Todo mundo sabe que investir no mercado de franquias, de forma geral, exige uma dedicação muito maior do que o esperado. Além de seguir os padrões exigidos pela franqueadora, ainda é necessário que o franqueado acompanhe diariamente todo o processo de funcionamento da franquia. Todas essas determinações existem e devem ser vistas com ainda mais cuidado quando a pessoa resolve investir em uma das franquias baratas.
No segundo trimestre de 2019, foram abertas três novas unidades franqueadas por hora, de acordo com dados apresentados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). As franquias baratas ou microfranquias são modelos de negócios que funcionam através do franchising e que possuem um investimento inferior ao das franquias tradicionais. Esse valor corresponde a, no máximo, R$ 90 mil.
Com as altas taxas de desemprego do País nos últimos meses, muitas pessoas passaram a montar o seu próprio negócio. A Grande maioria sem experiência nessa área e com pouco dinheiro guardado para investir na abertura de uma empresa. Ingressar no mercado de franquias se tornou uma alternativa de garantia de emprego.
Independentemente do valor de investimento inicial, as franquias baratas funcionam da mesma forma que as franquias tradicionais, seguem a mesma lei e possuem diversas obrigações com os franqueados, oferecendo suporte e treinamento adequados para a operação. O padrão adotado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) determina que, o investimento total da franquia é a soma do: Capital para instalação + Taxa de franquia + Capital de giro. Esse investimento geralmente tem um valor mínimo e máximo.
A definição da palavra franquia é: um negócio cujo modelo de operação é replicado (copiado ou transferido) para outro ponto comercial, com autorização de quem detém os direitos da marca e criou aquele modelo inicial. Ou seja, franquias são tudo aquilo que envolve gestão, operação e divulgação da empresa, copiado e transferido para uma loja idêntica. Na prática é, se você tem uma franquia de comida, por exemplo, você terá um clone do seu negócio em diversos pontos comerciais.
O levantamento realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), registrou um crescimento de 8% dos negócios classificados como microfranquias de 2017 para 2018. Enquanto em 2017 havia 545 marcas que funcionavam nessa modalidade, no ano de 2018, elas somaram 589. A maior concentração das franquias baratas está entre as redes com 1 a 5 anos e com 6 a 10 anos de atuação no franchising.
As franquias baratas representam atualmente cerca de 18% das marcas que atuam no modelo de franchising no Brasil. O futuro franqueado poderá possuir um salário no fim do mês, além é claro, ter a possibilidade de trabalhar no sistema home based.
O segmento com maior número de modelos de franquias baratas é de Saúde, Beleza e Produtos Naturais.
Se você tem um sonho de se tornar empreendedor, é preciso analisar com muito cuidado se é possível, pois não adianta abrir uma franquia barata e depois perceber que ela não traz nenhum lucro para você e ainda está dando dores de cabeça.
O mercado de franchising conta com mais de três mil opções de marcas e existe um leque de franquias baratas e nem sempre a que você escolheu pode ser o melhor negócio. A melhor forma de não correr riscos e armadilhas é sempre investir em conhecimento como recursos humanos, administração, participar de cursos de gestão de negócios, trocar ideias com outros profissionais mais experientes do mercado e sempre circular em eventos e feiras.
Dados da ABF mostram que 15% das unidades de franquias fecham as portas nos primeiros cinco anos de existência, por isso é muito importante estar consciente na hora de adquirir uma franquia barata, pois elas necessitam dos mesmos cuidados que uma franquia tradicional. Dependendo do ramo de atuação, até mesmo cuidados maiores.
Um dos maiores riscos das franquias baratas é acreditar que se compra um emprego, ao investir em um negócio próprio. A franquia demandará ainda mais trabalho do que um emprego, porque o franqueado será o responsável por todo o processo. Isso inclui gestão de pessoas e decisões difíceis que devem ser tomadas no dia a dia.
Em muitos casos, as franquias baratas vão demorar a retornar lucro para o empreendedor, fazendo com que ele precise ter uma reserva de emergência por um período de até um ano. Dessa forma, não é aconselhado usar todo o capital disponível no investimento inicial da franquia.
