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Sonha com um negócio de sucesso? Aposte nas franquias de alimentação

Sonha com um negócio de sucesso? Aposte nas franquias de alimentação

Restaurante lotado de pessoas sentadas em mesas se alimentando

O setor de alimentação é altamente lucrativo, competitivo e promissor.

Quando falamos em expansão e consolidação no franchising não conseguimos deixar de pensar nas franquias de alimentação. Não à toa, esse segmento é um dos mais procurados por quem pretende abrir um negócio.

O faturamento do segmento da alimentação, que conta com milhares de unidades abertas por todas as regiões do Brasil, já ultrapassa os R$185 bilhões por ano.

Apesar das oscilações econômicas dos últimos anos e da pandemia, o setor alimentício se destacou por se manter firme e apresentar constante expansão e inovação, inclusive dentro do franchising brasileiro.

 

Para aqueles que querem investir em um modelo seguro de negócios, o franchising é uma ótima opção, especialmente para as franquias de alimentação

É um segmento desafiador e competitivo, por isso é preciso ter cautela antes de embarcar nesta jornada. A maior parte do desempenho de um empreendimento nesse setor depende ativamente do comprometimento do franqueado e da sua capacidade em colocar em prática o modelo de negócio de franquia de comida que foi escolhido.

Mesmo com as adversidades e a correria do dia a dia, as franquias de alimentação seguem sendo almejadas pelos empreendedores e vamos te explicar o porquê.

04 pontos de sucesso das franquias de alimentação

A pandemia representou um momento de virada para as franquias de alimentação no Brasil. Em pouco tempo, foi necessária uma revisão completa dos produtos oferecidos, operações, canais de venda, relacionamento com os clientes, infraestrutura e estratégias.

Apesar da pressão sofrida pelo setor e do enorme abalo na economia, as franquias de alimentação continuam sendo promissoras e vamos te convencer disso com esses 4 pontos que fazem com que elas sejam um sucesso:

01 – Terreno promissor

As franquias de alimentação fazem parte de um segmento completo, variado, complexo e cheio de possibilidades. Elas estão sempre precisando solucionar demandas e oferecer novos serviços, ou seja, fazem parte de um mercado que não para de funcionar e está a todo vapor. 

A possibilidade por si só de oferecer muitos e diferentes tipos de produtos já é uma grande vantagem. Existem muitos terrenos a serem explorados. Falamos de um exemplo, a alimentação natural, aqui.

02 – Modelos baratos e operações simples

As redes de franquia oferecem modelos baratos e com operações das mais simplificadas até as mais complexas, o que ajuda empreendedores inexperientes no setor ou com pouco capital para investir.

Existem franquias de alimentação que oferecem formato de quiosque, container e outros que possibilitam uma diminuição do valor do investimento, tornando-as mais acessíveis. 

03 – Variedade

A variedade existente no mundo gastronômico também é um elemento interessante por atrair diferentes perfis de empreendedores. 

É mais fácil encontrar um empreendimento que se encaixe nas expectativas e características dos investidores, pois eles são diversos e cada um exige características específicas.

Mas importante relembrar que todos os trabalhos em franquias de alimentação são dinâmicos e requerem muita dedicação e atenção de todos os envolvidos, costumando ter uma rotina mais frenética que as demais.

04 – Inovação 

Para alcançar um lugar seguro no mercado das franquias e conquistar o seu próprio público, a inovação precisa estar sempre presente: manter-se atento às tendências e fazer o possível para se destacar entre seus concorrentes faz parte do trabalho. 

O cenário de pandemia provocou, especialmente nas franquias de alimentação, uma grande transformação no negócio em si e no relacionamento com consumidores e franqueados. 

Para sobreviver em meio ao cenário incerto, as franquias de alimentação se viram com a obrigação de se reinventar de forma rápida e investir em melhorias tanto dentro como fora dos restaurantes. 

Criação de canais de venda, ofertas personalizadas, processos mais ágeis, produtos e estratégias digitais, muitos movimentos inovadores aconteceram e seguem dando um fôlego ao setor.

Desafio de encontrar novas formas de atrair o consumidor

A alimentação, por ser algo manuseável, sofreu bastante com as medidas restritivas de contato durante a pandemia.

Um fato é que a pandemia abalou consideravelmente os hábitos dos consumidores brasileiros. Foi e ainda é necessária muita paciência, resiliência e criatividade para encontrar formas de se conectar com os clientes.

Uma sacola de papel com um símbolo de hambúrguer

Com a retomada das atividades presenciais, muitos resquícios de hábitos adquiridos na pandemia não ficarão para trás. É preciso pensar em novos modelos e formas de atrair o consumidor.

As alternativas são variadas: revisão de menu, criação de pratos e combos, delivery, desenvolvimento de ofertas exclusivas para delivery, modelo take and go, grab and go, adoção de programas de fidelidade.. É um universo de estratégias a ser explorado dentro das franquias de alimentação.

Gerir toda essa mudança e multiplicidade de canais de forma coesa e organizada para atender clientes cada vez mais exigentes faz parte do dia a dia do trabalho.

Nesse sentido, utilizar informações, ferramentas tecnológicas adequadas, canais de comunicação para manter o consumidor perto e demonstrar uma atitude de prontidão para mudança. 

Todos esses movimentos passam a ser os ingredientes principais para uma receita de negócio de sucesso no universo dos serviços de alimentação, apontam as pesquisas.

Praça de alimentação com pessoas sentadas em suas mesas

Praças de alimentação continuam sendo campeãs na escolha de momentos de lazer, nesse lugar os consumidores sempre estão em busca de boas e novas opções para experimentar.

Em um cenário econômico que luta para se recuperar, o segmento de alimentação se destaca por ter mantido boas taxas de crescimento visto a versatilidade, adaptabilidade do setor e a necessidade básica de alimentação.

Algumas franquias de alimentação para você começar a investir:

Btt burger e Jose’s pizza

Começamos como Btt. Burger, uma franquia que aposta na qualidade, experiência e novas criações para o setor de hambúrguer.

Nascemos controlando quase todos os nossos processos de produção, desde a fabricação do pão até o nosso blend de carnes, molhos exclusivos e criações inspiradas em experiências do mundo fora.

Desde 2019, trazendo mais uma vez referências de fora do Brasil e unindo sua experiência com panificação, desenvolveram a Jose’s Pizza, com massas estilo napolitana de longa fermentação, e junto trouxe uma carta de vinhos totalmente fora dos padrões para o cardápio da Jose’s. 

Tudo é pensado para os clientes viverem ótimos momentos.

My Cookies Brasil

A MyCookies é uma empresa que nasceu em 2016, jovem e inovadora, que se espalha pelo Brasil com mais de 50 unidades em 08 estados, incluindo o Distrito Federal.

Eles oferecem cookies artesanais, quentinhos e super recheados, o carro-chefe da empresa. Também trabalham com outros produtos diversificados e projetam expandir suas unidades pelo Brasil.

Bar do urso

Reunir amigos com cerveja e muita diversão: essa é a premissa do Bar do urso. E desde então, a cervejaria adiciona muita criatividade às suas cervejas por meio de ingredientes tipicamente brasileiros.

No Bar do Urso os clientes podem encontrar os mais exclusivos chopps e cervejas, até mesmo os que foram premiados mundo afora.

Ah, e há também petiscos e a coleção de merchandising, que são excelentes opções de presentes e lembranças! 

Hoje estão presentes em diversas cidades, desde modelos de rua a containers, que permitem aos nossos clientes viverem uma experiência. E para os nossos franqueados, uma operação inovadora com um robusto programa de desenvolvimento e suporte.