Inserida no segmento de Alimentação, a franquia de doce á uma ótima opção para quem quer trabalhar com confeitaria.
O segmento faturou R$9.091 bilhões ao longo do 2º trimestre deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Estamos falando do principal pilar do mercado de franquias brasileiro!
Mesmo sem experiência na área, empreendedores encontraram na franquia de doce um modelo de negócio simples e de fácil administração.
Através do suporte e treinamento oferecido pela franqueadora, a rotina da unidade passa a ser mais simples e com grandes chances de sucesso, algo bem diferente do que começar a própria empresa do zero e “no escuro”.
A seguir, conheça as principais características da franquia de doce e 20 marcas para colocar no seu radar antes de realizar investimentos na área. Confira!
Uma das principais dúvidas de quem decide empreender em franquia de doce é saber se existe a obrigatoriedade de ter experiência na área.
Assim como na maioria dos investimentos no franchising, o franqueado não precisa ser especialista ou ter qualquer tipo de experiência no segmento em que vai atuar.
No caso da franquia de doce, por exemplo, o empreendedor não precisa ser confeiteiro para ter sucesso com a operação.
É verdade que ter algum tipo de familiaridade com o segmento pode fazer a diferença frente à concorrência, mas esse não é o único fator capaz de garantir bons resultados para a unidade.
Para empreendedores de primeira viagem ou que vieram de uma área completamente diferente, não há com o que se preocupar: a franqueadora é responsável por oferecer treinamento e suporte constante a todos os franqueados da rede.
Assim, mesmo aqueles que nunca trabalharam com o segmento de Alimentação antes são capacitados para liderar um negócio bem sucedido.
Nunca trabalhou com doce e não sabe nem fazer um brigadeiro? Não se preocupe! Com o treinamento oferecido pela franqueadora é possível estar à frente de uma franquia de doce bem sucedida. Foto: Unsplash
Existe uma ideia – nem um pouco verdadeira – de que empreender no mercado de franquias é a mesma coisa que dar ordens o dia inteiro e acompanhar o negócio a distância. E isso não poderia estar mais longe da realidade.
Assim como em outros segmentos, a franquia de doce exige que o franqueado coloque a mão na massa, às vezes literalmente.
Brincadeiras à parte, o franqueado não será um mero espectador da rotina da empresa, mas uma peça fundamental para o sucesso dos negócios.
A rotina da franquia de doces envolve:
– Conhecimentos de gestão: mesmo sem experiência, o franqueado será o responsável pela administração da unidade;
– Coordenar funcionários: no segmento de alimentação, até modelos de negócio mais enxutos dependem de uma equipe para funcionar;
– Relacionamento com clientes: o atendimento é um ponto fundamental na rotina da franquia de doce;
– Atenção com a cozinha: já que estamos falando do segmento de alimentação, é preciso ter cuidado redobrado com a qualidade e validade dos alimentos, limpeza do ponto comercial, entre outros cuidados de higiene.
Pois é, até mesmo a franquia de doce pode contar com serviços de entrega.
Inclusive, algumas modalidades do franchising trabalham apenas com esse tipo de serviço.
Sem atender clientes presencialmente e com um espaço físico menor, o investimento na franquia de doce pode ser mais econômico e focado nos principais serviços da empresa: qualidade do produto e eficiência da entrega.
Como falamos anteriormente, a presença da franqueadora contribui para que o empreendedor tenha mais facilidade na administração da franquia de doce.
Além de nunca estar sozinho ao longo da operação, o franqueado consegue focar em aspectos específicos da gestão da própria unidade, aumentando as chances de sucesso da gestão.
A franquia de doce atende um cliente específico em busca de um tipo de produto: doce.
Em algumas franquias, o mix de produtos é mais reduzido, o que facilita o controle do estoque e cozinha, evitando o desperdício e o gasto em excesso.
Para muitas pessoas, comer doce é algo prazeroso e que deve ser muito bem aproveitado.
A franquia de doce também pode ser um ponto de encontro e de celebração – se o espaço permitir.
Mais do que entregar um produto, o empreendedor tem a possibilidade de contribuir para uma experiência positiva na vida do cliente.
Algumas datas comemorativas têm tudo a ver com doce, especialmente o chocolate, caso da Páscoa, por exemplo.
Isso torna a franquia de doce um ponto de parada obrigatório para quem quer presentear alguém querido!
Agora que você já conhece as principais características da franquia de doce, conheça a seguir algumas marcas para se inspirar antes de comprar sua unidade. Confira!
O segmento de Alimentação é um dos mais completos do mercado de franquias. Com R$9.091 bilhões de faturamento ao longo do 2º trimestre, a categoria é sinônimo de lucratividade. Foto: Unsplash
Amor Aos Pedaços
Investimento inicial: a partir de R$170 mil
Faturamento médio mensal: R$80 mil
Retorno do investimento de 30 a 36 meses
Bendito Cookies e Brownies
Investimento inicial: a partir de R$150 mil
Bolo da Madre
Investimento inicial: a partir de R$205 mil
Retorno do investimento: de 24 a 30 meses
Bolos do Cerrado
Investimento inicial: a partir de R$200 mil
Investimento inicial: a partir de R$84 mil
Retorno do investimento: de 18 a 24 meses
Investimento inicial: a partir de R$275 mil
Retorno do investimento: de 24 a 36 meses
Casa Bauducco
Investimento inicial: a partir de R$523 mil
Retorno do investimento: de 24 a 40 meses
Casa de Bolos
Investimento inicial: a partir de R$99 mil
Faturamento médio: de R$25 mil a R$60 mil
Retorno do investimento: de 18 a 24 meses
Chocolateria Brasileira
Investimento inicial: a partir de R$215 mil
Chocolates Brasil Cacau
Investimento inicial: a partir de R$170 mil
Cookie Stories
Investimento inicial: a partir de R$190 mil
Croasonho
Investimento inicial: a partir de R$255 mil
Faturamento médio: R$90 mil
Retorno do investimento: de 18 a 36 meses
Dóffee Donuts & Coffee
Investimento inicial: a partir de R$270 mil
Fábrica de Bolo Vó Alzira
Investimento inicial: a partir de R$75 mil
Faturamento médio: R$40 mil
Retorno do investimento: de 20 a 24 meses
Fábrica Di Chocolate
Investimento inicial: a partir de R$196 mil
Kopenhagen
Investimento inicial: a partir de R$295 mil
Le Petit Macarons
Investimento inicial: a partir de R$25 mil
My Cookies
Investimento inicial: a partir de R$96 mil
Sodiê Doces
Investimento inicial: a partir de R$260 mil
The Waffle King
Investimento inicial: a partir de R$140 mil
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