Uma dica muito importante antes de escolher uma franquia é avaliar todas as opções e os segmentos de franquias baratas. O velho ditado diz: o barato sai caro. Entre os modelos de franquias com baixo investimento há uma variação muito grande, que pode ser de R$ 2 mil a R$ 10 mil, e em alguns casos, compensa muito mais guardar um pouco para investir em uma opção mais rentável. Sempre lembrando que não deve ser utilizado todo o capital disponível nesta fase do investimento.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você reduzir os riscos antes de mergulhar de cabeça e sair comprando uma franquia barata por impulso. Confira abaixo:
O namoro entre o futuro franqueado e a franqueadora muitas vezes se inicia em algum evento de franchising. Este é um processo longo e muito importante, que acontece da seguinte maneira:
Além disso, o franqueado tem algumas responsabilidades importantes, como:
O mercado de franquias precisou se adaptar e rever os novos modelos de redução de taxas de investimentos de seus negócios. Em 2018, segundo a ABF, as redes de franquias baratas, tiveram as nomenclaturas revisadas e classificadas em dois tipos:
As microfranquias puras, possuem operações com investimento inicial até R$ 90 mil, e os segmentos com maior número de redes de franquias baratas são: Saúde, Beleza e Bem-Estar, Comunicação e Informática e Eletrônicos. Esses nichos não exigem muitos recursos em estrutura física, portanto os valores de investimento são menores.
Já as microfranquias mistas, englobam as redes que possuem formatos de operação com investimento inicial até R$ 90 mil e formatos com inicial acima do valor estipulado para o teto de microfranquias. Os segmentos com maior número de microfranquias são: Alimentação e Serviços Educacionais. As redes de alimentação investiram em novos formatos, como quiosques e carrinhos. Já as redes de serviços educacionais se dedicaram a plataformas de ensino e distância e domicílio.
Caso queira saber mais sobre como abrir uma franquia barata, fale com um de nossos consultores.
Separamos ainda algumas dicas para você escolher uma entre as franquias baratas:
Vale lembrar que o planejamento e a pesquisa são pontos importantíssimos na hora de tomar a decisão de investir em uma franquia barata. Depois que o negócio estiver fechado é só colocar a mão na massa e começar a trabalhar.
Investir em franquias facilita o acesso a ótimos resultados financeiros, pois apresentam um baixo custo inicial e um grande potencial de rendimento em curto prazo de retorno. Porém, existem ótimas razões para investir no mercado de franquias.
Além de todos os motivos que já apresentamos anteriormente para investir em franquias baratas, os empreendedores podem optar por diversos segmentos promissores que apresentaram um crescimento considerável nos últimos anos:
Com R$ 90 mil é possível abrir adquirir uma franquia da marca. Os futuros franqueados terão a oportunidade de produzir, distribuir e vender o produto para todos o território brasileiro.
A marca oferece uma gama repleta de suplementos alimentares, acessórios esportivos, vitaminas, minerais, alimentos fitness e diversos outros produtos para a saúde e bem-estar. A marca possuí três modelos de franquias, todas dentro da modalidade de microfranquias: Franquia padrão (Investimento inicial de R$ 9 mil); Franquia personalizada: (Investimento inicial de R$ 12 mil) e Franquia máster: (Investimento inicial de R$ 15 mil).
Com sede no interior paulista, a empresa oferece serviços de medicina do trabalho, segurança e higiene do trabalho, com objetivo de proporcionar melhores condições nos ambientes corporativos.
Com investimento de R$ 60 mil, a marca oferece todo o conhecimento em assistência técnica de celulares na região metropolitana de Campinas, interior de São Paulo.
Fundada em 1969 e no sistema de franchising desde 2008, a escola de inglês conta com um know-how muito grande no mercado, e tem mais de 30 unidades de franquias nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
A franquia nascida no Rio de Janeiro oferece marcas nacionais e importadas de doces, chocolates e biscoitos. Com investimento a partir de R$ 30 mil e uma área mínima de 6m² já é possível abrir uma unidade no modelo quiosque. Para quem deseja uma loja maior, são necessários 15m², e investimento de R$ 55 mil.
