Entre os segmentos do franchising, existe o setor de saúde, beleza e bem-estar. Dentro dele encontramos a franquia odontológica. Foto: Unsplash A franquia odontológica é uma opção excelente para aqueles que querem investir em um modelo de negócio próprio com o suporte de uma marca experiente no mercado, como as franqueadoras. Apesar dos impactos sofridos nos últimos anos durante a pandemia, o mercado odontológico segue movimentando bilhões de reais na economia brasileira, de acordo com as estatísticas divulgadas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Entretanto, ter a própria clínica não é nada fácil. Os inúmeros fatores burocráticos e práticos impedem, em muitos casos, a abertura de novos consultórios odontológicos – a aquisição de aparelhos, medicamentos, equipamentos, etc. Nesse contexto, surge um jeito bastante simplificado para você que quer abrir o seu próprio espaço e evitar todas essas dores de cabeça: a franquia odontológica. Seja para profissionais recém saídos da faculdade, dentistas com uma longa trajetória profissional ou até mesmo para empreendedores que não são da área e enxergam uma boa ideia para faturar: a franquia odontológica é uma boa opção para investir!
Mercado resiliente e rentável Apesar das oscilações do mercado e as dificuldades generalizadas enfrentadas na economia, o segmento de saúde, beleza e bem-estar apresenta processos de constante reinvenção para continuar oferecendo seus serviços ao público e gerar bons resultados. No caso específico da franquia odontológica, percebemos que cuidar da saúde bucal é uma necessidade que todas as pessoas passam, independente de idade, gênero ou condição financeira. A procura por cuidados de higiene bucal somado aos avanços tecnológicos da indústria e a crescente busca por procedimentos estéticos dentários, o segmento promete continuar em crescimento contínuo. Nesse sentido, é viável afirmar que a franquia de odontologia sempre terá um grande potencial de rentabilidade e capacidade de atrair clientes. É um serviço essencial e não tem sazonalidade.
As vantagens de atuar em rede
Investir em uma franquia de odontologia garante vantagens ao empreendedor que dificilmente teria acesso se começasse o próprio negócio sozinho, principalmente se falamos de ter uma clínica própria. Foto: Unsplash A realidade é que mesmo com a possibilidade de oferecer atendimento qualificado, muitos profissionais de odontologia, tanto recém-formados quanto experientes, se encontram sem a possibilidade de prospectar clientes novos e praticar valores acessíveis. Ao investir em uma franquia odontológica, isso muda. Vamos entender os motivos. Padronização As franquias são padronizadas, assim como tendem a ter um padrão de qualidade pré-estabelecido. É uma segurança contar com o respaldo, acompanhamento e apoio da marca, além de ter a garantia do compartilhamento do know-how. As franquias também já possuem estabelecido um padrão em relação aos procedimentos ofertados, a qualidade na entrega e os orçamentos. Todas essas informações básicas no dia a dia de uma franquia odontológica são importantes.
Competitividade
Ao atuar em rede, o franqueado encontra a possibilidade de trabalhar custos muitos mais competitivos em relação ao que é ofertado na sua clínica graças às negociações em grande escala que as franqueadores mantêm com os fornecedores. Por ser uma marca experiente e com credibilidade, a franqueadora consegue preços mais flexíveis nas negociações com fornecedores, o que implica na redução dos custos para a abertura e funcionamento de uma franquia odontológica.
Força da marca Com a força e o suporte de uma marca já consolidada no mercado é possível propor ações de marketing muito mais significativas, com resultados muito mais expressivos do que se fosse feito de forma independente. Com uma quantidade considerável de pacientes em território nacional, a franquia odontológica já começa com um pé na frente ao contar com essa força e credibilidade construída pela marca.
Clínica e empresa ao mesmo tempo: 2 em 1
Diferente do que muitos pensam, a franquia odontológica não se resume aos profissionais da área. Foto: Unsplash Como falamos anteriormente, empreendedores que não são da área também podem investir em uma franquia odontológica. Afinal, ela não é apenas uma clínica, mas também uma empresa que precisa ser gerenciada. Isso significa que existem setores administrativos, contábeis, jurídicos e questões práticas do dia a dia para resolver. Para gerir uma franquia odontológica o franqueado não precisa ser necessariamente um dentista ou outro profissional da área de odontologia. A rede de franquia irá treinar o franqueado para se tornar apto a administrar a unidade. Mas de qualquer forma, será necessária a contratação de profissionais da área para execução dos serviços disponibilizados. Caso o próprio franqueado seja um especializado e tenha experiência na área, poderá ser ainda mais vantajoso.
Franquias odontológicas para conquistar a clínica própria Dentz
Fundada em 2018, a Dentz é uma rede de franquia odontológica com o modelo de negócio ideal para empreendedores que querem começar um negócio bem estruturado e altamente rentável em um mercado seguro e promissor. Alguns diferenciais da Dentz são acompanhamento gerencial e suporte na gestão comercial, operacional e administrativa; a rede de clínicas All In One, com todos os tipos de tratamentos, desde os mais básicos para saúde bucal até as últimas novidades estéticas. Além disso, ela oferece suporte técnico e profissional full time com profissionais altamente qualificados. Odontoclinic Com mais de 20 anos de atuação, a Odontoclinic é uma das melhores redes de clínicas odontológicas do país. Contam com cerca de 200 unidades de muito sucesso e todo suporte necessário. Ao investir e se tornar um franqueado Odontoclinic, você terá acesso a um modelo de negócio que permite a uma pessoa de qualquer carreira ou profissão, alcançar os melhores resultados e retornos financeiros.