Franquias baratas ou microfranquias são modelos de negócio com investimento de até R$ 90 mil e podem ser opções lucrativas para o investidor.
Ao iniciar um novo ano, as pessoas fazem desejos e planos. Uns querem um carro novo. Outros querem viajar, comprar uma casa nova e outros ainda desejam dar uma virada total na vida e virar dono do seu próprio negócio. Mas será que é uma boa ideia investir nas microfranquias, conhecidas como franquias baratas e lucrativas?
A explicação é muito simples. As microfranquias, ou franquias baratas e lucrativas, são negócios replicados por meio do modelo de franchising e que exigem um investimento inicial inferior das franquias tradicionais. Como referência, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) adota como padrão o valor de três vezes o PIB anual per capita (Produto Interno Bruto anual médio por habitante do País) como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia. Em valores atuais, estamos falando de algo próximo a um investimento de R$ 90 mil.
E veja como se calcula esse valor de investimento da franquia:
Com opções de investimento baixo que podem variar entre mil reais e R$ 90 mil, as franquias baratas se tornaram uma alternativa de investimento e até mesmo de ocupação para milhares de brasileiros que perderam seus empregos nos últimos anos por conta da crise econômica que o Brasil atravessou. Além disso, o crescimento desse formato auxiliou também as redes de franquias a seguirem expandindo suas operações.
O levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF registrou que houve um crescimento de 8% dos negócios classificados como microfranquias de 2017 para 2018. Enquanto em 2017 havia 545 marcas de franquias baratas, no ano passado elas somavam 589. A maior concentração das franquias baratas e lucrativas está entre as redes com 1 a 5 anos e com 6 a 10 anos de atuação no franchising.
O segmento com maior número de modelos de franquias baratas e lucrativas é de Saúde, Beleza e Bem-Estar.
Investir no mercado de franquias baratas e lucrativas traz muitas vantagens para este novo empreendedor, como o baixo investimento e retorno mais rápido, contará com um pró-labore no final do mês e também terá a possibilidade de trabalhar home office, em muitos dos casos, mas é preciso tomar alguns cuidados. Confira:
Além das vantagens de investir em uma franquia barata e lucrativa é preciso também ter muito cuidado, pois entrar de cabeça em um novo negócio, sem analisar profundamente pode trazer problemas futuros. Confira as dicas abaixo para se dar bem na escolha:
Franquias baratas e lucrativas podem parecer atrativas pelo investimento reduzido, mas isso não diminui a responsabilidade do negócio. Microfranquia não implica em microrresponsabilidades: o franqueador deverá prestar todo o suporte necessário aos franqueados e trabalhar para que as franquias baratas se tornem realmente lucrativas.
Sempre pesquise antes de investir em aparentes franquias baratas e lucrativas. Olhe sites como Reclame Aqui, redes sociais, consultas ao Procon e notícias veiculadas pela imprensa.
Quanto à taxa de mortalidade, a Associação Brasileira de Franchising aponta que houve queda no índice de mortalidade de franquias baratas e lucrativas, entretanto, ainda é uma quantidade significativa. A razão para isso, na maioria das vezes, é a falta de informação sobre o negócio misturada à inexperiência do empreendedor que procura por franquias baratas e lucrativas. No ano de 2017, a taxa foi de 7,2%, caindo para 5,7% no ano passado. Fatores como o aumento do número de repasses e a gradativa recuperação da economia a partir de 2018 justificam essa queda, segundo a associação.
Assim como todos os segmentos da economia precisaram se adaptar por conta das constantes mudanças que aconteceram nos últimos anos, o mercado de franquias também precisou rever os modelos de expansão, e uma das medidas foi a redução de taxas de investimento em seus negócios.
Em 2018, as redes de franquias com investimento inicial até R$ 90 mil, e também o inverso, as redes de microfranquias puras, passaram a oferecer modelos com investimento inicial acima de R$ 90 mil. Assim, esse tipo de modelo de negócio passou a ser classificados em dois tipos:
Puras: redes que possuem apenas operações com investimento inicial até R$ 90 mil. Os segmentos com maior número de redes de microfranquias, ou franquias baratas e lucrativas puras são: Saúde, Beleza e Bem-Estar e Comunicação, Informática e Eletrônicos. Vale ressaltar que alguns nichos destes segmentos não exigem muitos recursos em estrutura física, portanto possuem valores de investimentos menores.
Mistas: redes que possuem formatos de operação com investimento inicial até R$ 90 mil e formatos com investimento inicial acima de R$ 90 mil. Os segmentos com maior número de redes de microfranquias mistas são: Alimentação e Serviços Educacionais. As redes de Alimentação investiram em novos formatos, como quiosques e carrinhos. Já as redes de Serviços Educacionais se dedicaram a plataformas de ensino à distância e domicílio.