No franchising desde 2005, a marca oferece a tradicional pizza, mas em formato de cones. O menu conta com diversos sabores em cones de massa crocante que ficam prontos na hora.
Com R$ 32 mil já é possível adquirir uma unidade da marca. A franquia atuante no segmento de educação oferece cursos em diversas áreas como: vendas e marketing, logística, segurança do trabalho e gestão empresarial, entre outros.
Fundada em 2011, a rede de franquias de agência de viagem, oferece soluções completas ao consumidor – desde a compra de passagens até os passeios turísticos que vai realizar no local.
No franchising desde 2013, a rede oferece tratamento especializado e personalizado para os animais de estimação em atendimento domiciliar. Localizada em São Carlos, interior de São Paulo, a marca oferece todo o apoio ao franqueado: desde a escolha do ponto até o dia a dia da operação.
A marca portuguesa de limpeza residencial, oferece um método que apresenta resultado eficaz e ágil. A franquia possui baixo investimento e custo operacional reduzido, além de não ser necessário ter um ponto comercial em local estratégico. O negócio se inicia com uma equipe enxuta e baixos custos administrativos.
Há 13 anos no mercado de franchising, a marca oferece tratamento especializado em emagrecimento em geral. A marca faz parte do grupo de franquias baratas e para adquirir uma franquia é preciso desembolsar aproximadamente R$ 60 mil, e o retorno de investimento demora em torno de 6 a 12 meses.
A marca, que trabalha com móveis de alto padrão, oferece dois tipos de modelo de negócios: franquia home, onde o franqueado vai até o cliente e franquia física, onde o franqueado monta um showroom e os clientes vão até a loja.
Tomar cerveja hoje virou coisa séria. A franquia da marca oferece 200 rótulos de cervejas importadas e nacionais e possui mais de 70 unidades distribuídas pelas cinco regiões do território brasileiro.
Fundada em 1995, quando iniciou suas operações com máquinas de grua com pelúcias – um mercado até então pouco explorado e muito promissor, é uma das pioneiras neste segmento. Com investimento a partir de R$ 18 mil, o franqueado entra no negócio com um número reduzido de máquinas e na medida em que os negócios vão aumentando ele adquire novos equipamentos e consegue abranger outras regiões e clientes.
A marca atua na venda do tradicional e gostoso Pretzel (tradicional pão alemão em forme de nó, assado e salgado), oferecido em diversos sabores, doces e salgados, sempre servido quente. Para adquirir um quiosque da marca o investimento inicial é de R$ 85 mil e estão localizados nos corredores dos shoppings centers.
A franquia na área de limpeza de estofado, carpetes, sofás e tapetes conta com dois modelos de negócios disponíveis: franquia física e home based, com baixo investimento inicial, a rede oferece todo o suporte completo em todas as etapas do desenvolvimento da abertura da franquia.
A rede nasceu a partir do sonho de um casal de empreendedores e pais que precisavam de ajuda para seus filhos com dificuldades de aprendizagem, mas que não encontraram no mercado brasileiro sistema de educação complementar capazes de ajudar seus filhos no desenvolvimento de seus estudos.
A rede é especializada em viagens de intercâmbio para trabalhar ou estudar no exterior. Com unidades no Brasil e no exterior, a marca conta com modelos de investimentos de R$ 10 mil, e possui quatro modelo de franquias: Express, Premium, Master e Internacional.
A marca nascida na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, conta com um mix de 3 mil produtos diferenciados e exclusivos para um público que segue o conceito de bem-estar e uma vida saudável. No mercado de franchising desde 2003, com investimento de R$ 30 mil é possível adquirir uma franquia da marca.
Para os novos no mercado que estão em busca de franquias baratas, é sempre bom conhecer algumas terminologias importantes, além é claro, de saber como funciona cada parte do processo que pode influenciar no dia a dia do negócio. Vem conferir cada termo e seus significados: