Ilustração - Blog Franchise Store

Franquia de vistoria automotiva: como funciona e por onde começar

Franquia de vistoria automotiva: como funciona e por onde começar 

 Estradas com várias filas de carros

O Brasil ocupa o 8º lugar no ranking dos top 10 países com maiores vendas no mercado automotivo.

O Brasil ocupa o 8º lugar do ranking no top 10 países com maiores vendas no mercado automotivo.  Foto: Unsplash

A franquia de vistoria automotiva oferece serviços essenciais para quem utiliza carro, motocicleta, caminhão e outros tipos de veículos.

De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor automotivo, onde a franquia se encaixa, tem se destacado pelos seus números que apontam crescimento e altos faturamentos. 

No ano de 2022 temos quase 60 milhões de automóveis registrados no Brasil, segundo os dados do IBGE. Esses dados levantados só alcançam os veículos licenciados, isso significa que o número total deles é muito maior, já que inúmeros veículos transitam de forma irregular.

Todos os proprietários desses veículos vão precisar, em um determinado momento, dos serviços que uma franquia de vistoria automotiva oferece.

Mercado aquecido

O aquecimento do mercado de veículos usados acontece com a maior demanda de serviços mecânicos e um boom no número de motoristas de aplicativos, ambos fatores importantes para explicar o destaque desse mercado, e claro, a franquia de vistoria automotiva não fica de fora dessa. 

A área dos serviços automotivos presta serviços mecânicos, elétricos, de estética automotiva, borracharia, troca de óleo e lubrificantes, entre outros. Todos eles essenciais aos motoristas.

O principal trabalho de uma franquia de vistoria automotiva é analisar e atestar se a documentação está em dia, se as condições de circulação do automóvel são apropriadas para circulação, entre outros requisitos. 

Além disso, a vistoria automotiva é uma exigência da legislação de trânsito brasileira, embora seja obrigatória apenas para algumas situações específicas.

 Além desses eventos que exigem obrigatoriedade, como vender ou comprar um veículo (transferência), transferi-lo de município, mudar de categoria, existem outros momentos em que regularizar a documentação é muito importante.

O dia a dia de uma franquia de vistoria automotiva

Uma vistoria veicular tem como objetivo detectar possíveis problemas em um carro e compreender as suas condições de uso. 

Quando se trata sobre vistoria, considera-se todos os elementos que compõem um veículo: toda a sua parte física até a documentação, sendo uma avaliação detalhada e criteriosa.

Ela é indicada principalmente antes de comprar ou vender um automóvel, pois é um serviço que consiste na avaliação do veículo.

Ambiente com alguns carros sendo avaliados

Para quem tem afinidade com o assunto é um ótimo investimento. Conhecer o mercado de trabalho, nesse segmento, é essencial.

Para quem tem afinidade com o assunto é um ótimo investimento. Conhecer o mercado de trabalho, nesse segmento, é essencial. Foto: Unsplash

É importante conhecer o mercado automotivo e as necessidades locais, especialmente o local de instalação da unidade da franquia de vistoria automotiva, para compreender quais soluções podem ser oferecidas aos motoristas e de que forma a franquia pode suprir as necessidades dos clientes locais.

A vistoria analisa itens do sistema de sinalização, iluminação, elétrico, rodas e equipamentos obrigatórios, as condições mecânicas também são avaliadas. Os documentos do veículo também são checados. Dessa forma, é possível atestar, de forma ampla, o estado do veículo. 

Agora vamos conhecer os três segmentos onde uma franquia de vistoria automotiva geralmente atua:

Vistoria de Monitoramento

Ela funciona como uma medida de monitoramento para evitar irregularidades e também para descobrir se o seu automóvel está apto para circular.

O mais importante é garantir o bom estado de conservação do automóvel, um compromisso de segurança para aqueles que estão conduzindo, seus passageiros e também as pessoas que utilizam as vias públicas.

Através da realização da vistoria de monitoramento, pode-se descobrir o proprietário original do veículo e se as características originais dele foram alteradas. Se existir modificações, elas devem estar fiscalizadas para saber se estão regulares.

Também existem muitos itens a serem avaliados:

Certificado de Registro de Veículos (CRV); 

Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV);

Equipamentos obrigatórios, como retrovisores, cinto de segurança, limpador de pára-brisa, buzina, velocímetro e quebra sol;

Estado e modelo dos pneus;

Itens de segurança;

Sistema de iluminação;

Vistoria de Transferência

Esse tipo de vistoria é solicitado quando há intenção de transferir um veículo para outra pessoa ou endereço.

Ou também quando há alguma alteração nas características de fábrica do automóvel, para detectar adulteração, fraude e qualquer outra irregularidade. Ela é obrigatória para procedimentos do DETRAN.

Vistoria Cautelar ou de Procedência

É realizada de maneira particular para constatar a autenticidade das informações do carro. Verifica-se, então:

  • Placa do automóvel
  • Documentação
  • Estrutura geral do veículo 
  • Registro de roubo e furto

 

Uma mão escrevendo uma checklist em um papel

Esse tipo de vistoria é realizada para observar a estrutura e a originalidade dos componentes do veículo.

Esse tipo de vistoria é realizada para observar a estrutura e a originalidade dos componentes do veículo. Foto: Freepik

Também existem outros tipos de vistorias, como: vistoria prévia para seguros, vistoria para financiamento, vistoria de sinistros.

Vantagens de realizar uma vistoria automotiva

Os serviços ofertados por uma franquia de vistoria automotiva proporcionam muitas vantagens, entre elas:

Garantir tranquilidade ao condutor do automóvel de sua condição e regularidade;

Garantir a transparência em casos de compra de veículos;

Valorizar o carro na hora de vendê-lo;

Te ajuda a ter em mãos todos os dados para fechar um negócio;

Prevenir fraudes;

Evitar que o veículo esteja em desacordo com as normas do DETRAN;

Para garantir que a vistoria seja completa, contar com serviços realizados por profissionais especializados é o melhor caminho.

Conheça a franquia de vistoria automotiva ideal para você

Com o ramo de semi-novos em alta no Brasil, a Procemax age como um facilitador no momento de compra e venda de veículos, agregando valor e transparência nas negociações. 

A Procemax é referência em vistorias automotivas, com 15 anos de mercado, presente em 24 cidades e hoje com mais de 1,5 milhões de laudos emitidos. 

Com plataforma própria e totalmente planejada para as necessidades do mercado, somos a única franquia do mercado a emitir o laudo de vistoria em 25 minutos, agilizando as transações e com isso gerando mais vendas. 

O franqueado da Procemax tem treinamento recorrente, consultoria contábil, jurídica e de RH, sistema próprio de gestão e todo o suporte que um franqueado precisa.