Ilustração - Blog Franchise Store

Franquia de padaria é opção de investimento no mercado de alimentação

A franquia de padaria é um tipo de empreendimento que dá certo em qualquer lugar. Ninguém resiste a um bom pãozinho e esse alimento está presente no café da manhã da maioria dos brasileiros.

Mas nem só de pão vive a franquia de padaria. Na verdade, essa opção de investimento é muito versátil e pode atender diversos tipos de público – não só aqueles que buscam um ótimo café da manhã.

Almoço, lanches, sopas especiais, bolos de confeitaria, entre outros itens podem compor o cardápio da franquia de padaria, até mesmo legumes, frutas e verduras, opção que ajudou muitas franquias do segmento a continuarem faturando mesmo durante a crise.

Inclusive, para quem está pensando se esse é um bom momento para investir no franchising vale lembrar que a franquia de padaria se enquadra como serviço essencial, ou seja, pode continuar funcionando mesmo nas fases mais restritivas da pandemia.

Outro diferencial desse tipo de negócio é a possibilidade de atuar na modalidade delivery, reduzindo os custos da operação e atendendo uma demanda que ganha cada vez mais espaço no mercado: receber o café da manhã em casa logo cedo!

Como funciona a rotina da franquia de padaria

Pessoa amassando massa de pão

A franquia de padaria desponta no segmento de Alimentação como uma ótima oportunidade de negócio por ser considerada serviço essencial e oferecer produtos de primeira necessidade ao consumidor. Foto: Unsplash

 

“Mas eu não sei fazer pão, e agora?” Se essa for sua dúvida, fique calmo!

Saber fazer pão ou ter qualquer outro tipo de conhecimento na cozinha não é uma obrigatoriedade para investir na franquia de padaria. E isso também vale para qualquer investimento no franchising: ter experiência no segmento escolhido é apenas um detalhe já que a franqueadora acompanha o franqueado durante todas as etapas do negócio.

Isso significa que quem compra uma franquia de padaria tem ajuda na escolha no melhor ponto comercial para o negócio, além de treinamento e suporte durante toda a operação. Para saber mais sobre as responsabilidades da franqueadora clique aqui.

Com experiência ou não, o fator mais importante para ter sucesso em qualquer empreendimento é saber fazer a gestão correta do negócio. É claro que a franqueadora também auxilia nesse processo, mas é o franqueado quem acompanha de perto a rotina da franquia de padaria, conhecendo seus pontos fortes e fraquezas no dia a dia.

Nesse sentido, o principal trabalho de quem investe na franquia de padaria está na administração do negócio. Já que estamos falando do segmento de Alimentação, alguns cuidados são necessários, confira:

Atenção para a qualidade dos alimentos

Estar atento para a qualidade e o prazo de validade dos alimentos deve estar em primeiro lugar na lista de prioridades da franquia de padaria.

Farinha, açúcar, café, leite, frutas e qualquer outro tipo de alimento (mesmo que industrializado) deve estar no radar de todos que trabalham diretamente com esses itens.

Além disso, a compra desses mantimentos deve estar sempre em dia para não correr o risco de faltar alguma coisa e prejudicar o atendimento. Nesse caso, é importante ter um relacionamento sólido e de confiança com os fornecedores para que tudo saia conforme o planejado.

Funcionários uniformizados

É importante que todos os funcionários estejam devidamente uniformizados e utilizando os acessórios necessários em estabelecimentos de alimentação, como touca nos cabelos e sapato especial para a cozinha.

Além disso, já que estamos falando de franquia de padaria, o uniforme deve ser o padrão estipulado pela marca. Lembre-se disso!

Limpeza sempre em dia

Outro ponto que não deve ser negligenciado na franquia de padaria é a limpeza da unidade, tanto na área de atendimento aos clientes quanto no interior da cozinha, depósitos, banheiros, administração, etc.

Não se trata apenas de uma questão estética, mas do cumprimento da lei conforme determinação da Vigilância Sanitária. Por isso, antes de comprar sua franquia de padaria fique por dentro de todas as especificações de higiene para ter um negócio como esse.

Ficou interessado pela franquia de padaria? Dá uma olhada na lista que separamos com 9 opções de marcas para investir no franchising!

9 franquias para conhecer e investir

Produtos expostos em padaria com pessoas ao fundo

Mesmo sem ter experiência no mercado de alimentação é preciso ter em mente que alguns cuidados devem ser tomados, como atenção constante com a limpeza da unidade e acompanhamento do prazo de validade dos alimentos. Foto: Unsplash

 

Café Cultura 

Investimento inicial: a partir de R$243.030 

 

Café do Feirante

Investimento inicial: a partir de R$290 mil

 

Café do Ponto 

Investimento inicial: a partir de R$230 mil 

 

Casa Bauducco 

Investimento inicial: a partir de R$523 mil 

Retorno do investimento: de 24 a 40 meses 

 

Casa Pilão 

Investimento inicial: a partir de R$230 mil 

 

Inverno D’Italia

Investimento inicial: a partir de R$74 mil

Faturamento médio: R$40 mil

Previsão de retorno: 12 meses

 

Sagrado Boulangerie 

Investimento inicial: a partir de R$314 mil 

Taxa de franquia: R$35 mil 

Faturamento médio: a partir de R$100 mil

 

Sofá Café 

Investimento inicial: a partir de R$230 mil 

 

Sterna Café

Investimento inicial: a partir de R$86.750 

 

Clique aqui para ficar por dentro das últimas novidades do mercado de franquias.