sportsclub Association, o país é o 18º com o maior número de academias por habitantes em todo o mundo.
A preocupação com o bem-estar tem sido uma onda crescente na última década: em 2010 eram 15 mil academias e em 2014 já havia 30 mil.
As apostas dos especialistas são que as franquias de beleza e saúde continuem crescendo nos próximos anos e isso se dará pela preocupação do brasileiro com estética e lançamento de produtos que envolvam qualidade de vida. O forte uso das redes sociais, por parte das marcas, também é uma ferramenta que pode ajudar a aumentar o interesse de consumidores.
Candidatos que escolhem franquias de beleza, geralmente, encontram bons resultados, mas precisam ter perfil e seguir as diretrizes da franqueadora antes de pensar em investir.
O setor de franquias no Brasil é extremamente consolidado e a nossa lei inspira outros países a regulamentar a atividade empreendedora por meio do franchising. Em pouco tempo, o Brasil se tornou um dos maiores mercados do mundo, respeitado e recebido pela International Franchise Association (IFA), maior entidade de franquias do mundo, como uma autoridade mundial.
Saúde, Beleza e Bem-Estar, que incorpora as franquias de beleza é um dos predominantes, mas o maior salto ocorreu em Outros e Casa e Construção.
De acordo com o último balanço divulgado pelo Conselho Mundial de Franquias (WFC, da sigla em inglês) o Brasil é o quarto maior mercado de franquias do mundo. No entanto, em número de unidades, é o sexto maior. Veja na tabela a seguir: