Franquia financeira: o segmento lucrativo e conhecido pela desburocratização

A franquia financeira entra pra valer no jogo do mercado de franchising a partir da consolidação do aumento da concorrência no meio financeiro, as oportunidades para quem necessita ou quer investir em algum negócio aumentam. Foto: Unsplash A franquia financeira oferece serviços bancários não tão aproveitados pelas instituições financeiras conservadoras.  Podemos destacar alguns deles: empréstimos, cartão consignado, portabilidade, consórcios, seguros, financiamento,  refinanciamento, entre outros. Essas possibilidades por si só já fazem com que o segmento chame atenção. Elas são entendidas como uma opção alternativa de obter crédito de forma menos desburocratizada e mais ágil. Em qualquer contexto esse serviço será necessário, pois sempre existirão pessoas buscando e precisando recorrer a alternativas não convencionais. No caso da franquia financeira, o seu principal objetivo é se posicionar como um intermediário em uma relação entre uma instituição financeira e um cliente, tornando os processos mais facilitados para ambos.  Apelar para as grandes instituições financeiras deixou de ser a única possibilidade e, para muitas pessoas, isso significa um enorme alívio.  Devido ao crescimento desse segmento, agora existem empresas e franquias alternativas que oferecem os mesmos serviços por taxas semelhantes aos meios tradicionais. 

 

Franquia financeira, um investimento cada vez mais promissor

Entrar para o ramo de franquia financeira tem se tornado um dos empreendimentos mais promissores.  Afinal, sempre existirão motivos para que as pessoas busquem formas de obter crédito, seja para cobrir dívidas, investir em algum novo negócio ou realizar um sonho.  Os motivos para recorrer a esse tipo de serviço podem formar uma lista infinita.

 

uma mão segurando uma carteira aberta sem qualquer dinheiro

Hoje existe uma variedade de empresas que atuam no segmento financeiro e que facilita a obtenção de crédito em momentos de dificuldades financeiras para quem está precisando e por isso também é um bom negócio com um mercado com promessas de ascensão. Foto: Unsplash Por esses motivos, elas são uma boa aposta para alavancar o mercado franchising e investir numa tendência e apostar em uma franquia rentável.

 

Algumas vantagens ao investir em uma franquia financeira

 

Menos burocracia O grande diferencial em relação às instituições bancárias é que uma franquia financeira atua através de uma correspondência bancária, inegavelmente, oferecendo soluções de forma facilitada e menos burocrática.  Assim sendo, as possibilidades de aprovação para o cliente são maiores, tornando a cartela de serviços mais ampla para quem busca a alternativa e torna as taxas de juros mais competitivas.

 

Baixo investimento inicial

Uma das vantagens iniciais ao considerar entrar no mercado de franchising através da franquia financeira é o valor de investimento inicial abaixo dos outros segmentos.  Ou seja, quem empresta o dinheiro é o banco e não o correspondente. Por essa razão, também não é necessário lidar com estoque, nem movimentação de dinheiro nas lojas.  Para abrir uma franquia financeira não é necessário um alto investimento, pois são consideradas microfranquias, um modelo fora de necessidade de estruturas caras, estoques e aluguéis exorbitantes. O valor a ser investido na franquia financeira vai depender também da qualidade da prestação de serviços e do atendimento.

 

– Perfil do empreendedor sem necessidade de especificidade

Para investir em uma franquia financeira não precisa ter um histórico como corretor de seguros ou na área financeira, apenas precisa ter vontade de empreender e de aprender devidamente todas as regras financeiras estabelecidas pelos principais órgãos que regem o mercado. Também não será indiscutível a necessidade de experiência prévia para estar apto a se tornar um franqueado no segmento. Para contornar isso, existem treinamentos e o suporte das franqueadoras para que as habilidades se desenvolvam.

 

– Mercado com alto rendimento

Esse tipo de franquia atrai diversos públicos, como os servidores públicos, aposentados, microempreendedores, com atenção especial a este último grupo  no qual é nítido o seu aumento exponencial nos últimos anos. As buscas por empréstimos e financiamento alavancaram.  A maioria dos grupos que se interessam por franquias financeiras têm aumentado o seu número e a tendência é que continue aumentando. É um negócio lucrativo e autossustentável. O mercado de crédito encontra-se em franca expansão, afinal, dinheiro é extremamente improvável de não ser necessário. A franquia financeira, ao intermediar os serviços da instituição financeira para o cliente, acaba sendo uma grande oportunidade para maximizar lucros.

 

Quais cuidados devo ter ao cogitar em investir?

 

um homem e uma mulher em miniatura em cima de moedas espalhadas, pensando

Para investir em franquias financeiras, é necessário ter um cuidado maior com a reputação da empresa, pois o lucro será uma consequência da confiança dos clientes para com a empresa. Foto: Unsplash Pesquise incansavelmente sobre a franquia escolhida, observando também as possíveis reclamações envolvendo a marca em todos os canais possíveis. Observe a documentação e faça a sua leitura integralmente da Circular de Oferta de Franquia (COF), com bastante cuidado.  Também é válido realizar uma análise, avaliando a lucratividade e o tempo para obter. Não deixe de verificar os históricos. Mais do que em qualquer outro estilo de franquias, as financeiras precisam ter as finanças em dia, sem dívidas ou negociações pendentes.

 

Achou uma franquia financeira para chamar de sua?  Analise as informações disponíveis e vai com tudo!

Para atuar em uma franquia financeira, mesmo que não seja necessário, é interessante que o investidor tenha o mínimo de conhecimento em mercado financeiro, tenha um conhecimento razoável em administração de negócios e possua bons relacionamentos interpessoal como seus pontos fortes. Dê uma atenção redobrada para o suporte oferecido pela empresa, até porque, mesmo representando uma franquia financeira, uma única pessoa não conseguirá oferecer o suporte financeiro para todos os clientes que desejam crédito. Avaliar o sistema de suporte é imprescindível. 

Fora isso, para se jogar em uma jornada com uma franquia financeira é preciso ter coragem, força de vontade e muita energia. O possível franqueado precisará estar disposto a fazer networking para a prospecção de novos clientes e, sobretudo, que se identifique com os valores da empresa escolhida. 

Gostou da ideia e tem desejo de investir nesse setor? Recomendamos que, antes de qualquer decisão de compra, você tenha um vasto conhecimento no assunto e pesquise sobre o mercado.