Ilustração - Blog Franchise Store

Vale a pena investir numa franquia de supermercado?

Quando tudo parou no auge da pandemia, os supermercados mantiveram as portas abertas e foi um dos setores do comércio que mais cresceu nesse período de crise. 

Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostram que durante a pandemia os supermercados foram responsáveis por 7,5% do PIB nacional em 2020. 

Isso traz expectativas e boas oportunidades para o segmento de franquias de supermercado. O setor gera cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos para o setor.

Com o novo cenário de incertezas, o perfil do consumidor mudou, deixou de sair, comprar menos roupas e até o delivery diminuiu, mas quando se pensa em corte de despesas, cortar a conta do supermercado é uma das últimas opções. O brasileiro pode até comprar menos, mas não deixa de se alimentar.

E é nesse cenário que as franquias de supermercado se tornaram um negócio promissor para quem pensa em investir de forma segura.

Segundo o ranking Ibevar, único do varejo brasileiro para entender o comportamento do consumidor dentro do varejo. Alcança 17 segmentos entre bens e serviços.

Os supermercados, hipermercados e atacados superaram R$214 bilhões em faturamento no ano de 2020, sendo responsáveis por 56,5% do montante arrecadados no setor de varejo no Brasil.

Estes números, mesmo não sendo especificamente de franquias, são do setor de supermercados e isso anima o investidor que pensa em ter uma franquia de supermercado.

Se você ainda tem dúvidas se a franquia de supermercados é ou não uma boa opção para você, tire suas dúvidas neste artigo.

Como funciona uma franquia de supermercados?

Ter uma franquia de supermercado envolve muita dedicação do franqueado. Mesmo com todo apoio da franqueadora, “o olho do dono é que engorda o gado” como dizem. 4

Mas acredite, abrir uma franquia de supermercado é uma opção mais rápida e segura do que começar um supermercado do zero. 

Com o apoio da franqueadora o franqueado se sente mais seguro em seguir com processos padronizados, gestão e estoque e o investimento em uma marca que já está estabelecida e conhecida no mercado.

O investidor deve estar atento à lei das franquias na hora de abrir uma franquia de supermercado. 

É importante analisar informações relevantes como o capital inicial para investir no negócio, custos envolvidos como taxa de franquia, por exemplo, e o quanto a franqueadora está disposta a dar de autonomia para o franqueado e qual percentual do lucro será direcionado ao dono da franquia para entender se a franquia é lucrativa ou não.

Perfil de quem quer investir em uma franquia de supermercado

Mulher no caixa atendendo família

Atendimento de excelência é fundamental para uma boa gestão de franquia de supermercado. Foto: FreePik

 

A primeira coisa é pensar se o perfil do investidor está alinhado à franquia de supermercado.  

Quem está disposto em abrir uma franquia tem que saber que terá obrigações e seguir normas e processos padronizados. Como o investidor se sente em relação a isso? É um ponto importante para analisar. 

Por isso é importante pesquisar o mercado, se a filosofia da franquia de supermercado na qual quer investir tem a sua cara e conversar com outros franqueados.

Capital para iniciar o negócio 

Como está a saúde financeira do investidor? Isso vai te ajudar na hora da escolha do modelo de uma franquia de supermercado.  

Pense quanto tem para investir e também para manter a operação do negócio até que a franquia comece a dar retorno. 

Dedicação e relacionamento com o público

Habilidades de gestão de pessoas, gestão de estoque e boas noções de marketing vão te ajudar nesta jornada.

Gostar de trabalhar com o público, saber ouvir o cliente e colaboradores sempre prezando por um bom atendimento e oferecer a melhor experiência do cliente em seu supermercado fará toda diferença na franquia do seu supermercado.

Prepare-se para trabalhar bastante, inclusive finais de semana. Lembre-se que os supermercados funcionam diariamente, incluindo alguns feriados e épocas festivas.

Dica: entenda mais sobre o papel do franqueado e do franqueador.

Na prática, o que é preciso para abrir uma franquia de supermercado?

Corredores de supermercado organizados

O mercado de franquias de cosméticos oferece variados formatos e oportunidades para todos os bolsos. Foto: FreePik

 

Ter um plano de negócios prático e alinhado à política da franquia escolhida te ajudará neste processo inicial. Tire todas as suas dúvidas com a franqueadora sempre! 

Fornecedores

Para uma franquia de supermercado rodar a todo vapor é preciso ter bons fornecedores e uma boa gestão de estoque. A franqueadora geralmente indica os melhores parceiros, com as melhores negociações.

Marketing

Pense também no layout da sua loja e quem é o seu público. Isso é fundamental quando falamos de franquia de supermercado. A disposição incorreta dos produtos nas prateleiras pode trazer prejuízos, assim como outros pontos da loja mal sinalizados para o consumidor. 

Monte a persona do seu cliente, assim você terá uma estrutura visual que tenha a cara do consumidor. 

Quando falamos em layout, sempre temos que pensar em como os produtos serão apresentados nas prateleiras e gôndolas pela loja; se são por marcas, preços, colocar produtos relacionados, etc.

Quando o cliente entra em seu supermercado o que ele vê ? Seu cliente precisa encontrar o que precisa e ver sempre novidades e boas opções de compra principalmente devido ao cenário econômico onde a regra é economizar.

Investir no marketing da sua franquia de supermercado é fundamental. Pense na divulgação local como carros de som, outdoors, encartes, mas não esqueça também da divulgação on-line e se seu supermercado irá oferecer o serviço de delivery.

Opções de franquias de supermercado

Grupo Pão de Açúcar

Conhecida nacionalmente, a tradição e qualidade faz com que o investidor pense em investir. 

Na rede existem diversas modalidades  de marcas: Extra, Mini-mercado ( fez parceria com mercados pequenos montando a rede CompreBem), Assaí, entre outros.

Taxa de franquia: o grupo promete uma taxa de franquia de 20% a menos que as outras franquias do setor e uma grande diversidade de modelos  para o investidor.

Mais informações: https://www.gpabr.com/pt/negocios-e-marcas/marcas/pao-acucar/

 

Rede Economia

Com diversas unidades espalhadas pelo Brasil, a rede atrai investidores que procuram franquias de supermercado mais populares.

Mais informações: https://www.redeconomia.com.br/sobre/

Confira no nosso site mais novidades sobre o mercado de franquias.