Quanto à proporção entre redes puras e mistas, os dados demonstram que em 2017 mais redes adaptaram seus modelos de negócios e reduziram as taxas de investimento cobradas devido ao cenário econômico. Eles sinalizam, ainda, que houve movimentos distintos entre as duas modalidades em 2018: as mistas somavam 75 marcas (14% do total), número que subiu para 166 redes (28% do total) no ano passado. Já entre as redes puras houve redução, passando de 470 marcas (86% do total) há dois anos para 423 (72% do total).
Se quiser saber mais sobre como abrir franquias baratas e lucrativa, não deixe de falar com nossos especialistas.
Com investimento a partir de R$ 40 mil reais, a franquia conta com a experiência de profissionais com mais de 15 anos de atuação no mercado de viagens educacionais e de lazer. Está presente em todo o território nacional, com lojas próprias e franquias. A marca opera com três modelos de franquias baratas e lucrativas, adaptados para cidades e investimentos de todos os tamanhos: Máster, Premium e Express.
Com mais de 800 pontos de venda espalhados por shoppings centers, aeroportos, feiras, centros de convenções, estádios e parques de diversões como os da Disney e Universal Studios, a marca conta com investimento inicial de R$ 89 mil e está presente nas principais cidades brasileiras e tem excelentes perspectivas para crescimento.
A franquia foi desenvolvida para quem deseja trabalhar com uma marca de baixo investimento e bons retornos financeiros. O modelo de negócio é adaptado as necessidades da população da terceira idade, de pessoas em recuperação cirúrgica, com necessidades especiais e mães-novas.
Criada em 2012 a microfranquia tem com o objetivo formar profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água, através de cursos específicos realizados na própria franqueadora e com todo suporte da marca.
A marca nascida na cidade de Rondonópolis – MT foi criada em 2015 e visa um mercado competitivo e buscando ideias inovadoras no ramo de varejo de bijuterias e acessórios femininos, masculinos e infantis.
A rede nasceu a partir do desejo de um homem obstinado a construir um negócio altamente lucrativo, com baixo investimento e que fosse voltado para a sustentabilidade.
A franqueadora tem como objetivo proporcionar tratamentos de emagrecimento e estética com preços acessíveis para a maioria da população brasileira, proporcionando aos pacientes melhora na autoestima.
A rede de franquias de educação está presente em mais de 50 países e com mais de 4 milhões de alunos. Hoje no Brasil são quase 1.500 unidades que atendem mais de 170 mil alunos em todas as regiões brasileiras, consolidando-se como a maior rede de franquia de educação do País.
A ABF divulgou que o setor de franquias mantém o crescimento. No terceiro trimestre de 2018, o mercado de franquias brasileiro registrou um crescimento nominal de 6,1%, ante o mesmo período de 2018. O faturamento passou de R$ 44,479 bilhões para R$ 47,203 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, a variação positiva foi de 6,8% (R$ 170,988 bilhões para R$ 182,657 bilhões).
Com uma taxa de crescimento semelhante a registrada no trimestre passado (5,9%) e no mesmo período de 2018 (6,3%), o terceiro trimestre mostra que o franchising está mantendo sua trajetória de crescimento gradual, mesmo em um cenário de inflação baixa e demanda oscilante por parte do consumidor.
O índice de abertura de lojas no terceiro trimestre foi de 4,3%, contra o fechamento de 1,4% das unidades, o que resultou num saldo de 2,9% no período. Com isso, o total de unidades de franquia em operação no País chegou a 160.553.
Segmentos
Todos os 11 segmentos que constam na lista da ABF cresceram no terceiro trimestre de 2019. A entidade acredita que os resultados positivos também possam ser influenciados por uma maior confiança do consumidor, passado um ano do período eleitoral. Casa e Construção, Moda, e Informática e Eletrônicos foram os segmentos que mais se destacaram no período. Em quase todos eles, há franquias baratas e lucrativas.
Com este desempenho, a ABF projeta que o crescimento do setor em 2019 deve ser de cerca de 7% em faturamento e de 5% em unidades franqueadas e empregos gerados. Já o volume de redes em operação no País deve ter um leve crescimento de cerca de 1%.
O setor de franquias no Brasil é extremamente consolidado e a nossa lei inspira outros países a regulamentar a atividade empreendedora por meio do franchising. Em pouco tempo, o Brasil se tornou um dos maiores mercados do mundo, respeitado e recebido pela International Franchise Association (IFA), maior entidade de franquias do mundo, como uma autoridade mundial.
De acordo com o último balanço divulgado pelo Conselho Mundial de Franquias (WFC, da sigla em inglês) o Brasil é o quarto maior mercado de franquias do mundo. No entanto, em número de unidades, é o sexto maior.
Veja na tabela a seguir: