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Conheça 4 marcas de franquia de cosméticos para começar seu próprio negócio

Você sabia que o Brasil é um dos países que tem uma das populações mais vaidosas do planeta? Por isso apostar em franquia de cosméticos é uma opção interessante para quem quer investir no setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar – um dos mais promissores do franchising. 

De acordo com dados da  Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que o país ocupa o 4º lugar no ranking mundial da cosmética e, mesmo com a pandemia, teve um crescimento de 2,2%. 

O aumento do esquema de cobertura vacinal da população anima investidores que pensam em ingressar no setor de franquias de cosméticos.

Por que é tão vantajoso investir nesse setor?

Segundo a ABIHPEC, o perfil do consumidor brasileiro que consome produtos cosméticos vem crescendo. Só para se ter uma ideia, entre 2019 e 2020, o aumento foi de 7% no setor. Além disso, a região sudeste do país é a que mais consome produtos seguidos da região sul. 

O segmento gera cerca de 5,6 milhões de oportunidades de trabalho entre indústria, franquia, consultoria de venda direta e salões de beleza. 

Investir em uma franquia de cosméticos pode ser algo rentável e seguro. Mesmo com a crise econômica, o setor se manteve em crescimento e continuou resistindo mesmo com o cenário da pandemia.

Para quem planeja começar seu próprio negócio ou fazer um complemento de renda, o mercado de franquias de cosméticos é a melhor opção. 

Um dos maiores benefícios de investir numa franquia  é o suporte oferecido pela franqueadora e todo o know-how para que o franqueado possa investir em uma franquia com segurança, além do baixo custo operacional se comparado a outros tipos de franquias. 

Outro fator relevante é que o setor de saúde, bem-estar e beleza teve um faturamento de   R$9,6 bilhões e crescimento: 11,8% ( dados de novembro de 2021) durante a pandemia.

Os consumidores estão mais preocupados com a saúde e bem-estar e, consequentemente, com a beleza.

Por onde começar para ter uma franquia de cosméticos?

Mulher passando batom rosa na boca

Ter afinidade com o mercado de cosméticos facilita a gestão de uma franquia. Gostar de lidar com o público e estar antenado com as novidades também. Foto: FreePik

 

Primeiro ponto é analisar o perfil do investidor. Quem deseja tocar uma franquia de cosméticos tem que ter a identificação com o tipo de negócio. 

Ter preocupação com a saúde, beleza e bem-estar fazem diferença na gestão de uma franquia de cosméticos. Quanto mais o investidor entende e gosta do que faz , melhores serão os resultados.

Algumas dicas para te ajudar na escolha da franquia: 

  • Pesquise detalhadamente como está o setor, quais são as oportunidades e quais se alinham com seu perfil e o quanto está disposto a investir;

  • Pesquise os tipos de franquias de cosméticos existentes no mercado e busque entender como funciona, quais são os investimentos necessários, direitos e obrigações do franqueado e da franqueadora;

  • Analise o COF (Circular de Oferta de Franquia)  que é um documento desenvolvido pelo franqueador que apresenta todas as condições gerais do negócio, aspectos legais, deveres e obrigações e responsabilidades das partes;

  • Faça um bom plano de negócios e monte a persona para direcionar as ações de divulgação e marketing. Assim você descobrirá quem é o seu cliente e a melhor forma de se comunicar com ele;

  • Veja se o tipo de franquia de cosméticos  escolhida se alinha com a estratégia de vendas e gestão do investidor, ou seja, o seu perfil;

  • Busque no mercado mais informações relevantes sobre qual a filosofia da franquia de cosméticos escolhida, como ela está posicionada no mercado e qual sua reputação.

4 marcas de franquia de cosméticos para investir

Mulher experimentando cosméticos em quiosque

O mercado de franquias de cosméticos oferece variados formatos e oportunidades para todos os bolsos. Foto: FreePik

 

Agora que você já viu que o setor de franquia de cosméticos está em alta e é uma boa oportunidade segura e de baixo custo operacional, vamos te dar 4 marcas que podem se encaixar com seu perfil investidor.

Provanza 

Esta franquia de cosméticos une alta tecnologia com os conhecimentos milenares da arte dos chás. A Provanza oferece produtos para cuidados para casa, para o corpo e cabelo, perfumes e maquiagens, além de produtos para o público masculino como colônias, cremes corporais, sabonetes e cuidados com a barba e cabelo. 

Investimento mínimo: R$95 mil (incluindo taxa de franquia e capital de giro)

Faturamento médio: 14% a 18% do valor investido 

Prazo de retorno: 24 meses

 

*Valores estipulados para a modalidade quiosque.

 

The Body Shop

Fundada em 1976 pela inglesa Anita Roddick, a empresa tem o foco em produtos 100% veganos. A marca quer comunicar a sustentabilidade e questões ambientais através de produtos que não agridem o meio ambiente, a pele do consumidor e  são sustentáveis. 

Investimento mínimo: R$135 mil
Faturamento médio: a partir de R$ 78 mil
Prazo de retorno: 36 meses
Taxa de franquia: R$ 20 mil

 

Maybelline

Tradição e reconhecimento mundial fazem a Maybelline ser reconhecida como a marca nº1 em maquiagem no mundo e presente em 90 países com diversos pontos de venda.

Investimento mínimo: R$180 mil
Faturamento médio: a partir de R$ 60 mil
Prazo de retorno: 318 meses

 

Boticário

Uma marca que tem tradição no Brasil com mais de 30 anos de atuação. Uma das maiores marcas de franquias do Brasil, com mais de 3.700 unidades e 900 franqueados por todo Brasil.

Investimento mínimo: R$510 mil
Faturamento bruto médio: a partir de R$ 70 mil
Prazo de retorno: 18 a 36 meses

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