Mesmo com as adversidades impostas pela crise durante a pandemia, os tutores não deixaram a dedicação e cuidado aos pets de lado, fato que demonstra a essencialidade do setor.
Se você possui o desejo de empreender e tem um apurado sentimento de cuidado por animais domésticos, já são dois bons indicadores para você investir em uma franquia de pet shop, um empreendimento com grandes chances de ser bastante lucrativo. As atividades relacionadas aos cuidados com os pets vêm se tornando cada vez mais relevante no cenário econômico, com um mercado que apresenta constante crescimento há décadas, devido a um maior nível de profissionalização e inovação de excelência. A potência do mercado brasileiro com atividades de cuidados com os pets é traduzida em números: ele é o 3º lugar em população de animais domésticos e o ocupa o 7º lugar em faturamento em todo o mundo.
O Brasil é o terceiro maior país em população total de animais de estimação, isso significa que são 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais. Totalizando 139,3 milhões de pets, número que demonstra a potência da franquia de pet shop dentro da economia brasileira.
Nos lares brasileiros, estima-se que o número de pets tenha aumentado cerca de 30% durante o período de isolamento social, segundo uma pesquisa realizada pela radar pet. Este é mais um indicador para projeção de maiores faturamentos e o aquecimento do mercado.
O mercado pet
O levantamento realizado pela Radar Pet também tornou perceptível o aumento na frequência das visitas ao veterinário, desde consultas de prevenção até a aplicação de vacinas.
A digitalização também invadiu o mercado dos pets, desde compra de medicamentos e acessórios pela internet, até a realização de consultas veterinárias à distância. Na percepção dos médicos veterinários, também foi observada a necessidade de criar uma presença digital nas redes sociais e expandir o alcance da comunicação com os clientes por esses meios.
Esses hábitos foram incorporados durante a pandemia e estão se consolidando, principalmente pelos “pais e mães de pet” de primeira viagem. Por conta do amor e cuidado com os seus animais de estimação, os clientes de uma franquia de pet shop são bastante exigentes e têm se tornado cada vez mais cautelosos na busca de melhores produtos e serviços para seus pets.
Estude como a franquia de pet shop funciona
Para investir em uma franquia de pet shop o amor pelos animais não é tudo: é necessário lidar com gestão de pessoas, de produtos, de pessoas, dos serviços, além de compreender as noções básicas da área administrativa e financeira, entre outras coisas. Além disso, o franqueado deverá ficar atento ao plano de negócios da franquia de pet shop que deseja investir. O plano deve ser seguido à risca, de acordo com o consultor. Uma necessidade quando se trata de uma franquia de pet shop é cumprir todas as regras de vigilância sanitária e outras regras que possam impactar no negócio como, por exemplo, a lei de zoneamento do município. Dependendo do serviço prestado ou produto vendido, pode haver algumas restrições locais também. Antes de investir no ramo, é válido verificar todos esses pontos citados.
A rotina de uma franquia de pet shop
Gostar de animais não é tudo quando se trata de abrir uma franquia de pet shop. Para executar o negócio no dia a dia, o empreendedor vai ter que lidar com a rotina da unidade, relacionamento com funcionários e clientes e aprender a escolher os melhores profissionais para o atendimento dos pets. A pandemia aproximou ainda mais os pets de seus tutores, estes, por sua vez, aumentaram sua preocupação nas buscas por serviços veterinários e produtos rotineiros. O foco em muitos estabelecimentos é a comercialização de produtos, tais como: coleiras, roupas, rações, camas, casinhas, shampoos, remédios, vitaminas, vacinas, etc, bem como, a prestação de serviços como: banho, tosa, hospedagem, consultório veterinária, passeios, dentre outros.
A franquia de pet shop é um espaço que oferece alguns serviços e deve ter uma estrutura básica de infraestrutura do ambiente para as diversas condições de atendimento.
O nível de conhecimento do proprietário de uma franquia de pet shop e sua equipe pode fazer a diferença na conquista e fidelização dos seus clientes, além da qualidade, variedade e preço. Ao apostar no modelo de negócios das franquias, o franqueado contará com todo know-how e acompanhamento em todas as etapas do negócio.
Suporte em todas as etapas do negócio
Os detalhes do dia a dia de uma franquia de pet shop são inúmeros: são muitos produtos para acompanhar e garantir que não faltarão no estoque, e serviços que devem ser entregues com a melhor qualidade possível. São atividades delicadas que demandam muita atenção. No caso da franquia de pet shop, o franqueado sempre será acompanhado de perto pelo franqueador para que a unidade tenha todas as necessidades supridas. O suporte oferecido é uma grande vantagem para quem está iniciando como empreendedor.
Sem necessidade de experiência prévia
Mesmo para quem nunca se imaginou trabalhando com animais, uma franquia de pet shop oferece toda infraestrutura e conhecimento necessário para fazer com que o franqueado se qualifique e se torne um chefe de uma unidade de sucesso.
Não existe a necessidade do franqueado ser veterinário, mas é preciso estar ciente de que para o funcionamento da franquia serão ofertados serviços de saúde e será necessário ter um profissional qualificado para realizar o atendimento, e isso implica em encontrar e contratar os melhores profissionais para trabalhar na unidade.
Uma franquia de pet shop tem um grande dever que é cuidar dos animais domésticos que em muitas famílias são considerados como membros da família.
Trabalhar no mercado pet é desafiador e requer muito cuidado, mas é um ramo promissor e certamente compensador.