Os números coletados pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) revelam que o Brasil mantém a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. Com relação à produção de café, o Brasil está no topo no ranking mundial há mais de um século. Aproximadamente 40% de toda produção mundial vem do Brasil. Os principais estados produtores são Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Paixão Nacional
Café expresso (opção mais pura e forte), café com leite, cappuccino (café, leite, noz moscada, canela), macchiato (espresso com creme de leite) e café latte (versão mais encorpada do cappuccino). todas essas opções fazem parte do dia a dia de milhares de brasileiros. Os números não negam que o café é uma paixão dos brasileiros. Esse é um bom indicador para investir em um negócio que envolve a bebida – como uma franquia de cafeteria.
Franquia de cafeteria: um ramo em ascensão
Um mercado segmentado e em ascensão
O café é uma bebida querida pelos brasileiros, o seu consumo cresce continuamente e empreendedores de todas as regiões enxergam na franquia de cafeteria um bom negócio.
O número de unidades está aumentando, assim como as inovações no ramo e também a competitividade. Existem franquias que apostam em um cardápio exclusivo, onde a bebida principal combina com lanches saborosos, outras franquias apostam na estética dos produtos. Também existem as redes que investem em cafés diferenciados para conquistar clientes com o paladar mais apurado.
É um ramo com infinitas possibilidades, não é apenas sobre servir café. Apesar de nada cair tão bem quanto um cafézinho, saiba que o mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores estão cada vez mais exigentes.
Inovação faz parte
Investir em outros produtos alimentícios e apresentar um cardápio variado pode ser uma ótima estratégia para alavancar as vendas e alcançar um número maior de clientes. Ao inovar é necessário ter que se atualizar em determinados conhecimentos específicos, como a sazonalidade de produtos que serão matéria-prima para o negócio. Obviamente a franqueadora ficará encarregada de garantir ao franqueado noções de gestão e know how para administrar a própria unidade. Contudo, será necessário que o empreendedor tenha interesse em se capacitar continuamente para ter uma unidade bem-sucedida. O seu empenho como franqueado vai influenciar bastante o sucesso do seu negócio, assim como o comprometimento de todos os outros envolvidos na rotina da unidade.
Um ponto de encontro para diversas ocasiões

Uma franquia de cafeteria é facilmente adaptável tanto para momentos prazerosos e de descanso quanto para necessidades específicas, como para estudos ou até mesmo reuniões de trabalho Uma das vantagens de uma franquia de cafeteria é que o ponto comercial pode ser mais flexível, dando mais liberdade e proporcionando mais facilidade ao empreendedor na hora de escolher. Sendo assim, a franquia de cafeteria acaba por ser um ótimo ponto de encontro para se reunir em qualquer momento do dia, em quase todas as ocasiões.
Dedicação presencial é exigida
A franquia de cafeteria, por fazer parte do ramo de alimentação, exige dedicação redobrada, pois se trata de um modelo onde a presença do dono da unidade é mais exigida para que as operações funcionem de forma adequada. Ao avaliar o investimento em uma franquia de cafeteria saiba que os relacionamentos são importantes nesse ramo. E não apenas com os clientes, mas também com os funcionários e fornecedores. As franquias que fazem parte de operações no segmento de alimentação dependem da participação de outras pessoas para funcionar plenamente. Por isso, é fundamental que o franqueado desenvolva habilidades de comunicação e empatia para transmitir seus conhecimentos e também maturidade para entender que outras pessoas também dependem do sucesso do negócio e, consequentemente, de suas habilidades como líder.

O dia a dia em uma franquia de cafeteria exige agilidade, organização e muita dedicação. Por ser um nicho altamente promissor, pode ser muito tentador investir em uma franquia de cafeteria. Mas antes de se jogar, avalie o tipo de perfil empreendedor ideal para a franquia e todas as características específicas do funcionamento dela para fechar um bom negócio. A franquia de cafeteria faz parte do segmento de alimentação, ou seja, ao se tornar um franqueado o controle com o estoque, cuidados com higiene, atendimento ao cliente e outras questões se tornarão parte da sua rotina. Também será necessário manter relações com colaboradores, fornecedores e funcionários. Qualidade no atendimento e conforto são pilares do sucesso e antes de investir em uma franquia de cafeteria, é preciso ter isso em mente. Se você acha que é pra você, vá em frente!
Conheça algumas opções quentinhas para começar a investir
Sagrado Boulangerie
A marca Sagrado Boulangerie nasceu em 2015 e desde então, busca o desenvolvimento de produtos com alto valor nutricional, de excelente qualidade e também pães assados na hora. O portfólio da empresa conta com mais cem produtos como doces, pães, cafés, tortas, geleias, entre outros. Atualmente, a rede tem 19 lojas, operando nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. A expectativa para 2022 é abrir 36 novas lojas no total.
Investimento mínimo: R$ 240.000
Inverno D’Italia
A Inverno D’ Italia é uma franquia de cafeteria renomada no setor, presente no ramo de fabricação de produtos para cafeterias há mais de 20 anos. Atualmente a empresa fabrica 100% dos cafés, cappuccinos, doces e salgados servidos em suas unidades. Em todo o processo é empregado muita qualidade e tecnologia.
Investimento mínimo: R$ 74.000
MyCookies
Além dos cookies artesanais, mega recheados e gostosos, que são o carro-chefe, a rede MyCookies conta com frapês exclusivos, cappuccinos, chocolates quentes e cafés (espresso, carioca, latte, macchiato, mochaccino).
Investimento mínimo: R$ 100.000